MATO GROSSO
Grêmios estudantis debatem ações de prevenção ao suicídio com estudantes e professores
Conforme o representante dos grêmios na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Leonardo Coelho, o objetivo das ações foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se falar sobre a saúde mental e as redes de proteção foi alcançado.
Coelho destacou que a campanha do Setembro Amarelo abordou o suicídio como uma questão de saúde pública e permitiu que as pessoas discutissem abertamente suas experiências e sentimentos, abrindo caminho para ações preventivas.
“As conversas realizadas durante o período foram o destaque das ações, e envolveram estudantes do ensino médio e profissionais da Educação. Levamos jovens e adultos a refletirem sobre as causas e a prevenção ao suicídio, promovendo uma mobilização que ainda repercute”, afirmou.
Para o assessor pedagógico e um dos representantes dos grêmios, Guilherme Augusto Vieira, fomentar uma discussão como essa leva a juventude a refletir sobre o protagonismo e saúde mental. “Nos dedicamos muito em um momento de engajamento entre toda a comunidade estudantil”.
A diretora regional de Educação de Rondonópolis, Andréia Cristiane de Oliveira, afirmou que as ações do Setembro Amarelo foram de suma relevância, pois contribuíram para reduzir o estigma associado ao suicídio e aos problemas de saúde mental. Ela destacou que a campanha encorajou as pessoas que estão sofrendo a buscar ajuda sem medo de julgamento ou discriminação.
Césa Mara de Moraes Vieira Zimpe, diretora-adjunta da DRE, observou que o evento promoveu a escuta e a atenção aos sinais de alerta, fatores de risco e estratégias de prevenção do suicídio por parte dos profissionais da educação. Ela enfatizou que quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais eficaz será a prevenção.
Além dos grêmios, também estiveram envolvidos nas ações a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Rondonópolis, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 1º subseção, e a Promotoria da Vara da Infância e Juventude.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Seaf e Empaer promovem ciclo de palestras durante a Greenfarm com foco na agricultura familiar
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam, no dia 28 de maio, uma série de palestras e painéis voltados à valorização e ao fortalecimento da agricultura familiar, na programação da Greenfarm 2026, uma das principais feiras de agronegócio do país. A iniciativa é uma parceria da Farmex e reúne servidores públicos, especialistas e convidados em um espaço de troca de conhecimentos, inovação e experiências práticas no campo.
O evento será realizado no Parque Novo Mato Grosso, na Arena Central, das 14h às 20h, com uma programação diversificada que aborda desde políticas públicas até tecnologia, comunicação e novas oportunidades econômicas no meio rural.
A programação foi especialmente pensada para atender produtores da agricultura familiar, além de estudantes das áreas de Agronomia, Zootecnia e outros cursos ligados ao setor, promovendo integração entre conhecimento técnico e prática no campo. Os participantes terão direito a certificado de participação.
A abertura será marcada por um painel sobre políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar, destacando temas como regularização sanitária, acesso a mercados e competitividade. Ao longo da tarde, os participantes terão acesso a conteúdos estratégicos sobre melhoramento genético, uso de energia como fonte de renda, sucessão familiar e comunicação no campo, ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.
Outro destaque é o painel sobre crédito e fomento, que traz orientações sobre oportunidades de financiamento para produtores, seguido por discussões sobre pesquisa, inovação e qualidade da produção, com foco no café robusta amazônico em Mato Grosso.
Temas como turismo rural, indicação geográfica e ovinocultura também integram a agenda, ampliando o olhar sobre novas economias e valorização dos produtos locais.
Encerrando a programação, um bloco institucional reunirá lideranças da Seaf e da Empaer para apresentar resultados e estratégias que demonstram, na prática, como a integração das políticas públicas tem transformado a realidade da agricultura familiar no estado.
A secretária de Agricultura Familiar do Estado, Andreia Fujioka, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de fortalecimento do setor. “A Greenfarm é um espaço estratégico para levar informação de qualidade aos nossos produtores. Esse ciclo de palestras reforça o compromisso da Seaf em apoiar a agricultura familiar com políticas públicas eficientes, inovação e geração de oportunidades no campo”, afirmou.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também ressaltou o papel da assistência técnica e da difusão do conhecimento. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais os produtores das tecnologias e das boas práticas que já estão disponíveis. A Empaer atua diretamente no campo. Momentos como esse são fundamentais para compartilhar experiências e impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso”, pontuou.
Confira a programação e inscreva-se nas palestras no link: https://greenfarmbrasil.com.br/programacao-28-de-maio-quinta-feira/
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi aciona TJ para suspender despejo de centenas de famílias em Cuiabá
-
SAÚDE6 dias atrásSaúde entrega primeiros veículos para transporte intermunicipal de pacientes e anuncia mais de R$ 400 milhões para o Ceará
-
SAÚDE7 dias atrásDa ciência ao cuidado: Ministério da Saúde debate estratégias para acelerar o acesso à inovação nos serviços do SUS
