MATO GROSSO
Governo aumenta o repasse para a Santa Casa de Rondonópolis
O governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, assinam, nesta segunda-feira (25.5), o termo de compromisso que aumentará o repasse à Santa Casa de Rondonópolis, ampliando em mais de 75% a capacidade de atendimentos à população de todo o estado de Mato Grosso.
Com o incremento de R$ 12 milhões por mês, serão realizados 300 mil procedimentos hospitalares por ano na unidade.
O evento será às 16h, na Santa Casa de Rondonópolis.
Serviço
Assinatura de termo de compromisso com a Santa Casa de Rondonópolis
Data e hora: Segunda-feira (25.5), às 16h
Local: Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis – Rua Acyr Rezende Souza e Silva, 2.107 – Vila Birigui – Rondonópolis
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lacen detecta circulação de variante da Influenza A em MT; vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde
O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), identificou a circulação de uma nova variante da Influenza A (H3N2) no Estado. A análise do DNA do vírus foi realizada no Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, em quatro amostras coletadas em Cuiabá e Várzea Grande, nos meses de fevereiro e março.
A variante, chamada pela Organização Mundial de Saúde de A (H3N2) J.2.4.1, subclado K, teve rápida expansão desde agosto de 2025 em vários países e já circula em todas as regiões do país, sem evidência de maior gravidade clínica.
Segundo a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, a unidade envia todos os meses um quantitativo de amostras à unidade de referência regional em São Paulo para análise. São elas que vão subsidiar o conhecimento dos vírus circulantes no país e definir a composição da vacina contra a influenza para o próximo ano.
“A detecção em Mato Grosso é importante porque demonstra a circulação local de um subclado de H3N2 em expansão nacional e internacional. Isso reforça a importância da vigilância genômica para acompanhar a evolução genética, possível substituição de linhagens e impacto epidemiológico em casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, explicou a diretora.
Amostras do subclado K de Influenza A também foram identificadas nos seguintes Estados: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Não é um vírus novo, mas uma variação genética recente do H3N2, com mudanças na hemaglutinina, que provoca os mesmos sintomas típicos de gripe. Mesmo com as diferenças genéticas entre vírus circulantes, a vacina contra a influenza é a forma mais eficaz de prevenção e é primordial, especialmente, na prevenção de formas graves da doença, hospitalizações e óbitos”, acrescentou.
A vacina contra a gripe é segura, gratuita e está disponível nos postos de saúde para o grupo prioritário: idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. Também podem se vacinar puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, pessoas em situação de rua, integrantes de forças armadas e profissionais do sistema prisional.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDepois da polêmica envolvendo o SAMU, Pivetta envia outra mensagem polêmica à Assembleia com proposta de extinguir Ouvidoria; deputado Dr. João é contra medida
-
POLÍTICA MT3 dias atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrás“CORJA, PETULANTE E DITADOR”: JÚLIO CAMPOS DETONA MAURO MENDES E DISPARA ” ELE ESTAVA QUEBRADO EM 2018 NÓS BANCAMOS A CAMPANHA DELE ” – Assistam
-
TCE MT2 dias atrásSérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington aparece com 27%, Pivetta sobe para 20% e Jayme tem 14% em cenário embolado ao governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAbilio e Pivetta ampliam investimentos em espaços esportivos de Cuiabá e entregam campo e quadra no Três Barras
-
SAÚDE4 dias atrásDenúncias contra gestão de hospital em Diamantino levantam suspeitas de favorecimento familiar e irregularidades
