NACIONAL

Ministro Wolney Queiroz lança Concurso Nacional de Monografias sobre a Previdência Social durante evento anual da SBPC

Publicados

em

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou nesta sexta-feira (18) da 77ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), maior evento da América Larina sobre ciência. O encontro reúne estudantes, pesquisadores e professores na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, de 13 a 19 de julho, e tem como tema desta edição “Progresso é Ciência em todos os Territórios”.

Na ocasião, o ministro anunciou o lançamento do “Concurso Nacional de Monografias sobre a Previdência Social”, iniciativa da pasta para incentivar a produção científica de qualidade sobre o sistema previdenciário.

“Queremos que os nossos estudantes e pesquisadores pesquisem e nos tragam informações sobre a Previdência Social”, afirmou o ministro ao anunciar o concurso. “Enfrentamos recentemente o maior ataque aos segurados da Previdência Social e agora temos que olhar para a frente. Aproveitei nosso momento com a ciência brasileira para anunciar este concurso de monografias”, prosseguiu, em referência à fraude dos descontos associativos contra beneficiários do INSS.

Participaram da mesa, além do ministro, a nova presidenta da SBPC, Francilene Procópio Garcia, que tomou posse nesta quinta-feira (17) na UFRPE e é a primeira nordestina a assumir o comando da entidade; seu antecessor, o professor e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; e a reitora da UFRPE, Maria José de Sena. 

Leia Também:  MEC promove concurso sobre EPT para a Economia Verde

Durante sua participação, o ministro trouxe dados e destacou que a Previdência Social protege quem sustenta o país, repara injustiças históricas e previne abusos com inovação e firmeza. O INSS investe na proteção social do povo brasileiro, por exemplo, R$ 87,2 bilhões por mês, o equivalente a R$ 1,13 trilhão por ano. Em mais de 65% das cidades brasileiras, a Previdência paga mais do que o Fundo de Participação dos Municípios.

O sistema paga hoje 40,7 milhões de benefícios previdenciários ou assistenciais por mês, de acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS) de abril de 2025; e 60,7 milhões de segurados – brasileiros que contribuem e estão protegidos pelo sistema previdenciário.

A presidenta da SBPC enfatizou a importância da igualdade de oportunidades entre pesquisadores, considerando especialmente a desigualdade estrutural de gênero na sociedade, e pediu apoio e acompanhamento do ministro com a demanda da academia para que pesquisadores bolsistas sejam incluídos no Regime Geral da Previdência Social.

Fonte: Ministério da Previdência Social

Propaganda

NACIONAL

Parque Nacional de Ubajara: santuário de grutas, biodiversidade e paisagens deslumbrantes no Ceará

Publicados

em

Localizado na região noroeste do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara é mais um dos vários destinos que o Brasil oferece para quem busca ecoturismo e contemplação da natureza. Abrangendo áreas dos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a unidade protege um total de 6.299 hectares de uma rica zona de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

Criado em 1959, o parque destaca-se pela sua relevância ambiental e por abrigar um dos maiores patrimônios espeleológicos do país, com cavernas, grutas, fendas e outras formações subterrâneas. Situada na Serra da Ibiapaba, a unidade tem como um dos seus grandes atrativos o passeio de teleférico no tradicional bondinho, que oferece uma vista panorâmica da vegetação e dos paredões rochosos.

Para os amantes de caminhadas e de aventura ao ar livre, o parque oferece opções para diversos perfis de visitantes. O público conta com percursos como a Trilha da Samambaia, o Circuito das Cachoeiras, o Mirante do Pendurado e a Trilha Ubajara-Araticum, além da grande travessia do Parque Nacional de Ubajara. A unidade também contempla praticantes de cicloturismo, por meio da Trilha Cara Suja – Bike.

Leia Também:  Prazo para adesão de municípios ao ProEP termina hoje (25)

Caminhos pela região

O Parque Nacional de Ubajara também se integra à Trilha Caminhos da Ibiapaba. O itinerário conecta o norte do Piauí à região da Ibiapaba, no Ceará, tendo mais de 300 quilômetros. A rota engloba unidades de conservação, ecossistemas da Caatinga e da Mata Atlântica, bem como sítios históricos e arqueológicos, promovendo a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável na região.

Toda esta imponência geológica é cercada por uma expressiva riqueza natural. Por isso, o parque é palco de diversos programas de pesquisa, monitoramento e conservação da biodiversidade do bioma Caatinga, servindo de refúgio para a vida silvestre e de espaço para atividades contínuas de educação ambiental e integração comunitária.

Como chegar

A principal porta de entrada para o Parque Nacional de Ubajara é a sede administrativa na cidade de Ubajara, com acesso pela rodovia estadual CE-187 (Rodovia da Confiança). Partindo da capital do estado, Fortaleza, o trajeto rodoviário segue em direção à região da Serra da Ibiapaba.

Por se tratar de uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visita aos seus atrativos segue protocolos operacionais que garantem a segurança dos turistas e a preservação do patrimônio natural.

Leia Também:  MEC promove concurso sobre EPT para a Economia Verde

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA