MATO GROSSO

Sema-MT define primeira área que será restaurada pelo programa Todos pelo Araguaia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Rumo S/A, empresa de logística – formalizaram nesta segunda-feira (1º.07), a entrega das áreas do primeiro lote de 212 hectares, onde serão executados os projetos de restauração do Programa Todos Pelo Araguaia.

Foi apresentado o estudo das 13 propriedades que serão recuperadas, sendo que 109 hectares estão no Parque Estadual Serra Azul, além do perímetro urbano e propriedades rurais, no município de Barra do Garças.

O maior programa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no mundo tem o objetivo central a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia.

A secretária Mauren Lazzaretti destacou que é o primeiro passo concreto de um projeto de extrema relevância para o Governo do Estado em apoio aos produtores, em parceria com uma grande iniciativa que é a ferrovia executada pela Rumo.

“É um ato simbólico, mas de suma importância. O programa não é só de restauração ambiental, mas tem o objetivo de mudar a perspectiva das pessoas em relação ao meio ambiente com o desenvolvimento econômico e social”, disse.

Leia Também:  Operação conjunta combate crimes ambientais na Reserva de Guariba em Colniza

O coordenador de licenciamento ambiental da Rumo, Leonardo Rodrigues, frisou que a empresa é patrocinadora da ação e a parceria irá contribuir em mais uma frente de trabalho que irá deixar um legado. “É mais uma oportunidade de promover a biodiversidade, além da ferrovia que é uma iniciativa que visa o desenvolvimento do Estado”, reforçou..

O programa Todos pelo Araguaia é uma iniciativa que estabelece conexão entre o poder público, iniciativa privada, produtores rurais e outras diversas entidades em prol de um objetivo comum que é restaurar a Bacia do Rio Araguaia. Mato-grossenses e goianos estão conectados ao programa Juntos pelo Araguaia, em Goiás.

O programa leva ao produtor conhecimento sobre a melhor prática a ser aplicada no imóvel, incluindo como deve lidar com a natureza e com a mudança do uso da terra.

Participaram também da reunião servidores da Sema, da equipe do escritório executivo de projetos, da Rumo S/A, entre outros.


Foto: Karla Silva Sema-MT

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar prende três por tráfico de drogas e apreende 118 porções de entorpecentes em Tesouro

Policiais militares do 4º Comando Regional prenderam, nesta sexta-feira (12.6), três homens suspeitos de tráfico ilícito de drogas no município de Tesouro. Com eles, foram apreendidas 118 porções de substância análoga à pasta base de cocaína durante uma ação integrada entre as equipes da Polícia Militar de Guiratinga e Tesouro.

A ocorrência teve início após uma denúncia anônima informar que três suspeitos estariam transportando entorpecentes em um veículo saindo de Guiratinga. Diante das informações, os policiais militares das duas cidades organizaram uma ação para localizar e interceptar o automóvel.

Enquanto a equipe policial de Tesouro montava um bloqueio na entrada da cidade, os policiais de Guiratinga seguiram pela rodovia no sentido do município vizinho. Aproximadamente dois quilômetros antes de chegar ao destino final, os militares localizaram e abordaram o veículo denunciado.

Durante a aproximação da viatura, os policiais perceberam atitudes suspeitas dos ocupantes. Na revista pessoal, foi encontrada uma sacola contendo 116 porções de substância análoga à pasta base de cocaína com um dos suspeitos. Os invólucros possuíam inscrições associadas a uma facção criminosa.

Leia Também:  Batalhão Ambiental prende homem por porte ilegal de arma em Barra do Bugres

Em continuidade às buscas, os militares localizaram mais duas porções do mesmo entorpecente escondidas sob o banco traseiro do veículo e outra porção no interior do calçado do condutor. Ao todo, foram apreendidas 118 porções da droga.

Diante dos fatos, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Guiratinga, juntamente com o veículo e todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA