MATO GROSSO

Estudantes da Escola Tiradentes têm aula prática na carreta do Programa MT Ciências

Estudantes da Escola Militar Tiradentes tiveram aula prática nessa terça-feira (28.02) do Programa MT Ciências, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), para popularizar o conhecimento científico. A aula aconteceu na unidade móvel que foi estacionada na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, e os estudantes fizeram experimentos científicos sobre biologia, física e aprenderam mais sobre os biomas mato-grossenses.

Os professores apresentaram e demonstraram também em maquete, equipamentos de áudio e vídeo, nas salas da carreta, os temas do patrimônio ambiental de Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Amazônia, seus rios, fauna e flora. 

A estudante do 3º ano do ensino médio Lorena Leal destaca a motivação e incentivo para se aprender com os equipamentos do MT Ciências e as experiências científicas.

“É um conhecimento a mais. Interessante essa oportunidade que tive aqui. Na aula é mais teoria e agora nós vimos na prática como funciona. Essa simulação fixa mais o conhecimento na mente dos alunos”, afirma.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec Benitez, avalia a ação como uma das formas de promover experiências científicas com os estudantes e incentivá-los a estudar mais. “O programa com a carreta do MT Ciências é um laboratório itinerante para popularizar o acesso dos estudantes ao conhecimento e experimentos científicos, além de motivar estudantes a serem pesquisadores, por exemplo”, afirma.

Leia Também:  Força Tática recupera caminhonete roubada e prende homem em Cuiabá

Aula prática

A aula prática é um complemento para a aprendizagem, conforme o estudante da Escola Militar Tiradentes, Marcos Américo, 17 anos, do 3º ano. “O que eu achei mais interessante foi o gerador de Van de Graaff. A gente está estudando justamente isso agora em física, que seriam descargas elétricas. Nós vimos isso na prática. Foi muito interessante vivenciar isso”, pontua.

“Estudar na teoria é legal, aprende bastante. Só que vendo isso acontecer na prática, saber como aquilo se desenvolve, atomicamente falando, é muito mais interessante e divertido”, completa.

O aparelho usado no experimento é a máquina eletrostática, que é composta por uma esfera grande oca de alumínio apoiada por uma haste vertical. Ela foi inventada pelo americano descendente de holandeses, Robert Van de Graaff, em 1931.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Ensino Superior da Seciteci-MT, Dimorvan Brescancim, disse que o importante da Escola Técnica Estadual de Mato Grosso é justamente unir a teoria e a prática no ensino e aprendizagem dos estudantes. “Essa possibilidade da carreta itinerante do MT Ciências e das próprias escolas técnicas são investimentos do governo do Estado para melhorar a educação profissional, para que os estudantes aprendam na teoria e na prática, bem como levar estas experiências para todas as regiões do Estado”.

Leia Também:  Batalhão Ambiental e Rotam fecham garimpo ilegal e apreendem maquinários em Juína

Mais Física

Na quadra da Escola Técnica de Cuiabá foram montados ainda outros experimentos e equipamentos do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências). Ali, os estudantes puderam saber mais sobre física, com assuntos como eletricidade, luz e movimentos.

Os alunos aprenderam sobre o funcionamento do pêndulo de Newton (esferas suspensas em fios ligados a uma haste), caleidoscópio (aparelho óptico em tubo com vidro colorido no fundo), praxinoscópio (aparelho de projeção de imagens em movimento, princípio do desenho animado), entre outros.

Escolas técnicas

A Escola Técnica Estadual de Cuiabá foi inaugurada em março de 2022 pelo governador Mauro Mendes, após as obras terem sido paralisadas em 2009. Foram investidos cerca de R$ 15 milhões.

Desde 2019, o governo retomou obras em oito escolas desse tipo. No começo do mês passado o governador, o secretário Allan Kardec, Dimorvan e demais autoridades inauguraram as unidades de Primavera do Leste, com investimento de R$ 14.600.000, e Água Boa, na região do Araguaia, onde foram aplicados R$ 12.890.730.

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em terreno baldio

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno baldio localizado no bairro Colina Park, em Confresa (1.058 km de Cuiabá).

O 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) recebeu o chamado para atender a ocorrência por volta das 19h08 e prontamente uma equipe se deslocou ao local.

Ao chegar, foi constatado que o incêndio atingia uma área de vegetação. A equipe do 2º NBM iniciou a ação de combate ao fogo utilizando o canhão monitor da viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS-638), conseguindo controlar e extinguir o foco ativo.

Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.

Não houve registro de danos em edificações nem de vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Civil realiza atividade de prevenção ao bullying e cyberbullying com estudantes da Capital
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA