MATO GROSSO
“Orla trouxe mais qualidade de vida e um espaço seguro para lazer e exercício”, afirma morador
A nova orla turística de Santa Terezinha (a 1.220 km de Cuiabá) transformou a paisagem da cidade e garantiu aos moradores um novo espaço de convivência. O local, que já é um ponto de encontro para os cerca de 8 mil moradores da cidade, vai ser entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (28.1).
Localizado às margens do Rio Araguaia, um dos maiores do Brasil, o espaço oferece mais segurança e estrutura para quem busca momentos de lazer e a prática de atividades físicas, como afirma o servidor público Edvan Venâncio.
“Essa orla trouxe uma qualidade de vida melhor, um espaço que a gente pode fazer a caminhada com mais segurança. Antes não tínhamos um local adequado. Caminhávamos na rua mesmo, com carro passando, e tinha que ter cuidado para não ser atropelado. Então essa orla foi uma maravilha, um presente que nós ganhamos. É uma área de lazer e, ao mesmo tempo, de exercício físico”, afirmou.
A orla de Santa Terezinha recebeu R$ 4 milhões em investimentos do Governo do Estado e conta com uma área de 722 m², com playground, bancos, quadra de esportes e uma área livre ampla.
“Quando temos bons espaços para os moradores, temos bons espaços para os turistas e é isso que estamos fazendo, melhorando as cidades para seus moradores. Essa e as outras orlas que estamos construindo vão proporcionar bons lugares para a população e impulsionar o turismo”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Além da inauguração do espaço, em Santa Terezinha, o governador também vai autorizar outros R$ 8,3 milhões em investimentos para o município. O valor será empregado para melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e lazer e ações sociais.
Outras orlas
A orla de Santa Terezinha é a segunda a ser entregue pelo Governo do Estado, de um total de seis, que vão impulsionar o turismo e o desenvolvimento dos municípios. Além dela, os moradores de Santo Antônio de Leverger também receberam uma orla de 12,8 mil m² em dezembro de 2025.
Também estão em construção orlas turísticas nas cidades de Barão de Melgaço, Luciara, Cáceres e São Félix do Araguaia.
Morador de São Félix do Araguaia há mais de 30 anos, Ademar Bueno ressalta a importância da obra para atrair visitantes, principalmente durante a temporada de pesca.
“Essa obra é vital para o comércio. Vai fazer com que as pessoas venham com suas famílias para se divertir na beira do rio, que é o nosso maior atrativo. Sem dúvida, essa orla vai dar um grande impulso no nosso turismo”, afirmou.
Em São Félix do Araguaia a construção da orla está em 76% de execução. Em Luciara, 66%. A orla de Barão de Melgaço está em 53% e em Cáceres, 43%.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sefaz passa a atender contribuintes na nova unidade do Ganha Tempo Pedra 90
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) passou a atender cidadãos e contribuintes na nova unidade do Ganha Tempo Pedra 90, inaugurada nesta segunda-feira (11.5) pelo Governo do Estado.
Com a nova estrutura, a Sefaz amplia os pontos de atendimento presencial oferecidos à população, que já conta com unidades instaladas nos Ganha Tempos de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop, além das Unidades de Serviço Conveniadas (USCs) mantidas em municípios parceiros.
Entre os serviços disponibilizados estão cadastro, emissão de certidão negativa, conta corrente fiscal, e-Process, ICMS, Nota MT, IPVA, documentos fiscais, notificação de lançamento, Termo de Apreensão e Depósito (TAD) e Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e).
Para o secretário adjunto da Receita Pública, Lucas Elmo, a nova unidade do Ganha Tempo fortalece o processo de aproximação entre a administração tributária e a população.
“Ampliar os pontos de atendimento facilita o acesso dos contribuintes aos serviços da Sefaz e contribui para um atendimento mais ágil, próximo e eficiente, especialmente em regiões com grande concentração populacional”, destacou.
O novo Ganha Tempo atenderá moradores do Pedra 90 e de bairros vizinhos, como Nova Esperança, Distrito Industrial e Osmar Cabral, abrangendo uma região com mais de 100 mil habitantes. A previsão é de que a unidade realize cerca de 400 atendimentos por dia.
Além da Sefaz, o espaço reúne serviços da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Águas Cuiabá, permitindo que os cidadãos tenham acesso a diferentes atendimentos em um único local.
As unidades do Ganha Tempo funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
ECONOMIA7 dias atrásSem política industrial, o Brasil não avança na geração de emprego e renda’, afirma Márcio Elias Rosa
-
SAÚDE7 dias atrásMinistério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT

