MATO GROSSO

Seduc abre inscrições e agendamento de provas do programa Certifica MT no dia 16

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc–MT) abre, no dia 16 de maio, inscrições e agendamento de provas para o Programa Certifica MT. A iniciativa concede a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio ao cidadão mato-grossense que não finalizou seus estudos em idade escolar regular.

O Certifica MT irá avaliar competências e habilidades de jovens e adultos por meio de uma prova que estará disponível no Google Forms, além de material didático para estudo e teste de conhecimento também de forma online. Caso obtenha a pontuação mínima exigida na prova de múltipla escolha para cada uma das áreas, o candidato será aprovado e receberá a certificação de proficiência do Ensino Fundamental e Médio. No entanto, será preciso atingir a pontuação de acordo com os parâmetros estabelecidos.

A previsão é que sejam beneficiados, de imediato, 100 mil mato-grossenses, que sonham com a porta de acesso à universidade e, principalmente, ao mercado de trabalho. Porém, a intenção da Seduc é atender cerca de 1,3 milhão de jovens e adultos com mais de 25 anos que não concluíram a educação básica. Segundo dados, de 2020, do Tribunal Superior Eleitoral, 1/3 da população de Mato Grosso se enquadra nesse perfil.

Leia Também:  Governo lança licitação para levar asfalto até o Distrito do Aguaçu

“Mato Grosso é um dos Estado que tem a menor taxa de desemprego do país e também um dos que mais geraram emprego nos últimos anos. Porém, as empresas ainda têm dificuldades em contratar pela falta de mão de obra qualificada. Um processo de empregabilidade que se inicia com a certificação do ensino. Se a qualificação profissional é um dos caminhos para impulsionar a economia, por meio do emprego, o Certifica MT é o botão de partida do resgate da cidadania, profissionalização e de melhor qualidade de vida”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Segundo Alan, no atual cenário pós-pandemia da covid-19, as empresas se tornam cada vez mais exigentes ao contratar os seus funcionários. “Não basta ter experiência e conhecimento, é necessário ter um certificado de escolaridade. O diploma é requisito imprescindível e, em um cenário de disputa, é impensável não ter essa certificação”.

Serviço

Para fazer a inscrição basta clicar AQUI e seguir o passo a passo.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Terra das onças e aves, MT passa a ter rota de observação de primatas

Já consolidado como um dos principais destinos do país para observação de onças-pintadas e aves, agora Mato Grosso quer transformar também os primatas em novo atrativo do turismo de natureza. Foi lançada neste fim de semana, durante a Avistar Brasil 2026, em São Paulo, a Rota dos Primatas de Mato Grosso, uma iniciativa que une turismo científico, conservação ambiental e experiências em meio à biodiversidade amazônica.

A estratégia reforça o posicionamento do Estado no mercado internacional de observação de fauna, segmento que cresce no mundo inteiro e movimenta turistas interessados em experiências ligadas à natureza, fotografia e pesquisa científica. Mato Grosso já possui dois dos cinco principais pontos de observação de aves do Brasil. Um é o Cristalino Lodge, em Alta Floresta, e o segundo é o Jardim da Amazônia Lodge, em São José do Rio Claro. Agora amplia o foco para o avistamento de primatas em áreas de floresta preservada na Amazônia mato-grossense.

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop e especialista em primatas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Gustavo Canale, afirma que a combinação entre os três biomas faz do estado um dos lugares mais biodiversos do planeta.

Leia Também:  Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Jauru

O professor informou que Mato Grosso começou a estruturar o turismo de observação de primatas após discussões iniciadas em 2015 dentro da Sociedade Brasileira de Primatologia e que ganharam força internacional nos últimos anos.

“Mato Grosso é um estado único por ser esse encontro de biomas. Hoje o Cristalino Lodge e o Jardim da Amazônia já estão entre os principais pontos de observação de aves do país e agora começamos a consolidar também a rota dos primatas”, afirmou.

A nova rota conecta empreendimentos turísticos, reservas privadas, propriedades rurais e comunidades locais em diferentes regiões do estado. O percurso poderá ser realizado em cerca de 15 dias e permitirá a observação de aproximadamente 15 espécies de primatas em ambientes naturais preservados, de São José do Rio Claro a Alta Floresta, passando por Sinop.

Além de impulsionar o turismo, o projeto aposta na conservação da floresta em pé e na geração de renda para comunidades locais, transformando a biodiversidade em oportunidade econômica sustentável.

Apoio do Governo do Estado

A participação do Estado na Avistar, considerada a maior feira de observação de natureza da América Latina, ocorre com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que investe na estrutura do estande para aproximar empresários do setor, operadores de turismo e o público final interessado em ecoturismo e “passarinhadas”.

Leia Também:  Força Tática prende suspeito de comércio ilegal de armas de fogo em Sorriso

A turismóloga e servidora da Sedec há 30 anos, Simone Lara Pinto, explica que o Estado participa de eventos segmentados como estratégia para consolidar Mato Grosso como referência nacional em turismo de natureza.

Segundo ela, feiras como a Avistar e a Birdfair, realizada na Inglaterra em julho, reúnem um público altamente especializado e interessado exatamente no perfil de experiências oferecidas pelo estado.

“Mato Grosso é um dos destinos mais procurados do Brasil para observação de aves. São turistas que viajam especificamente para isso e essas feiras aproximam nossos empresários de operadores e visitantes do mundo inteiro”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA