MATO GROSSO

SES realiza capacitação sobre manejo clínico das arboviroses na Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realiza nesta terça-feira (2.12) capacitação “Manejo Clínico das Arboviroses na Atenção Primária”. O evento será online e transmitido a partir das 14h no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

A transmissão ocorrerá através deste link: https://www.youtube.com/live/08Hx5fA0mQQ. O público-alvo desta capacitação são as equipes da Atenção Primária, mas profissionais da saúde de outras áreas também podem acompanhar a transmissão.

O objetivo é fortalecer a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento das arboviroses em Mato Grosso.

Durante a capacitação, será abordado o cenário epidemiológico das arboviroses em Mato Grosso; o manejo clínico atualizado, com foco na redução de complicações e óbitos; os desafios organizacionais dos serviços de saúde e as estratégias de trabalho das equipes para vigilância e cuidado integral.

A infectologista, consultora do Ministério da Saúde e membro do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, Melissa Falcão, será responsável pela aula principal. A apresentação epidemiológica será realizada pela epidemiologista Cecília Cintra, da Área Técnica das Arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya da SES.

Leia Também:  Hemocentro precisa de doadores de sangue para manter atendimento

A coordenadora da Atenção Primária, Regina Paula de Oliveira, destaca que a atualização é fundamental para qualificar o fluxo assistencial.

“As manifestações clínicas têm se mostrado mais intensas e o aumento do número de casos exige dos profissionais uma atuação ainda mais integrada, criteriosa e atualizada. A APS é a porta de entrada do sistema e fortalecer esses profissionais significa fortalecer toda a resposta estadual”, afirmou.

A gerente de monitoramento da Atenção Primária à Saúde, Alessandra Stefan Pottratz, reforça a importância da participação de todos os profissionais da APS do estado.

“Faço o convite a todos os profissionais da APS para participarem do webinário, considerando a importância de qualificar a resposta às arboviroses e aprimorar o cuidado à saúde da população”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros atende duas ocorrências de trânsito registradas na BR-070 na sexta-feira (29)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, na sexta-feira (29.5), duas ocorrências de acidentes de trânsito na BR-070, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 13h10, no trevo de acesso ao distrito de Jupiara, e envolveu duas motocicletas.

Ao chegar ao local, os socorristas constataram que uma das vítimas, um homem de 57 anos, estava caído no chão, consciente e orientado. As equipes da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, com imobilização e estabilização da vítima, e, em seguida, a encaminharam ao Hospital Municipal.

O outro condutor, de 40 anos, recusou atendimento e encaminhamento médico.

Mais tarde, por volta das 19h15, as equipes foram novamente acionadas para atender uma ocorrência de colisão frontal entre dois veículos utilitários na BR-070, km 403, zona rural do município.

Ao chegarem ao local, os socorristas iniciaram a triagem e o atendimento das quatro vítimas envolvidas no acidente, que tinham ferimentos e queixas de dores em diferentes regiões do corpo e estavam conscientes e orientadas durante todo o atendimento.

Leia Também:  Investimentos do Governo de MT em Peixoto de Azevedo somam mais de R$ 89 milhões

Após receberem os primeiros socorros e serem estabilizadas pelas equipes de resgate, as quatro vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal.

As equipes contaram com o apoio de uma ambulância do município de Campo Verde, que passava pelo local no momento do acidente, além de uma viatura de apoio da 11ª CIBM.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA