MATO GROSSO
Turnê Viola Nativa leva música a estudantes do sistema socioeducativo e penitenciário de MT
Nesta segunda-feira (07), o evento será no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), em Cuiabá.
O projeto foi proposto pelo músico, pesquisador e educador, Sidnei Moura Duarte, Sidnei Duarte. Ele faz parte da Orquestra SESI-MT e é professor do Departamento de Música no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O músico destaca que o espetáculo tem o poder de tocar as emoções das pessoas, proporcionando uma forma de expressão e conexão entre elas. “Ao participar de apresentações musicais, essas mulheres podem encontrar uma saída construtiva para suas emoções, ajudando-as no processo de reabilitação e ressocialização. Além disso, as atividades culturais e artísticas podem ser fundamentais para que as estudantes desenvolvam novas habilidades e interesses, preparando-as para a reintegração na sociedade após o cumprimento de medidas socioeducativas”, disse.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a proposta desta apresentação é estimular o sentimento de colaboração entre as estudantes, para que possam promover o trabalho em equipe que resulta num fortalecimento dos laços sociais.
“Essa ação está relacionada à transformação positiva que a música pode proporcionar na vida dessas pessoas, auxilia na reabilitação, fortalece a autoestima, promove a construção de relacionamentos saudáveis e sensibiliza a sociedade sobre as questões do sistema prisional e da justiça criminal”, pontuou.
Outro participante do projeto e coordenador do Educarte, professor doutor Alex Teixeira, avaliou que “será um momento especial e singular para as estudantes do Sistema Socioeducativo e Prisional de Mato Grosso”. Já a responsável do Núcleo de Educação Socioeducativo Prisional (NESP), a professora Raquel Dias, disse que “está honrada e feliz em participar da realização deste concerto exclusivo ao público feminino das Unidades do Socioeducativo e Prisional”, enfatizou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Assistência técnica da Empaer fortalece produção familiar e incentiva jovens no campo
O trabalho de assistência técnica desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf-MT), tem transformado a realidade de produtores da agricultura familiar em diversas regiões de Mato Grosso. No município de Bom Jesus do Araguaia, o sítio Recanto Feliz é um dos exemplos de como os investimentos em assistência técnica, incentivo à diversificação e apoio à produção têm fortalecido as famílias no campo.
Aos 23 anos, o jovem produtor Pedro Henrique Oliveira Quixabeira decidiu apostar no cultivo do café como alternativa para diversificar a renda da família. Morador do sítio Recanto Feliz, ele teve o projeto de implantação da lavoura validado pela Empaer e foi contemplado com um kit de irrigação e 3.300 mudas de café.
“Meu pai está apoiando a ideia que tive de iniciar o plantio de café. Comecei com esse experimento em um hectare e vamos nos dedicar para que possamos diversificar a produção aqui no sítio. Aqui posso contar com o apoio da assistência técnica da Empaer; o agrônomo Aldemir nos ajuda bastante”, destacou Pedro Henrique.
Segundo o jovem produtor, além de ampliar as oportunidades dentro da propriedade, o projeto também pode gerar novas possibilidades para outras famílias da comunidade.
“Futuramente, com a minha produção, vou poder ajudar oferecendo mão de obra. Temos também outros produtores que estão iniciando. Fomos provocados pelo técnico da Empaer, recebemos suporte da Seaf e estou bem animado”, afirmou.
O técnico da Empaer, Aldemir, explica que a iniciativa começou após debates com a Secretaria Municipal de Agricultura para introduzir o cultivo do café na região.
“Inicialmente, tivemos uma conversa com o secretário de Agricultura do município e trabalhamos a ideia de introduzir o plantio de café aqui na região. Depois, fomos em busca de famílias interessadas na cultura, e três famílias foram selecionadas a partir do projeto que auxiliamos”, relatou.
De acordo com ele, a ação contou com apoio integrado entre Estado e município para garantir a implantação das lavouras.
“Conseguimos as mudas com a Seaf e, anteriormente, já tínhamos conseguido os kits de irrigação. Ao todo, foram 10 kits de irrigação. Em parceria com a prefeitura, conseguimos atendimento com trator, calcário e, em alguns locais, construímos reservatórios. A implantação deu muito certo”, explicou.
Neste primeiro momento, os produtores estão cultivando as variedades de café clone robusta 06 e 08. “Aqui temos três produtores, cada um plantou um hectare de café, e logo vamos plantar em outras duas propriedades”, destacou Aldemir.
Além do café, a proposta da assistência técnica é incentivar novas cadeias produtivas na agricultura familiar da região. “Queremos trazer o maracujá, o açaí e ver esse povo trabalhar, produzir e ter renda”, completou o técnico.
O sítio Recanto Feliz já havia sido beneficiado anteriormente com ações do programa de melhoramento genético voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite, demonstrando a continuidade do trabalho de assistência técnica e apoio ao pequeno produtor rural desenvolvido pela Empaer e parceiros no município.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
ECONOMIA6 dias atrásBrasil registra primeiras operações com cotas tarifárias do Acordo Mercosul-União Europeia
