MATO GROSSO

Sema capacita servidores municipais de Várzea Grande com workshop de fiscalização ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou, nessa quarta-feira (12.3), o Workshop: Fundamentos básicos para fiscalização ambiental. A qualificação foi destinada às equipes de fiscalização, licenciamento, gerência de monitoramento e assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande (SEMMADRS/VG).

De acordo com o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Felipe Vieira Dias, a solicitação para a realização do workshop surgiu da necessidade de unificar os conhecimentos entre as equipes. Ele destacou que não é a primeira vez que os servidores de Várzea Grande participam de capacitações, pois o município está no processo de descentralização desde 2013. Para o secretário, é essencial que os treinamentos se mantenham atualizados.

A superintendente de Desconcentração e Descentralização, Helen Farias Ferreira, destacou a importância dos projetos de capacitação da Sema, que atendem à necessidade das prefeituras de aprimorar o conhecimento a respeito das fiscalizações e da execução correta de autuações.

“É de extrema importância que esses cursos de nivelamento sejam aplicados para as prefeituras, uma vez que muitos deles ainda estão em fase de aprendizado e aprimoramento. A fiscalização ambiental é bem complexa e necessita realmente desse apoio”.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 280 milhões e entrega 600 novos ônibus escolares

A capacitação, promovida pela Coordenadoria e Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização (CODD/SGDD), teve carga horária de 4 horas e aconteceu na sede da Sema, em Cuiabá. O curso foi ministrado pelos analistas de meio ambiente da Sema, Pedro Borges e Fernando Bruno, e contou com a participação de 20 servidores municipais de Várzea Grande.

Pedro Borges, analista de meio ambiente e um dos responsáveis pelo curso, explicou que a SGDD tem se empenhado em aprimorar o processo de capacitação dos servidores municipais no estado. O objetivo é expandir o número de cursos e, consequentemente, aumentar o número de servidores qualificados.

“Estamos ampliando a equipe que hoje tem dez pessoas para 18, 19 pessoas porque quanto mais servidores estiverem em campo, realizando a documentação, melhor funciona a fiscalização ambiental”, afirmou o analista.

A coordenadora de gestão do meio ambiente de Várzea Grande, Cintia Serrano, já familiarizada com os cursos de descentralização, considerou o workshop uma importante oportunidade para nivelar os conhecimentos, essencial para manter o licenciamento e a fiscalização “falando a mesma linguagem”.

“Eu considero isso importantíssimo, porque mesmo que nós estejamos no setor há muito tempo, às vezes chegam colegas novos, entra gestão sai a gestão e nós sabemos que a legislação também muda. Então, nós temos que estar em constante atualização e alinhar nosso conhecimento”, ressaltou Cintia.

Leia Também:  Sefaz abre consulta pública para definir prioridades do orçamento estadual de 2027

*Com supervisão de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Congresso Nacional reúne especialistas e promove simulações de acidentes e resgates

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica para debater estratégias de prevenção de acidentes e aprimorar técnicas de resposta a emergências no trânsito.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de diversos estados, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o congresso promove discussões sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes de trânsito, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.

“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade, para que a vítima tenha uma chance real de recuperação”, afirmou.

O comandante destacou ainda a relevância do evento diante dos índices de acidentes registrados no Estado. Atualmente, o CBMMT figura entre os principais órgãos responsáveis pelo atendimento às emergências viárias em Mato Grosso, desempenhando papel estratégico no salvamento de vítimas, na resposta rápida às ocorrências e na articulação com as demais instituições que atuam na segurança pública e na preservação da vida.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso repassa seis veículos ao Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Somente neste ano, já foram registrados mais de 7,5 mil acidentes em todo o Estado. São números expressivos que reforçam a importância de estarmos reunidos para discutir soluções. Mato Grosso foi escolhido para sediar este evento nacional, que hoje já possui alcance internacional”, disse.

Participante do evento, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou que o congresso fortalece as ações de prevenção, consideradas necessárias. Segundo ele, o município registra, em média, quatro acidentes por dia, cenário que gera preocupação pelos impactos causados às vítimas e às suas famílias.

“Esta iniciativa reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, todos comprometidos com a prevenção, o atendimento de emergência e, principalmente, a redução dos acidentes. Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, enfatizou a importância da participação das concessionárias rodoviárias na disseminação de conhecimento e boas práticas relacionadas ao salvamento e à segurança viária.

“A ANTT administra 35 concessões rodoviárias federais, que representam quase um terço de toda a malha rodoviária federal do país. Isso demonstra a relevância deste evento e da participação das concessionárias, que contribuem para a construção e a disseminação do conhecimento em salvamento. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros forma novos bombeiros temporários e reforça efetivo em todo o Estado

Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, destacou o papel do congresso na troca de experiências e no aprimoramento das ações operacionais voltadas ao atendimento de ocorrências de trânsito. “Anualmente, o Brasil registra a perda de milhares de vidas em sua malha viária, gerando impactos humanos e prejuízos econômicos significativos. No entanto, mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, concluiu.

Programação

Ao longo de três dias, o 2º Conesv promove palestras, painéis e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também serão discutidas estratégias para qualificação do atendimento às vítimas e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.

A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, que simulam ocorrências reais de resgate. O evento também oferece os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações podem ser obtidas em https://conesv.ligabom.com.br/.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA