MATO GROSSO

Investimentos do Governo de MT ampliam e modernizam escolas estaduais em Cuiabá

O Governo de Mato Grosso investiu, em sete anos, em infraestrutura e recursos pedagógicos em escolas estaduais de Cuiabá. Desde 2019, foram entregues sete escolas novas, sendo quatro no modelo Colégio Estadual Integrado (CEI). Outras 25 unidades foram totalmente reformadas. O investimento total ultrapassa R$ 240 milhões.

Os investimentos do Governo, realizados por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), vêm fortalecendo a rede estadual com melhorias na infraestrutura escolar e no trabalho pedagógico, o que se reflete diretamente no ensino, na aprendizagem e na qualidade de vida dos estudantes e profissionais da educação.

Atualmente, 5 escolas estão em obras, e uma quadra poliesportiva está em construção na Escola Estadual Antônio Cesário de Figueiredo Neto. No mobiliário, as escolas estaduais e municipais receberam mais de 50 mil itens, totalizando R$ 75 milhões. Até o final de 2026, o investimento previsto será de R$ 195 milhões.

Além dos quatro CEIs já entregues, Victorino Monteiro, Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, Mário de Castro e Malik Didier, outras sete unidades estão sendo reconstruídas no modelo CEI com aporte de mais de R$ 154 milhões. Os bairros contemplados incluem Jardim Industriário, Nico Baracat e Paiaguás, além das escolas Heliodoro Capistrano, Zélia Costa, Santos Dumont e José de Mesquita.

Nas unidades escolares construídas ou modernizadas, os avanços podem ser percebidos em ambientes mais organizados, acolhedores e adequados ao dia a dia. Salas revitalizadas, espaços mais confortáveis, melhor estrutura para professores e estudantes, além do reforço das ações pedagógicas, têm contribuído para tornar a escola um ambiente mais favorável ao aprendizado e à convivência.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em carro de passeio em Cuiabá

Na Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, essas mudanças já fazem parte da rotina e são sentidas por quem vive diariamente o ambiente escolar. Para a direção, os investimentos representam mais do que apenas melhorias físicas. Eles ajudam a fortalecer o sentimento de pertencimento, elevam a autoestima da comunidade escolar e criam melhores condições para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

A escola, que tem capacidade para atender 385 alunos por turno, recebeu um aporte de R$ 11,8 milhões e conta agora com 11 salas de aula, refeitório, vestiários, bloco administrativo, quadra poliesportiva e novas áreas de convivência. A nova estrutura foi aprovada pela direção da unidade, pelos estudantes e professores, que apontam mudanças positivas no dia a dia da comunidade escolar.

O diretor Hugo Honório destaca que a nova estrutura representa o cumprimento de um sonho coletivo da comunidade escolar.

“É uma conquista que impacta diretamente o ensino, a aprendizagem e o bem-estar de todos que vivem a escola todos os dias. Quando oferecemos um ambiente digno, moderno e acolhedor, mostramos aos nossos estudantes que eles são prioridade”.

Na avaliação da coordenadora pedagógica, Letícia Ceron, a escola está mais estruturada e contribui diretamente para o processo de ensino e aprendizagem.

“Quando o estudante encontra um ambiente acolhedor, organizado e preparado para recebê-lo, a participação nas atividades cresce, o interesse pelos estudos aumenta e o acompanhamento pedagógico se torna mais eficiente”.


Professor de Matemática, Jucivaldo da Silva Correa

Para o professor de Matemática, Jucivaldo da Silva Correa, as melhorias também têm impacto prático no cotidiano da sala de aula.

Leia Também:  Polícia Civil realiza operação de combate a ligações clandestinas de energia elétrica em Cáceres

“Um ambiente mais adequado favorece a concentração dos alunos, melhora a dinâmica das aulas e proporciona melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Com mais conforto e organização, o trabalho docente ganha em qualidade e os estudantes respondem com mais envolvimento”, avalia.

Entre os estudantes, a transformação é percebida na vivência diária. Com uma escola melhor cuidada, o ambiente se torna mais agradável para estudar, conviver e construir projetos de futuro. O reflexo se manifesta tanto na motivação para frequentar as aulas quanto na relação com professores, colegas e demais profissionais da unidade.

Ludmila Cristina Lima, 13 anos, do 8º ano, disse que a escola está mais bonita e mais organizada, o que faz diferença no nosso dia a dia. “A gente chega com mais vontade de ficar, de estudar e de participar das atividades. Quando o ambiente é bem cuidado, a gente se sente mais valorizado, e isso dá mais ânimo para aprender”.


Juli e Ludmila, alunas do 8º ano

Já para a colega de sala, Juli Rebeca, de 13 anos, com a escola melhorada, a convivência também fica mais leve e acolhedora. “A gente se sente mais confortável, mais feliz e até mais confiante para pensar no futuro. Estar em um lugar assim faz a gente acreditar que pode sonhar mais alto e construir um caminho melhor por meio dos estudos”.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  "Integração entre Corpo de Bombeiros e Samu agiliza atendimento e aumenta chance de sobrevida", afirma comandante-geral

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Russas brilham e conquistam torneio mundial em Cuiabá; Gianotti e Spoto vencem no masculino

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA