MATO GROSSO
Lideranças femininas do Governo de MT reforçam incentivo às mulheres a ocuparem espaços de poder
As lideranças femininas do Governo de Mato Grosso incentivam as mulheres a ocuparem posições de poder e decisão. A provocação faz parte de uma reflexão para o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8.3), em todo o planeta. Segundo elas, o lugar da mulher é onde ela quiser estar, seja na gestão pública, na agricultura, na educação, na ciência ou em qualquer área da sociedade.
Para a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, a data é um momento de reflexão, respeito e gratidão por todas as mulheres que, com coragem e sensibilidade, contribuem para transformar famílias, comunidades e gerações.
“Hoje, é um dia de reconhecer a força e a grandeza das mulheres. Sem elas não existiria vida. Todos nós viemos de uma mulher, de uma mãe que gerou, cuidou e ensinou os primeiros valores da vida. Tenho profunda admiração por todas as mulheres que diariamente enfrentam desafios, cuidam de suas famílias, trabalham, estudam e ainda encontram forças para ajudar outras pessoas. São exemplos de amor, coragem e resiliência”, afirmou.
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, enfatizou a necessidade de romper estereótipos e criar espaços de colaboração.
“Precisamos fomentar espaços de crescimento, para que a mulher não precise trabalhar o dobro para mostrar seu valor e competência. A gestão do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta avançou muito nessa pauta, abrindo espaços que majoritariamente eram ocupados por homens. Um exemplo disso é a própria Secom, que pela primeira vez em sua história tem uma mulher comandando a pasta”, destacou.
No campo acadêmico, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, destacou os avanços femininos na educação e na inovação. “A gente sabe que o mundo acadêmico foi construído por vozes masculinas. Mas hoje, ao olhar para as nossas salas de aula e laboratórios, vejo mulheres que, apesar dos desafios estruturais, estão na linha de frente da inovação e do pensamento crítico. Acreditar em si mesma é um ato de resistência. Mulheres, acreditem na sua capacidade intelectual mesmo quando o mundo tentar subestimá-la. Sua voz é tão importante quanto a de qualquer outro”.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou que a liderança feminina se traduz em competência e impacto positivo.
“Ocupar cargos de chefia exige preparo técnico, equilíbrio emocional e capacidade de tomar decisões difíceis. As mulheres têm demonstrado de forma consistente que reúnem essas competências com excelência. Ainda somos minoria em espaços estratégicos. Por isso, é fundamental ampliar a presença feminina nessas posições. Não por simbolismo, mas por mérito e pelo impacto positivo que geramos na qualidade das decisões. Quando uma mulher assume um cargo de chefia, ela inspira outras a acreditarem que também podem chegar lá”.
A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reforçou a mensagem de coragem. “Nós mulheres podemos ser o que quisermos, ocupar os espaços que desejarmos e liderarmos com competência e com sensibilidade. Acredito que a nossa presença em cargos de chefia é fundamental para transformarmos realidades e abrirmos caminhos para outras mulheres. Cada uma de nós tem que se sentir incentivada a assumir seu papel de liderança numa sociedade mais justa, igualitária e forte”.
Inspirada nas mulheres do campo, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, pontuou que a presença feminina inspira outras a conquistarem seu espaço.
“Ser mulher é lidar com muitos desafios, mas também é ter uma força muito grande. Vejo isso todos os dias na agricultura familiar, com as mulheres que trabalham, cuidam da família, produzem, empreendem e não desistem. Acredito muito que a gente precisa incentivar cada vez mais mulheres a ocuparem espaços de liderança e gestão. Precisamos nos unir mais. O lugar da mulher é onde ela quiser estar, e a sociedade como um todo precisa compreender isso de uma vez por todas”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mutirão de regularização ambiental começa nesta terça-feira (30) em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) inicia nesta terça-feira (30.6), em Rondonópolis, mais um mutirão da CAR Digital 2.0. O evento, que se estenderá até quinta-feira (02), será realizado no Hotel Nacional Inn, localizado no centro da cidade. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h.
Além de Rondonópolis, serão atendidos produtores rurais de Pedra Preta, São José do Povo, Poxoréu, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Guiratinga, Alto Garças e Tesouro.
O Mutirão do CAR Digital 2.0 tem como objetivo acelerar a regularização ambiental dos imóveis rurais por meio de atendimentos técnicos individualizados. Durante a ação, equipes da Sema orientam produtores sobre correções cadastrais, análise de pendências e procedimentos necessários para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A iniciativa conta com o apoio do Programa Regulariza Rural, viabilizado por meio de parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Serviço Florestal Brasileiro, com recursos do Banco Alemão KFW, da Prefeitura Municipal de Rondonópolis e do Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI).
Após Rondonópolis, o mutirão do CAR Digital 2.0 ainda contemplará outras regiões. Estão previstos mutirões em Querência (dias 14 a 16/7), Jaciara (4 a 6/8), Brasnorte (11 a 13/8), Sapezal (18 a 20/8) e Primavera do Leste (25 a 27/8).
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
Sinop6 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro Mendes lança pré-candidatura ao Senado e defende endurecimento das leis e mudanças no STF – veja o video
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
POLÍTICA MT2 dias atrásNininho destaca legado de Mauro Mendes, destaca atuação de Virginia Mendes e defende gestão de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásPrefeitos de Campo Verde e Colíder declaram apoio a Virginia Mendes e Mauro Mendes durante lançamento de pré-candidaturas
-
ECONOMIA6 dias atrásMinistro destaca NIB e novos acordos comerciais no II Fórum de Investimentos Brasil-UE

