NACIONAL
Ministério do Turismo marca presença na PreCOP30 e reforça papel do setor na agenda climática internacional
O Ministério do Turismo participou, nesta segunda-feira (16.06), da abertura da 62ª sessão dos Órgãos Subsidiários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (SB62), conhecida como PreCOP30, que ocorre até 26 de junho, em Bonn, na Alemanha. Representado pelo chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais (AERI), João Ricardo Rodrigues Viegas, o MTur integra as discussões técnicas e diplomáticas que preparam o Brasil para a COP30 – a Conferência do Clima que será realizada em novembro, em Belém (PA), sob presidência brasileira.
Considerada o principal momento de articulação técnica e política antes da cúpula oficial, a PreCOP30 concentra os debates em torno de temas prioritários como o Global Goal on Adaptation (GGA) – que estabelece metas para fortalecer a resiliência dos países frente aos impactos climáticos – e o Global Stocktake (GST), mecanismo de avaliação dos compromissos firmados no Acordo de Paris. Um dos grandes desafios desta etapa é alcançar consenso sobre um conjunto enxuto de indicadores globais para mensurar os avanços em adaptação.
Como país anfitrião da COP30, o Brasil tem atuado de forma proativa para destravar negociações e impulsionar a implementação de ações concretas. Nesse contexto, o Ministério do Turismo reforça o papel estratégico do setor no enfrentamento da crise climática, com destaque para a adaptação baseada em ecossistemas, a transição justa e a promoção do turismo sustentável em áreas vulneráveis.
“O turismo tem potencial para ser uma das principais alavancas de uma transição justa e inclusiva, conectando comunidades locais, biodiversidade e oportunidades econômicas sustentáveis. Nossa presença aqui em Bonn reafirma esse compromisso e busca garantir que o setor esteja representado nas negociações de alto nível em Belém”, destacou João Ricardo Viegas.
Durante os encontros, o representante do MTur tem atuado em articulação com outros ministérios, agências internacionais e organizações da sociedade civil para incorporar o turismo como eixo transversal nas políticas climáticas. A atuação da pasta também contribui para evidenciar o protagonismo brasileiro na construção de soluções inovadoras, com foco em inclusão social, valorização dos territórios e preservação ambiental.
“Estamos trabalhando para que a COP30 seja a COP da implementação. O turismo tem papel direto em ações de adaptação, preservação de biomas e geração de renda. Queremos mostrar como políticas públicas e investimentos no setor podem acelerar os compromissos climáticos e beneficiar diretamente a vida das pessoas”, afirmou Viegas.
A participação do Ministério do Turismo na PreCOP30 integra os esforços do governo federal na preparação para a COP30, que será sediada, pela primeira vez, no Brasil. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas participem do evento em Belém, entre delegações oficiais, especialistas e representantes da sociedade civil.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Ministro do Turismo anuncia condições especiais para apoiar empreendedoras em situação de violência
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, anuncia nesta quinta-feira (4), às 9h, em João Pessoa (PB), uma importante e inédita medida que cria condições financeiras especiais para mulheres empreendedoras do setor turístico em situação de violência.
O apoio será concedido no âmbito do Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) – uma política pública do Ministério do Turismo que financia empreendimentos do setor turístico.
A portaria vai dar apoio tanto à mulher empreendedora do setor turístico que já obteve o crédito quanto àquela que pretende captar o recurso. Em ambos os casos, elas terão seis meses a mais para quitar o financiamento ou para começar a pagar o empréstimo.
Serviço
Evento: Anúncio de medida que cria condições especiais para apoiar empreendedoras em situação de violência
Data: Quinta-feira, 4 de junho de 2026
Horário: 9h
Local: Teatro Pedra do Reino | Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLICIAL6 dias atrásCom mandado de prisão em aberto, ex-deputado Daltinho não é localizado há mais de um mês
-
Sinop5 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
CUIABÁ6 dias atrásEx-secretário Amauri Monge parte para o ataque e denuncia “pedalada” de R$ 100 milhões na Educação de Cuiabá
-
PICANTES5 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT realiza curso de qualificação política eleitoral voltado a mulheres
-
PICANTES5 dias atrásGabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFamília Campos admite guerra e diz que Mauro está “na pica do Saci”
-
POLÍTICA MT1 dia atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos

