MATO GROSSO
SES promove evento sobre importância da segurança do paciente e do controle de infecções
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) está com inscrições abertas para o II Simpósio Mato-grossense de Segurança do Paciente e de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Organizado pela Vigilância Sanitária do Estado, por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente e do Serviço Estadual de Controle de Infecção, o evento conta com o apoio do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
As inscrições para o simpósio podem ser feitas online pelo site de eventos da Unemat (clique aqui). O evento é gratuito e destinado a profissionais de saúde, gestores de unidades de saúde, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema. Haverá também a oportunidade de apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências práticas.
Conforme o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, o evento busca o fortalecimento das redes de colaboração entre profissionais da área da saúde em Mato Grosso. “Sabemos que a segurança do paciente e o controle de infecções são pilares importantes na qualidade dos serviços de saúde, por isso, é fundamental que nossos profissionais estejam atualizados com as melhores práticas. Estamos abrindo um espaço para compartilhar práticas de sucesso e discutir novas abordagens para a segurança do paciente”, destacou.
O simpósio contará ainda com mesas-redondas, palestras e debates voltados para as boas práticas e inovações. Os interessados em participar do simpósio devem se inscrever o quanto antes, devido ao número limitado de vagas. Para mais informações, os participantes podem acessar https://meuevento.unemat.br/iisimpoassistsaude/.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18.5), a Operação Marco Zero, para cumprir ordens judiciais contra investigados pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.
Na operação, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Criminal, após análise e parecer favorável da 27ª Promotoria Criminal, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).
Os mandados são cumpridos em Cuiabá, além de alvos localizados nos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A ação se consolida como a maior da Região Metropolitana de Cuiabá em número de prisões preventivas cumpridas relacionadas a crimes de abuso sexual infantojuvenil.
O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da Diretoria Metropolitana, da Diretoria Regional de Cuiabá, da Diretoria Regional de Várzea Grande, da Diretoria de Atividades Especiais e da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor), além de unidades policiais dos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por meio da DPCA de Recife (PE) e do GOI de Campo Grande (MS), que atuam no cumprimento simultâneo das ordens judiciais.
Segundo o delegado titular da Deddica, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, as investigações reuniram elementos robustos que subsidiaram os pedidos de prisão preventiva ao Poder Judiciário, demonstrando a gravidade dos crimes apurados e a necessidade de resguardar as vítimas, bem como garantir a aplicação da lei penal.
“O trabalho da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade absoluta, destacando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção”, destacou o delegado.
Nome da operação
A operação foi denominada “Marco Zero” por representar um momento histórico para a Deddica, sendo a primeira grande ação, com elevado número de prisões preventivas de abusadores, desenvolvida a partir de investigações conduzidas integralmente pela própria unidade especializada.
O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade permanente da instituição, reforçando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção.
Maio Laranja
Integrando as ações da Campanha Maio Laranja, a ofensiva ocorre na data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória ao caso de Araceli Crespo, sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos de idade.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
