NACIONAL

Espaço dedicado ao artesanato brasileiro promove trocas e encontros no Salão Turismo

Publicados

em

O artesanato definitivamente foi um dos destaques na 9ª edição do Salão do Turismo, em São Paulo. O público pôde presenciar, de perto, a cultura regional brasileira por meio das matérias-primas dos produtos disponíveis em um espaço democrático e repleto de oportunidades.

O paulista José Rodrigues, que aproveitou o espaço para adquirir produtos de uma artesã de Pelotas, no Rio Grande do Sul, explica que o Salão do Turismo trouxe a ele uma chance de conhecer pessoas e produtos. “O Salão está muito bacana! O espaço está bem aproveitado e estou tendo a oportunidade de ver coisas aqui que eu não teria lá fora. Acho muito importante conhecer e apoiar o pequeno produtor também”, destaca.

José, inclusive, também estava com um estande na área dedicada à agricultura familiar, uma parceria do Ministério do Turismo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, outro espaço que atraiu a atenção dos visitantes.

Já o arquiteto Maurício Arruda diz que conheceu uma das artesãs do evento nas redes sociais e por isso decidiu visitar o Salão do Turismo. Ele revela, ainda, que os dois aproveitaram a oportunidade para criar um novo trabalho.

Leia Também:  CNPE aprova índices mínimos de conteúdo local para embarcações de apoio marítimo

“Ficamos amigos pelas redes e estou conhecendo-a presencialmente agora. Já comprei os produtos dela e acabamos de criar um novo projeto. Estou adorando o Salão, está lindo. Estou com vontade de conhecer mais artesanato e mais agricultura familiar. O nosso turismo tem um potencial gigantesco, somos muito plurais e com muita diversidade”, finaliza.

SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Leia Também:  Governo lança Plano Brasil Soberano contra sobretaxa dos EUA

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

NACIONAL

MEC solicita atuação da PF e da AGU em função das ameaças às universidades federais

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) solicitou que a Polícia Federal (PF) investigue as ameaças que estão sendo direcionadas contra as universidades federais, estudantes e docentes reportadas nos últimos dias. A Advocacia-Geral da União (AGU) também foi acionada para que atue com a adoção das medidas jurídicas cabíveis.

Nos ofícios enviados às duas instituições o MEC pede providências aos órgãos competentes diante da gravidade das ameaças de violência e de destruição patrimonial, além da utilização de símbolos nazistas contra as universidades federais, estudantes e docentes reportadas ao MEC, especialmente, nesta semana.

Os casos de ameaças foram registrados nos campi da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Jataí (UFJ), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Leia Também:  Programa Voa Brasil amplia acesso com inclusão de contas Gov.br nível bronze

Nos documentos enviados, o MEC ressalta que a atuação da PF e da AGU são urgentes “para apurar a autoria, a materialidade e as circunstâncias das ameaças e dos atos de violência direcionados às universidades federais.”

“O contexto sensível do período eleitoral amplia a gravidade desses atos, tornando imperativa a salvaguarda da integridade física da comunidade acadêmica e do patrimônio público. Essas ameaças e violências buscam intimidar o debate democrático, perturbar a ordem pública e comprometer o livre exercício das funções constitucionais das instituições de ensino superior”, diz trecho dos ofícios encaminhados.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA