NACIONAL
Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destacou a realização do primeiro voo da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), desenvolvido pela Embraer, como um marco para a aviação brasileira e para o avanço da mobilidade aérea avançada no país. O voo inaugural integra a fase de ensaios e validações técnicas necessária ao processo de certificação conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As empresas Vertimob Infrastructure e PRS Aeroportos S.A. foram selecionadas para participar dos testes. Os resultados servirão de base para a elaboração de normas definitivas, contribuindo para a segurança jurídica, o estímulo à inovação e o avanço da mobilidade aérea avançada no Brasil.
De acordo com o secretário de Aviação Civil, Daniel Longo, a Anac acompanha todas as etapas do desenvolvimento da aeronave, incluindo testes em solo, voos experimentais e avaliações de sistemas, assegurando o cumprimento dos padrões internacionais de segurança e confiabilidade. “A partir desse voo experimental, tem início a campanha de certificação do equipamento, aguardada por diversas empresas nacionais e internacionais”, afirmou.
Daniel Longo disse ainda que o avanço do projeto demonstra o protagonismo do Brasil no cenário global da aviação “e a capacidade da indústria nacional de liderar soluções inovadoras, alinhadas à transição energética e à redução de emissões de CO2”. A iniciativa também contribui para a preparação do país em termos de infraestrutura, regulação e planejamento, incluindo o desenvolvimento de vertiportos (estruturas para pousos e decolagens, embarque de passageiros e carregamento das aeronaves) e novos modelos operacionais.
Inovação
O MPor vem atuando de forma integrada para preparar o sistema aéreo brasileiro para a incorporação dessas novas tecnologias. Em 2024, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) firmou um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com investimento de R$ 24 milhões, destinado ao desenvolvimento de estudos técnicos que subsidiem políticas públicas para os serviços aéreos, a infraestrutura aeroportuária e a aeronáutica, com foco na Mobilidade Aérea Urbana.
“Esse investimento assegura uma base técnica sólida para orientar decisões estratégicas do poder público e preparar o Brasil para a incorporação segura e eficiente dos novos modais aéreos”, destacou Daniel Longo.
Paralelamente, a Anac estruturou um sandbox regulatório voltado as vertiportos, criando um ambiente controlado para o teste de soluções inovadoras relacionadas à operação de eVTOLs. A iniciativa permite a avaliação prática da infraestrutura, requisitos de segurança e procedimentos operacionais, com flexibilização regulatória temporária e acompanhamento técnico da Agência.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
NACIONAL
Lula e Silveira recebem setor de biocombustíveis e reforçam compromisso com a transição energética
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, receberam nesta terça-feira (9/6), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), representantes das principais entidades e empresas do setor sucroenergético brasileiro, que reconheceram os avanços alcançados pelo país com a política de biocombustíveis conduzida pelo Governo do Brasil. Durante o encontro, as lideranças também manifestaram apoio à proposta de ampliação da mistura de etanol anidro na gasolina para 32% (E32), que deverá ser submetida ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nos próximos dias.
Segundo Silveira, a ampliação da mistura permitirá ampliar o consumo de combustível renovável produzido no país, fortalecer a segurança energética nacional e reduzir a necessidade de importação de gasolina em aproximadamente 454 milhões de litros. A proposta atende a uma demanda do setor e está respaldada por estudos técnicos realizados após a aprovação da Lei do Combustível do Futuro.
“São políticas públicas focadas no desenvolvimento do país. É segurança energética, é modicidade no preço do combustível, é descarbonização, é mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento nacional”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
A ampliação para o E32 também contribuirá para evitar a emissão de cerca de 552 mil toneladas de CO₂ equivalente, reforçando o compromisso do Brasil com a descarbonização da matriz energética. A expectativa é que a proposta seja apreciada pelo CNPE nos próximos dias, dando continuidade à estratégia do governo federal de fortalecer a participação dos combustíveis renováveis na matriz energética brasileira.
Durante a reunião, os representantes do setor destacaram os resultados alcançados pela política do Combustível do Futuro, considerada um marco para a expansão dos combustíveis renováveis no Brasil. As lideranças também reconheceram o histórico de incentivo aos biocombustíveis construído ao longo dos governos do presidente Lula, apontando a agenda como fundamental para consolidar a liderança brasileira na transição energética global.
Participaram da agenda o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros do Governo do Brasil e representantes da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), do SINDAÇÚCAR Nordeste, da Siamig e da Única.
O encontro também serviu para reforçar o reconhecimento do setor às políticas públicas implementadas pelo governo federal para impulsionar os biocombustíveis, incluindo o Combustível do Futuro, o desenvolvimento do mercado de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), o avanço da captura e armazenamento de carbono e outras iniciativas voltadas à descarbonização da economia brasileira. As lideranças também destacaram o momento positivo vivido pela bioenergia nacional, impulsionado pela expectativa de uma safra recorde de etanol em 2026/2027.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
ARTIGOS6 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

