MATO GROSSO
Treinamento em operações policiais aéreas busca mais agilidade e segurança nos atendimentos
Para garantir mais segurança e agilidade nos serviços, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) está ministrando o curso de Treinamento e Aperfeiçoamento de Técnicas de Segurança em Operações Aéreas de Segurança Pública, a todos militares que atuam no atendimento operacional em Mato Grosso.
A aulas práticas atendem às novas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e serão aplicadas nos próximos três dias (entre 04 e 06 de outubro), em uma área rural às margens da MT-110, próximo ao Condomínio Cuiabá Beach.
Estão sendo treinados cerca de 50 homens do Ciopaer, entre Bombeiros e policiais militares, além de Investigadores, das unidades de Cuiabá e Sorriso, que atuam diretamente no atendimento de ocorrências nas regiões norte e sul do estado.
O chefe da seção de capacitação, tenente-coronel BM Pedro Paulo, destacou que, de modo geral, o treinamento vai melhorar a qualidade dos serviços prestados. “Este treinamento vai permitir que consigamos prestar serviços com maior agilidade e segurança, oferecendo melhores condições de atendimento às vítimas”, explicou.
O curso começou, na semana passada, com a aplicação de aulas teóricas, quando foram apresentadas aos operadores do Ciopaer as novas resoluções do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC). Anualmente são atualizadas as técnicas de segurança para o aprimoramento dos serviços de busca, resgate e salvamento.
Conforme a programação do curso, está previsto para esta terça-feira (04.10) o treinamento da tropa em situações de embarque e desembarque, pouso e salvamento aquático em locais de difícil acesso.
No dia seguinte, serão apresentadas as técnicas de resgate e salvamento em altura por meio de rapel, aplicando o método MC Guire para ambientes restritos, a exemplo dos atendimentos realizados no Portão do Inferno.
Na quinta-feira (06.10), o treinamento será voltado ao manuseio do Bambi Bucket, um tipo de cesto, que em sua maior versão suporta quase 10 mil litros de água e é utilizado em ações de combate a incêndio florestais.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Workshop capacita Estado e municípios para atração de investimentos nacionais e internacionais
A Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT) promove, entre os dias 11 e 15 de maio, o workshop “Investe Mais Estados”, uma capacitação voltada à atração de investimentos nacionais e internacionais, além da estruturação de projetos estratégicos para Mato Grosso.
O evento é realizado em parceria com a ApexBrasil, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A proposta é preparar órgãos públicos, instituições e entidades do setor produtivo para transformar projetos locais em oportunidades atrativas para investidores.
Entre os participantes estão técnicos e representantes da Invest MT, Sedec, Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Parque Tecnológico Mato Grosso, Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), Assembleia Legislativa, Desenvolve MT, Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
O treinamento será realizado na sede do Indea, em Cuiabá, e terá como instrutor o professor Javier S. Casademunt, associado da ESADE Business School, considerada uma das principais escolas de negócios do mundo, além de criador da metodologia de promoção comercial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o diretor-presidente da Invest MT, Mirael Praeiro, o workshop foi estruturado para ajudar estados e municípios a deixarem de atuar apenas de forma reativa na busca por investimentos e passarem a trabalhar com estratégias mais agressivas de captação de capital privado nacional e internacional.
“Hoje Mato Grosso já desperta o interesse de investidores do mundo inteiro pela força do agro, da logística, da energia e da indústria. O que estamos fazendo agora é preparar nossas equipes para transformar esse potencial em projetos estruturados, com linguagem técnica, planejamento e capacidade de venda internacional. Não basta esperar o investidor chegar, é preciso saber apresentar oportunidades e competir globalmente”, destacou.
Ao longo dos cinco dias, os participantes irão desenvolver projetos prontos para apresentação a investidores nacionais e internacionais, além de aprender metodologias de priorização de projetos, estruturação de pitches, ferramentas de marketing, relacionamento com investidores e estratégias de pós-investimento.
Já a coordenadora de Comércio Exterior da Sedec, Cynthia Corrêa, ressaltou que a capacitação fortalece a integração entre Estado, municípios e setor produtivo na busca por novos investimentos.
“Esse treinamento ajuda Mato Grosso a construir uma visão mais moderna e integrada de desenvolvimento econômico. Estamos reunindo instituições estratégicas para pensar projetos com potencial real de atrair investimentos, gerar empregos e agregar valor às cadeias produtivas do Estado”, afirmou.
A programação também prevê a criação de uma carteira inicial com sete projetos considerados prioritários para Mato Grosso, que poderão ser apresentados futuramente a instituições financiadoras e investidores internacionais.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásQuando ninguém vê
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
ECONOMIA5 dias atrásSem política industrial, o Brasil não avança na geração de emprego e renda’, afirma Márcio Elias Rosa

