NACIONAL

MME recebe representantes do Congresso dos EUA para discutir cooperação em minerais críticos e estratégicos

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (26/5), representantes do Congresso dos Estados Unidos para a realização do evento “Brazil Program – Inter-American Dialogue”. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo bilateral e ampliar as oportunidades de cooperação entre os dois países em temas estratégicos relacionados ao setor mineral e à transição energética.

A visita da comitiva norte-americana abordou questões econômicas e geopolíticas ligadas aos minerais críticos e estratégicos, com foco no aprofundamento do conhecimento sobre o funcionamento das instituições brasileiras e na identificação de oportunidades de cooperação bilateral em cadeias produtivas consideradas essenciais para a segurança energética e o desenvolvimento tecnológico.

Durante o encontro, a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt, destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos e da construção de parcerias internacionais voltadas ao fortalecimento do setor mineral brasileiro.

“O fortalecimento do diálogo bilateral é essencial para ampliar oportunidades de cooperação, atrair investimentos e consolidar o Brasil como um fornecedor estratégico de minerais essenciais para a transição energética”, afirmou.

Leia Também:  Setor elétrico avança em equilíbrio tarifário com economia de R$ 540 milhões

A iniciativa reforça o interesse do Brasil em ampliar a cooperação internacional e fomentar parcerias de longo prazo, fortalecendo o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos em cadeias minerais estratégicas, fundamentais para a segurança energética, o desenvolvimento tecnológico e a transição para uma economia de baixo carbono.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

Fies 2026: consulta de vagas para 2° semestre está disponível

Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 75,5 mil vagas em 1.274 instituições privadas de ensino superior, distribuídas entre 28.741 cursos e turnos. As inscrições ficam abertas até sexta-feira, 17 de julho, e os interessados em participar podem consultar as oportunidades no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, filtrando por curso, instituição e local de oferta (estado e município).  

As vagas ofertadas no primeiro semestre deste ano, e que ainda não ocupadas, foram somadas às novas vagas previstas para esta edição. Assim, as oportunidades foram ampliadas para que sejam ocupadas ao máximo, até o limite da oferta autorizada para o ano todo, que é de mais de 112 mil vagas.  

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado de ao menos uma das edições do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) desde 2010, tenha obtido uma média superior ou igual a 450 pontos e não tenha zerado a redação.  

Confira a distribuição das vagas por unidade da Federação (UF): 

  

UF  

Vagas  

Acre  

255  

Alagoas  

1.311  

Amapá  

393  

Amazonas  

2.308  

Bahia  

9.244  

Ceará  

5.479  

Distrito Federal  

1.221  

Espírito Santo  

1.306  

Goiás  

1.849  

Maranhão  

3.076  

Mato Grosso  

1.210  

Mato Grosso do Sul  

958  

Minas Gerais  

8.085  

Pará  

3.740  

Paraíba  

2.179  

Paraná  

3.436  

Pernambuco  

3.580  

Piauí  

2.134  

Rio de Janeiro  

4.254  

Rio Grande do Norte  

1.159  

Rio Grande do Sul  

2.531  

Rondônia  

1.019  

Roraima  

242  

Santa Catarina  

1.587  

São Paulo  

11.301  

Sergipe  

1.007  

Tocantins  

636  

Total Geral  

75.500  

Leia Também:  Silveira apresenta políticas do MME às grandes empresas do setor industrial

Cronograma completo do Fies:    

Inscrições: 14 a 17 de julho    
Resultado: 30 de julho    
Complementação das inscrições: 31 de julho a 4 de agosto    
Lista de Espera: 7 a 24 de setembro 

Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, de modo a cobrir os valores das mensalidades.    

Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos nas vagas do Fies Social, estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação. 

Os pré-selecionados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies Social como no Fies, deverão comprovar a sua condição por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).    

Leia Também:  Acidentes de trabalho: 53% dos registros de 2024 impactaram a população negra

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).    

   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)       

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA