MATO GROSSO

Foragido por violência doméstica é preso após ser flagrado por câmeras do Vigia Mais MT

Um homem de 50 anos, foragido da Justiça por crime de violência doméstica, foi preso na noite desta sexta-feira (29.11), no bairro Planalto, em Cuiabá. A captura ocorreu após ele ser flagrado pelas câmeras do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O suspeito foi filmado enquanto rondava as imediações de um prédio público do Estado. Ao adentrar no pátio, as câmeras emitiram um alerta ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O sistema de monitoramento do local utiliza a tecnologia chamada Smart Building (prédio inteligente), que cria uma linha virtual para detectar invasões em áreas ou horários não autorizados.

Após o alerta, o operador de videomonitoramento do Ciosp analisou a situação e acionou a Polícia Militar. A equipe se deslocou até o endereço e constatou que o homem havia invadido o pátio, possivelmente com a intenção de cometer furto.

Durante a abordagem, foi verificado que ele possuía um mandado de prisão em aberto expedido pela Segunda Vara Criminal de Cuiabá.

Leia Também:  Parceria entre Seduc e Sicredi reforça programa de Educação Financeira da Rede Estadual de Ensino

Diante dos fatos, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18.5), a Operação Marco Zero, para cumprir ordens judiciais contra investigados pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi deflagrada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.

Na operação, são cumpridos 18 mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Criminal, após análise e parecer favorável da 27ª Promotoria Criminal, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, além de alvos localizados nos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A ação se consolida como a maior da Região Metropolitana de Cuiabá em número de prisões preventivas cumpridas relacionadas a crimes de abuso sexual infantojuvenil.

O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da Diretoria Metropolitana, da Diretoria Regional de Cuiabá, da Diretoria Regional de Várzea Grande, da Diretoria de Atividades Especiais e da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado (Cecor), além de unidades policiais dos estados de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, por meio da DPCA de Recife (PE) e do GOI de Campo Grande (MS), que atuam no cumprimento simultâneo das ordens judiciais.

Leia Também:  Parceria entre Seduc e Sicredi reforça programa de Educação Financeira da Rede Estadual de Ensino

Segundo o delegado titular da Deddica, Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, as investigações reuniram elementos robustos que subsidiaram os pedidos de prisão preventiva ao Poder Judiciário, demonstrando a gravidade dos crimes apurados e a necessidade de resguardar as vítimas, bem como garantir a aplicação da lei penal.

“O trabalho da Polícia Civil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade absoluta, destacando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção”, destacou o delegado.

Nome da operação

A operação foi denominada “Marco Zero” por representar um momento histórico para a Deddica, sendo a primeira grande ação, com elevado número de prisões preventivas de abusadores, desenvolvida a partir de investigações conduzidas integralmente pela própria unidade especializada.

O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é prioridade permanente da instituição, reforçando a importância da denúncia e da atuação integrada da rede de proteção.

Maio Laranja

Integrando as ações da Campanha Maio Laranja, a ofensiva ocorre na data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em memória ao caso de Araceli Crespo, sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos de idade.

Leia Também:  Agricultoras rurais são contempladas com recurso da Lei Aldir Blanc

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA