NACIONAL

MEC inaugura UTI Adulta do Hospital Universitário da UFCG

Em uma série de agendas no estado da Paraíba, o ministro da Educação, Camilo Santana, inaugura, nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o bloco da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta e visita a área ampliada da internação pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As entregas na universidade têm investimentos de R$ 8,5 milhões do Ministério da Educação (MEC). 

A construção da nova UTI Adulta abrigará dez leitos, enquanto a atual estrutura será reformada para implantação da UTI Pediátrica e Oncopediátrica, também com dez leitos. Atualmente, o hospital não conta com essa ala de atendimento a crianças. 

A obra, que está prevista para começar em janeiro de 2026, terá 753,88 m² de intervenção, incluindo renovação das instalações, correção de falhas estruturais e modernização de ambientes. Além disso, serão implantados um sistema de combate a incêndio; um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, uma subestação de energia elétrica; e um abrigo de resíduos. As melhorias são essenciais para segurança; adequação às normas; eficiência energética; e oferta de um cuidado mais humanizado à população regional.  

Leia Também:  Brasil e África do Sul assinam novo Plano para reforçar cooperação turística entre os dois países

Agenda – Ainda na segunda (15), Santana participará da posse do professor Camilo Allyson Simões de Farias no cargo de reitor da UFCG. Mais tarde, o ministro seguirá para João Pessoa, onde visitará as obras do complexo cirúrgico e obstétrico do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), orçadas em R$ 8,8 milhões, e assinará a ordem de serviço para a construção da nova subestação de energia elétrica, com investimentos de R$ 5,5 milhões do MEC. 

A comitiva do MEC também fará a vistoria das obras para a construção da nova sede da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A iniciativa tem investimentos de R$ 24,8 milhões do MEC, sendo R$ 4,1 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).  

Encerrando a agenda de compromissos na Paraíba, o ministro Camilo Santana entregará, na terça-feira, 16 de dezembro, mil unidades da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e 100 vales-computadores do programa Mais Professores para o Brasil. A cerimônia será em João Pessoa, com a participação de autoridades, gestores locais, professores e representantes da comunidade escolar. Na ocasião, também serão entregues ônibus escolares do Governo do Estado da Paraíba. 

Leia Também:  Brasil avança na renovabilidade das matrizes em 2024, aponta Balanço Energético Nacional

Novo PAC – O Novo Programa de Aceleração do Crescimento tem impulsionado investimentos significativos na educação da Paraíba, totalizando R$ 890,6 milhões em diferentes níveis de ensino. São investimentos de R$ 641,7 milhões para a educação básica, R$ 169 milhões destinados à educação profissional e tecnológica e R$ 79,9 milhões voltados à educação superior. Os recursos permitem a construção de 42 escolas em tempo integral e 43 creches; além da aquisição de 131 ônibus escolares. O programa também viabiliza a criação de quatro novos campi do IFPB na Paraíba — em Alagoa Grande, Mamanguape, Queimadas e Sapé — e a realização de 26 obras de melhoria em hospitais universitários, universidades e institutos federais já existentes, distribuídas por 17 municípios, ampliando o alcance e a qualidade da educação pública no estado. 

Resumo | Mais Educação para a Paraíba 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

MEC discute escolas de fronteira no Amapá e Guiana Francesa

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou agenda institucional nas cidades gêmeas de Oiapoque (AP) e Saint-Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa, entre os dias 22 e 25 de junho. A programação teve como objetivo fortalecer o diálogo com gestores, instituições educacionais e representantes dos sistemas de ensino dos dois países em torno do Programa Escolas Interculturais e de Fronteira (Peif), considerando as especificidades linguísticas, culturais, sociais e territoriais da região amazônica de fronteira. 

As atividades ocorreram durante a segunda edição dos Jogos Oyapique, realizada na Escola Estadual Duque de Caxias, em Clevelândia do Norte, e integraram o Acordo de Cooperação Transfronteiriça firmado entre a Secretaria de Estado da Educação do Amapá, a Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque, a Universidade Federal do Amapá (Unifap), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Região Acadêmica da Guiana Francesa. A programação também contribuiu para a construção de uma agenda comum entre os parceiros envolvidos, com vistas ao fortalecimento das ações de cooperação educacional na região. 

No primeiro dia, o MEC participou de reuniões com representantes das redes estadual e municipal de ensino do Amapá, gestores educacionais da Guiana Francesa e equipes técnicas dos dois países. Os encontros abordaram as ações do Peif e o acompanhamento de iniciativas bilaterais já desenvolvidas na fronteira, destacando a importância da cooperação educacional franco-brasileira para a promoção de projetos interdisciplinares, intercâmbios culturais e práticas pedagógicas voltadas ao contexto plurilíngue e intercultural. 

Leia Também:  Brasil e Bolívia firmam acordo para troca de energia e integração dos sistemas elétricos

A agenda incluiu ainda um diálogo com docentes e gestores do Campus Binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), voltado à construção de proposta de formação continuada para professores de língua francesa e gestores escolares. A iniciativa será desenvolvida em parceria com instituições brasileiras e francesas, abordando temas relacionados ao plurilinguismo, à interculturalidade, à cooperação educacional transfronteiriça e à gestão democrática, com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais da educação em territórios de fronteira. 

Como parte da programação, foram realizadas visitas a instituições de ensino da Guiana Francesa para conhecer experiências educacionais desenvolvidas em contextos bilíngues e interculturais. A atividade permitiu a troca de experiências sobre práticas pedagógicas voltadas à valorização das línguas e culturas locais, bem como a discussão de novas possibilidades de cooperação entre escolas dos dois países. Entre as propostas debatidas estavam o desenvolvimento de atividades conjuntas entre estudantes brasileiros e franceses, bem como a ampliação de iniciativas de intercâmbio educacional, científico e cultural. 

A programação foi concluída com reuniões junto às redes municipal e estadual de ensino. Em Oiapoque, gestores municipais apresentaram as perspectivas para ampliação da infraestrutura educacional e manifestaram interesse na implementação do Programa Escolas Interculturais e de Fronteira. Já em encontro com a Secretaria de Estado da Educação do Amapá, foram discutidas as especificidades do território amapaense, especialmente em relação à diversidade indígena e à participação das organizações representativas dos povos originários na construção das políticas educacionais voltadas à região. 

Leia Também:  Câmara debate piso salarial de técnicos da educação

Para a coordenadora-geral de Articulação Intersetorial da Sase, Gesuína Leclerc, as atividades contribuíram para ampliar o diálogo entre as instituições envolvidas e fortalecer a construção da pauta de cooperação educacional entre Brasil e França. “Esta atividade preparatória foi bem-sucedida, principalmente quanto à mobilização dos atores da Guiana Francesa para a construção da pauta de cooperação. A ampliação das línguas nos exames brasileiros, como é o caso do Enem, foi uma reivindicação da fronteira Brasil-Guiana em relação à língua francesa, tendo em vista que o Amapá é a maior rede com presença do ensino do francês”, destacou. 

A agenda reafirmou o compromisso do MEC com o fortalecimento da cooperação internacional e com a promoção de políticas educacionais voltadas aos territórios de fronteira. Os diálogos realizados evidenciaram o potencial do Programa Escolas Interculturais e de Fronteira para ampliar oportunidades de aprendizagem, valorizar a diversidade linguística e cultural, além de fortalecer a integração entre os sistemas educacionais do Brasil e da França. 

Assessoria de comunicação Social do MEC, com informações da Sase

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA