MATO GROSSO
Projeto Camaradinha Aruandê terá oficinas gratuitas de capoeira, trança nagô e outras atividades
Estão abertas as inscrições para o Projeto Camaradinha Aruandê, que oferta oficinas de capoeira, trança nagô, maculelê, tambor, samba de roda e outras atividades. A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O evento ocorre do dia 26 até 28 de fevereiro no bairro Araés, em Cuiabá, a partir das 19h. Com uma programação gratuita e aberta ao público de todas as idades, a ação tem como objetivo disponibilizar os diversos tipos de artes para a população.
Serão disponibilizadas cerca de 50 vagas para as oficinas, com exceção da de Trança, que terão 20 vagas reservadas para a comunidade do bairro.
Além das diversas oficinas, ainda ocorrerá apresentação das peças “O Capoeiro Cuiabano” e “O Capoeirista e a Roda”, com o propósito de transmitir a importância da manifestação cultural à população.
“Sinto uma enorme alegria por termos sido contemplados. Esta conquista permitirá expandir nossa arte da Capoeira, com as nossas danças, nossa capoeira e nossas tranças, alcançando mais pessoas e fortalecendo nossa raiz aqui no bairro Araés, sob a liderança do Mestre Veto”, ressalta Gabriela Matos, conhecida como Gaby Flor, produtora do projeto.
As atividades são gratuitas e aberta ao público de todas as idades, bastando que o interessado faça sua inscrição aqui.
Mais informações no instagram: @gingacamaradinha.mt
Confira aqui a programação:
26 fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Quadra do bairro Araés
Atividades:
– Tambores com Graduando Zumba
– Maculelê com Aluna Manu
– Intervalo 30 min
– Capoeira com Profª Xodó
27 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Quadra do bairro Araés
Atividades:
– Tambores com Graduando Zumba
– História da capoeira com Mestre Veto
– Capoeira com Profª Xodó
– Encerramento com Roda de Capoeira
28 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
Local: Quadra do bairro Aráes
Atividades:
– Fala institucional
– Oficina de Tranças com Manu e Gaby Flor
– Samba de roda com Graduando Zumba e DJ Capoeira
– Apresentação de Maculelê (Zumba, Manu)
– Desfile Afro (Xodo, Gabi, Manu)
– Teatro
Serviço: Projeto Ginga Camaradinha Aruandê
Data: de 26 à 28 de fevereiro de 2025
Local: Ginásio Benedito Ferreira dos Santos – Dito Coró (R. Manoel Leopoldino, 324 – Araés, Cuiabá – MT, 78005-550)
Inscrições: online via Sympla em https://www.sympla.com.br/evento/ginga-camaradinha-aruande/2811736
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros combate incêndio e evita perdas maiores em loja de conserto de eletrodomésticos
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na quarta-feira (17.6), um incêndio em um estabelecimento comercial localizado no bairro Jaime Seiti Fujii, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).
A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada por volta das 13h45. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram o imóvel, que funcionava como uma empresa especializada em consertos de eletrodomésticos, atingido pelas chamas. Havia intensa emissão de fumaça tóxica provocada pela combustão de geladeiras, máquinas de lavar e outros equipamentos armazenados no estabelecimento.
Durante o combate, os militares conseguiram retirar e preservar parte dos eletrodomésticos que ainda não haviam sido atingidos pelas chamas, reduzindo os prejuízos materiais.
Para a extinção completa do incêndio e a realização do trabalho de rescaldo, foram utilizados cerca de 18 mil litros de água, com apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura Municipal.
Após o controle das chamas, foi constatado que a estrutura do prédio apresentava comprometimento significativo, com risco de desabamento. Como medida de segurança, a área foi isolada e posteriormente repassada à Defesa Civil do município para adoção das providências cabíveis.
Apesar dos danos materiais, não houve registro de vítimas.
*Sob supervisão da SD Karine Miranda
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT3 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá
