MATO GROSSO
Pré-Enem Digit@l MT se consolida como plataforma de preparação gratuita de alunos da Rede Estadual
¿O Pré-Enem Digit@l, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), se consolidou como um programa de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na alta performance e no engajamento estudantil. Mais de 27 mil jovens do 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos participaram da edição do ano passado.
Na infraestrutura pedagógica e no conteúdo disponível em 2025, o acervo digital contou com 827 videoaulas, totalizando 632 horas de conteúdo gravado e podcasts temáticos. Além disso, foram realizados 468 aulões aos sábados e 52 aulões itinerantes. O projeto também focou na escrita, realizando 104 oficinas de redação para o aperfeiçoamento técnico dos candidatos.
“O Pré-Enem Digit@l mostra que estamos no caminho certo ao investir em uma preparação pública, gratuita e de alta performance para nossos estudantes. O programa representa oportunidade, equidade e confiança para que os jovens da Rede Estadual cheguem ao Enem mais preparados, motivados e com reais condições de acesso ao ensino superior, independentemente da região onde vivem”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
O programa contou também com a mobilização e preparação de véspera, com a Blitz do Enem, uma ação de impacto que alcançou quase 10 mil estudantes.
Nos aulões de véspera, as equipes do Pré-Enem realizaram mobilizações presenciais com 3.346 estudantes. Para preparar os estudantes, foram aplicados dois simulados gerais para diagnósticos e treinos de tempo de prova.
Com o intuito de incentivar o desempenho dos alunos, também foi instituído o Prêmio Redação Nota Mil, como uma estratégia para fomentar a excelência. A premiação pode chegar até R$ 5 mil para os estudantes que atingirem a pontuação máxima na redação do exame.
O Pré-Enem Digit@l contou com um regime híbrido de ensino, nas modalidades on-line e presencial, garantindo que as ferramentas tecnológicas cheguem a todas as regiões do Estado, apoiadas por material didático impresso.
“O programa garantiu a democratização do acesso por meio de uma plataforma digital, que disponibilizou aulas on-line gravadas em estúdio próprio da Seduc, com tecnologia de ponta e uma equipe de professores experientes. O material ficou acessível a todos os alunos da rede estadual, permitindo que estudantes de diferentes regiões do Estado acompanhassem os conteúdos. Para 2026, o projeto passará por novas melhorias e contará com importantes novidades”, destacou o coordenador do Pré-Enem Digit@l, Mohamad Fares.
O Pré-Enem Digit@l faz parte da Política Educacional Projetos Integrados Pedagógicos, uma das 30 políticas que compõem o plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas do país até 2032.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governo de MT abre inscrições para contratar adolescentes em programa de valorização feminina
O Governo de Mato Grosso abre, nesta sexta-feira (12.6), as inscrições para o programa “Meninas que Transformam”, voltado à formação cidadã e à inserção de jovens e adolescentes no ambiente institucional do serviço público estadual.
As inscrições seguem até o dia 30 de junho, às 18h, e devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Estadual de Seleção, de forma gratuita, no endereço seletivo.seplag.mt.gov.br.
“Essa é uma ação voltada à valorização e autonomia feminina de adolescentes e jovens, que desde cedo terão incentivo para inserção no mercado de trabalho. O Governo do Estado tem desenvolvido políticas públicas para fomentar a inserção de mulheres no mercado de trabalho, e o programa Meninas Que Transformam surge como uma iniciativa inovadora, focada no público infantojuvenil”, destacou a chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher, delegada Mariell Antonini.
O programa é destinado a meninas que tenham entre 14 e 18 anos e estejam regularmente matriculadas no Ensino Médio, em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podendo ser da rede pública ou privada de ensino.
A seleção das inscritas vai ser realizada mediante avaliação de desempenho escolar e análise do indicador socioeconômico.
O programa
O programa será executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher.
As participantes vão realizar atividades supervisionadas em órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de participar de cursos, oficinas, palestras e outras ações de desenvolvimento pessoal e profissional.
A jornada será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais. As selecionadas irão receber uma bolsa mensal de R 220,54 e terão direito a um recesso de 30 dias a cada 12 meses de atividades.
O programa estará disponível em todos os municípios de Mato Grosso, permitindo que as candidatas escolham a cidade onde desejam atuar no momento da inscrição.
O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado em 14 de julho.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
SAÚDE7 dias atrásInaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas
-
NACIONAL7 dias atrásTurismo plural é estratégia de competitividade, defendem especialistas no Fórum Internacional de Mulheres no Turismo
-
NACIONAL7 dias atrásMinistério do Turismo anuncia crédito especial para mulheres empreendedoras do setor em situação de violência
-
ESPORTES7 dias atrásAncelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
-
NACIONAL6 dias atrásMinistro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira

