NACIONAL
Ministério do Turismo e Embratur alinham integração para fortalecer promoção internacional do Brasil
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano participou, nesta quinta-feira (15.01) de encontro institucional com o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo. No encontro, a equipe técnica da agência internacional apresentou ações, programas e soluções que estruturam a promoção internacional do Brasil.
Gustavo Feliciano reforçou que a importância da sinergia entre as duas instituições abre caminho para expandir o potencial do setor, tanto na compreensão da demanda doméstica quanto na assertividade da promoção internacional.
No encontro, o ministro foi apresentado às diversas estratégia da Agência, como estratégica com foco em inteligência de dados, inovação e conectividade. Os pilares orientam a captação de turistas estrangeiros e posicionam o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.
“Iniciamos o ano colhendo os frutos do trabalho realizado em 2023, 2024 e 2025. O Brasil está no caminho certo e o presidente Lula nos desafiou a cumprir essa missão. Esperamos avançar ainda mais com o apoio imprescindível da Embratur, consolidando um legado de crescimento sustentável para o turismo”, destacou o ministro.
Inteligência e Modernização – Responsável por produzir perfis detalhados dos turistas por país estratégico, o setor de inteligência da Embratur analisa hábitos de consumo, comportamento de compra, períodos de viagem e interesses pelo Brasil. As informações subsidiam campanhas internacionais, ações comerciais e o planejamento em diferentes níveis.
Plano Brasis – Todas as ações apresentadas ao ministro estão alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico, que orienta a atuação da Embratur a partir de dados, define mercados prioritários e segmentos estratégicos e estabelece ações personalizadas por estado brasileiro.
O Plano oferece diagnósticos específicos para cada unidade da federação, apoiando decisões mais assertivas de gestores públicos e privados.
“É uma honra trabalharmos juntos, pois a Embratur e o Ministério do Turismo compartilham o mesmo desafio. Em 2025, batemos todos os recordes, tanto em fluxo internacional quanto na geração de emprego e renda. Queremos garantir que isso não seja apenas uma tendência passageira, mas um crescimento contínuo, com a meta de ultrapassar a barreira dos 10 milhões de turistas”, afirmou Freixo.
A aproximação entre as pastas reafirma o compromisso com uma gestão integrada, pautada pela inovação e eficiência. A atuação conjunta fortalece a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades do setor produtivo e ao desenvolvimento regional, consolidando a imagem do Brasil no exterior.
Por Elder Barros
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Fies 2026: confira o passo a passo para se inscrever
As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2026, estão abertas até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 17 de julho. Elas são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior.
Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 112 mil vagas para o Fies em 2026. Nesta edição, são 75,5 mil vagas para 28.741 cursos/turnos de graduação em 1.274 instituições privadas de ensino superior. Todas as vagas já ofertadas até o momento que ainda não foram ocupadas estão somadas às novas vagas previstas para esta edição. O objetivo é ocupar todas as previstas para o ano.
Para participar é preciso ter obtido nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), qualquer uma de suas edições a partir de 2010.
Confira o passo a passo para se inscrever:
- Após acessar o Portal, é necessário clicar no botão de inscrição, onde o candidato será redirecionado para a página do Fies Seleção;
- Faça login com a conta Gov.br;
- Preencha os dados pessoais e familiares, como data de nascimento, nome completo, CPF e renda mensal bruta;
- Coloque as informações sobre cor, etnia, formação do ensino médio e se deseja concorrer para alguma modalidade de cotas;
- Escolha cursos e instituições, sendo que é possível selecionar até três opções, em ordem de preferência, conforme a oferta disponível;
- Para candidatos inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo, existe a opção do Fies Social, que conta com vagas reservadas;
- Após o período de inscrição, o MEC divulga o resultado e a classificação dos candidatos. Se você for pré-selecionado, deve complementar sua inscrição na página do Fies e, em seguida, validar as informações declaradas junto à instituição selecionada e, por último, comprovar junto ao banco que está apto para assinar o contrato.
Ao se inscrever é possível escolher entre a modalidade de ampla concorrência e cotas. As cotas são para pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e autodeclarados pretos e pardos. As opções para cotistas são sinalizadas tanto nas vagas do Fies como do Fies Social, que é destinado aos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Resultado – O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 30 de julho. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior indicadas na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.
Lista de espera – Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. Nessa etapa, a pré-seleção ocorrerá de 7 de agosto a 24 de setembro.
Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies.
Cronograma completo do Fies:
Inscrições: 14 a 17 de julho
Resultado: 30 de julho
Complementação das inscrições: 31 de julho a 4 de agosto
Lista de Espera: 7 a 24 de setembro
Fies Social – O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). Pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social poderão financiar até 100% dos encargos educacionais, o que cobre os valores das mensalidades.
Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos nas vagas do Fies Social, estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem comparecer à comissão para validação das demais informações. Caso a CPSA identifique, entre as informações prestadas, discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação.
Os pré-selecionados para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, tanto no Fies Social como no Fies, deverão comprovar a sua condição por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL4 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas

