NACIONAL

Jornada forma 120 gestores da educação bilíngue de surdos

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nos dias 29 e 30 de outubro, a Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos. O evento, que foi realizado presencialmente no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF), capacitou 120 gestores públicos e diretores escolares de escolas e turmas bilíngues de surdos. 

“A jornada foi um momento bastante enriquecedor de diálogo e construção coletiva. O encontro permitiu compartilhar informações sobre ações e programas do MEC voltados à consolidação dessa modalidade escolar em todo o país”, disse Patrícia Rezende-Curione, diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC. 

A formação buscou proporcionar um espaço de diálogo formativo e reflexão sobre a realidade de seus atores. Além disso, foram apresentadas as políticas públicas criadas pelo MEC sobre direitos educacionais, linguísticos e culturais dos educandos surdos, com vistas à sua melhoria. Foram discutidos também desafios e concepções, bem como apresentadas orientações voltadas ao apoio dos gestores que atuam com esse público, trazendo subsídios e elementos sobre suas especificidades e seu contexto linguístico e cultural. 

Leia Também:  Secretário Nacional de Portos debate transformações no mundo do trabalho em congresso em Foz do Iguaçu (PR)

A jornada era uma demanda antiga desses educadores, e sua realização é mais um passo para a garantia de acesso, permanência e êxito escolar dos estudantes surdos. “Esperamos que os participantes retornem às suas redes de ensino com o compromisso de fortalecer e qualificar a educação bilíngue de surdos em suas comunidades escolares”, concluiu a diretora Patrícia. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

CNPM aprova diretrizes para reduzir ociosidade e ampliar oferta de áreas minerárias

O Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) aprovou, nesta quinta-feira (2/7), resolução que estabelece diretrizes de política mineral para a racionalização da gestão, a redução da ociosidade e a ampliação da oferta eficiente de áreas minerárias no País, com vistas à dinamização do setor mineral brasileiro.

A medida representa um avanço na modernização da política mineral brasileira ao orientar a atuação da administração pública federal na gestão das áreas minerárias, com foco na eficiência administrativa, na segurança jurídica, na transparência, na redução do passivo processual que hoje afeta o setor e no aproveitamento responsável dos recursos minerais.

“O patrimônio mineral pertence ao povo brasileiro e precisa cumprir sua função social. Área parada significa investimento parado, emprego que deixa de ser criado e desenvolvimento que não chega aos territórios. Estamos construindo um ambiente mais moderno, eficiente e competitivo para a mineração brasileira”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A resolução parte do diagnóstico de que a manutenção prolongada de áreas inativas, a baixa rotatividade de áreas em disponibilidade e a morosidade na reinserção dessas áreas ao ambiente concorrencial reduzem a eficiência do setor mineral e dificultam a atração de investimentos.

Leia Também:  Mulher é presa após tentar sacar salário-maternidade fraudulento em Mato Grosso do Sul

Além das diretrizes aprovadas, o texto recomenda ao Ministério de Minas e Energia (MME) a coordenação de propostas normativas sobre o aperfeiçoamento da disciplina de suspensão temporária de atividades de lavra, a caracterização objetiva do abandono de mina ou jazida e a regulamentação do grupamento mineiro. Outra recomendação é a realização de estudos para a criação de encargo anual progressivo sobre a inatividade de lavra, a exemplo do que é praticado nos principais países mineradores como mecanismo de desincentivo à ociosidade.

Entre as diretrizes aprovadas estão o fortalecimento da transparência e dos sistemas de informação sobre áreas minerárias e o estímulo à articulação entre os órgãos e entidades competentes, com vistas ao compartilhamento de dados e à redução de entraves administrativos no setor.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA