MATO GROSSO
Polícia Militar inicia capacitação de 39 agentes de segurança para policiamento em estádios
A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da Polícia Militar de Mato Grosso iniciou o 1º Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios, na manhã desta segunda-feira (27.02), em Cuiabá. A formação tem a finalidade de capacitar os agentes para atuação policial dentro de praças esportivas de Mato Grosso.
A primeira turma do curso é formada por 39 alunos, sendo eles da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. A aula inaugural do curso foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT).
A formação é organizada pelo 10º Batalhão da PMMT e será ministrada no Ginásio Aecim Tocantins. O comandante do 10º BPM, tenente-coronel Luiz Fernando Oliveira Dias, destaca que após o curso os alunos estarão preparados para atuar na segurança de árbitros, delegações esportivas e torcida, buscando a preservação da ordem pública.
“Os alunos dedicarão atenção especial aos procedimentos e cumprimentos dos protocolos próprios de segurança nas praças desportivas, em especial a Arena Pantanal. A ferramenta principal é o fortalecimento da preocupação e respeito à integridade física e dignidade humana de todo o público que frequenta esses locais, em todo o Estado de Mato Grosso”, afirma.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou que o curso para policiamento em estádios é de extrema importância para capacitar ainda mais as forças de segurança, uma vez que a Arena Pantanal tem sido palco de eventos esportivos nacionais e internacionais.
“A Polícia Militar tem experiência em atuação de grandes eventos, estivemos presentes na Copa do Mundo de 2014, onde foi estabelecida toda a segurança necessária. Hoje, temos um time de futebol na Série A do Campeonato Brasileiro e vemos nossos policiais militares em trabalho contínuo com muito profissionalismo e dedicação. Com essa capacitação, vamos ganhar muito, adquirindo mais conhecimento e trazendo isso na melhoria do trabalho e prestação de serviço a toda à sociedade”, completou o comandante-geral da PMMT.
O curso tem duração de 60 horas/aulas e será realizado até o dia 04 de março deste ano. A aula inaugural contou com uma palestra do juiz de direito Marcelo Sebastião Prado de Moraes, que falou sobre fundamentos jurídicos da atividade policial em praças desportivas.
Homenagem
A primeira turma do Curso de Capacitação de Policiamento em Estádios foi batizada em ao nome do coronel Nadim Amui Júnior, falecido em novembro do ano passado, em reverência a toda sua dedicação e serviços prestados à Polícia Militar. A viúva do coronel, senhora Paula Amui, esteve presente na solenidade e recebeu uma placa em homenagem ao coronel.
Também estiveram presentes na solenidade o subchefe de Estado-Maior Geral, coronel Wilker Soares Sodré; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Januário Baptista; o comandante de Policiamento Especializado, coronel Paulo César da Silva, o deputado federal coronel Jonildo José de Assis; o secretário-adjunto de Esporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), David Moura; o diretor-executivo da Federação Mato-grossense de Futebol, Humberto Frederico, entre demais autoridades militares e civis.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Setasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o América Mineiro
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) abriu as inscrições para o sorteio que levará, de forma gratuita, 10 pessoas portadoras da Carteira de Identificação do Autista ao Camarote dos Autistas, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O sorteio é válido para a partida entre Cuiabá Esporte Clube e América Mineiro, que ocorre no dia 2 de julho, às 19h, no complexo esportivo. A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B.
Os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponibilizado no site da Setasc. Um dos campos a serem preenchidos requer o número da Carteira de Identificação do Autista. Clique aqui para se inscrever.
O sorteio será realizado no dia 30 de junho, garantindo tempo hábil para que a equipe entre em contato com os contemplados, confirme a participação, repasse as orientações necessárias às famílias e conclua os procedimentos de cadastro e emissão dos ingressos.
O sorteio será feito a partir dos nomes cadastrados no formulário específico para esta ação.
Após a realização do sorteio, a equipe da Setasc verifica se o contemplado possui a Carteira de Identificação do Autista. Caso não esteja devidamente cadastrado, a vaga será destinada a um suplente sorteado previamente, seguindo a ordem de classificação do sorteio.
Além da confirmação da Carteira de Identificação do Autista, é necessário realizar o cadastro no FacePass para ter acesso à Arena Pantanal. Cada sorteado tem direito a dois acompanhantes.
Carteira de Identificação do Autista
O documento é emitido gratuitamente pela Setasc e contém informações específicas da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de contato de emergência e dados do responsável legal ou cuidador, quando houver.
O cadastro da Carteira de Identificação do Autista é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e física. A emissão da carteira digital ocorre após análise e aprovação da documentação enviada pelo aplicativo. Já a versão física é disponibilizada posteriormente ao usuário.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080 e (65) 3613-5711 ou pelo site da Setasc.
FacePass
O cadastramento facial para acesso à Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, responsável pelo sistema de reconhecimento facial utilizado no estádio. Para realizar o cadastro, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço por meio da plataforma da empresa.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL5 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

