NACIONAL

Estudantes do Pé-de-Meia participam dos Jogos da Juventude

Estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), que têm até 17 anos participam dos Jogos da Juventude, maior competição escolar e juvenil do país. Os jogos ocorrem entre 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF), e contam com a participação de cerca de 4.700 atletas de todas as unidades da Federação. Essa é considerada a maior edição da história do evento, no formato atual. 

Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL-DF), o foco da competição é a formação esportiva e educacional de jovens, a integração entre estados e o fortalecimento das modalidades olímpicas de base, sendo uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico brasileiro. 

As disputas ocorrem em 20 modalidades: águas abertas; atletismo; badminton; basquete; ciclismo; esgrima; futsal; ginástica artística; ginástica rítmica; handebol; judô; natação; remo virtual; taekwondo; tênis de mesa; tiro com arco; triatlo; vôlei de praia; voleibol e wrestling. 

Leia Também:  Nos Emirados Árabes, ministro Silvio Costa Filho se reúne com autoridades e setor produtivo sobre logística integrada

O Ministério da Educação foi representado pela Coordenação Geral de Políticas Educacionais Para Juventude, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em um stand que representou vários ministérios do Governo Federal.  

O MEC apresentou uma série de políticas direcionadas a esse público, como o CPOP, PartiuIF, Enem, Fies, Prouni, Sisu e Projovem. Os jovens presentes puderam conhecer os programas em stand montado pelo ministério no evento, onde conseguiram tirar dúvidas e receber informações de como participar.  

Jogos da Juventude – organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Desde 2000, essa competição multiesportiva tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro. 

Pé-de-Meia – Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Seu objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, estimulando a mobilidade social. Os estados, os municípios e o Distrito Federal prestam as informações necessárias à execução do incentivo, possibilitando seu acesso aos estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino. 

Leia Também:  Presidente Bolsonaro e ministro Carlos Brito visitam festejos juninos no Nordeste

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Edital para diagnóstico e qualificação do turismo de pesca no Brasil segue aberto até 31 de agosto

Está aberto edital para a contratação de empresa especializada para desenvolver ações estratégicas de fortalecimento do turismo de pesca no Brasil. A iniciativa prevê a elaboração de um diagnóstico nacional do segmento, a produção de um guia de boas práticas, com referências nacionais e internacionais, e a construção de um catálogo reunindo produtos, experiências e serviços turísticos do setor em todo o país. 

A contratação, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), contempla a produção de estudos, sistematização de dados e mapeamento da oferta turística relacionada à pesca nas 27 unidades da Federação. O resultado desse trabalho fornecerá subsídios técnicos essenciais para o planejamento de políticas públicas. 

O objetivo é promover a qualificação, a estruturação e o desenvolvimento mercadológico do turismo de pesca, que representa uma importante oportunidade para diversificar a oferta turística nacional. A iniciativa também busca estimular o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico de destinos que possuem rios, lagos, reservatórios e áreas costeiras. 

As propostas das empresas interessadas poderão ser encaminhadas até às 17h (horário de Brasília) do dia 31 de agosto de 2026, exclusivamente por meio do Portal de Compras da Unesco Brasil

Leia Também:  Brasil e Irlanda realizam nova rodada de negociações sobre serviços aéreos

Serviço

  • O que: edital para a elaboração de diagnóstico do turismo de pesca no Brasil, guia de boas práticas e catálogo de ofertas. 
  • Prazo para envio das propostas: até o dia 31 de agosto de 2026.
  • Onde enviar: exclusivamente pelo Portal de Compras da Unesco Brasil. Clique aqui.
  • Link do edital: Clique aqui.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA