MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra operação contra facção com atuação em quatro municípios de Mato Grosso

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (12.02), a Operação Carbono, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, com base no município de Juara e ramificações em outras cidades do Estado.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Juara, com apoio das Delegacias que integram a Regional de Juína, da Delegacia de Várzea Grande e da Delegacia de Campo Novo do Parecis.

Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão domiciliar em Juara, Campo Novo do Parecis, Brasnorte e Várzea Grande e um mandado de sequestro de um veículo Fiat Strada Volcano, apontado nas investigações como instrumento utilizado para o transporte de entorpecentes.

Conforme apurado pela equipe de investigadores da Delegacia de Juara, a facção criminosa possuía liderança local, responsável pelo gerenciamento da distribuição de entorpecentes e articulação com integrantes em outros municípios.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, três pessoas foram presas em flagrante, sendo dois em Juara, por tráfico de drogas, e um em Brasnorte, por posse irregular de arma de fogo.

Leia Também:  Alunos da Escola Tiradentes de Barra do Garças vencem competição regional de taekwondo

Com o primeiro de Juara, de 25 anos, os policiais localizaram uma embalagem contendo cocaína, dezenas de pinos utilizados para embalar entorpecente, dinheiro em notas de pequeno valor e um aparelho celular.

Com o segundo, de 23 anos, foram apreendidos aproximadamente 14 gramas de maconha, balança de precisão, dinheiro em espécie e utensílios utilizados para preparo e fracionamento da droga.

Já em Brasnorte, um homem de 36 anos foi preso em flagrante após os policiais localizarem na residência dele uma espingarda calibre 32, duas armas de pressão bloqueadas para calibre 22, munições e uma porção de maconha.

Todo o material apreendido será submetido à análise pericial para continuidade das investigações.

Operação Pharus – Farol da Justiça

A Operação Carbono integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

O nome dado ao planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso, voltado ao combate às facções criminosas, evoca a imagem de uma estrutura imponente que projeta luz constantemente, atravessando a escuridão e alertando sobre os perigos ocultos. A mensagem busca mostrar que o Estado é o ponto de referência seguro que orienta a sociedade e, ao mesmo tempo, expõe e sinaliza as ameaças criminosas, tornando-as visíveis e combatíveis.

Leia Também:  Com apoio da Sesp, bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento "Cultura Pela Paz"

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Novas psicólogas e assistente social reforçam rede de acolhimento da Polícia Civil

A Polícia Civil recebeu, nessa quarta-feira (10.6), sete novas servidoras para os cargos de psicólogas e assistente social, que atuarão nas unidades especializadas de defesa da mulher e vulneráveis de Cuiabá.

A cerimônia de assinatura de contrato e a aula inaugural da capacitação das sete servidoras ocorreu no auditório da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e contou com a presença de autoridades que fizeram parte de projeto para a contratação das novas servidoras.

As sete contratadas pelo Governo de Mato Grosso (que fazem parte de um grupo de 18, que ainda estão em fase de análise de documentação) serão lotadas na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, na Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Plantão de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, e na Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis.

O ato de contratação foi publicado no diário oficial do dia 29 de maio de 2026. O objetivo da convocação é aprimorar a qualidade, a eficiência e a abrangência dos serviços prestados nas unidades especializadas da polícia civil.

Leia Também:  Alunos da Escola Tiradentes de Barra do Garças vencem competição regional de taekwondo

“Esse atendimento é muito importante, ele vem complementar o nosso trabalho de Polícia Judiciária Civil, que é um trabalho investigativo. Nós entendemos também a importância do acolhimento e da correta indicação dessas vítimas, mulheres e pessoas vulneráveis, que procuram as nossas unidades, e precisam desse primeiro acolhimento”, afirmou a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel.

Os profissionais serão capacitados pela Academia de Polícia Civil, em parceria com a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, para atuarem no atendimento, acolhimento, avaliação e acompanhamento psicossocial das vítimas.

“Essas profissionais estarão capacitadas para realizar o primeiro atendimento das mulheres que adentrarem à Delegacia da Mulher, do Adolescente, ou ao Plantão, para que sejam recebidas com toda a qualificação, com olhar em perspectiva de gênero, uma escuta ativa, protegida e adequada, fornecendo para a vítima todo um direcionamento para a rede de proteção”, explicou a delegada Judá Maali Marcondes, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA