MATO GROSSO

Emaper prepara vitrine tecnológica para feira agroindustrial


Técnicos da Empaer estão empenhados para apresentar a vitrine tecnológica durante a Norte Show, que acontece de 19 a 22 deste mês, em Sinop (a 500 km de Cuiabá). A feira é referência no mercado agroindustrial da região norte do Estado e está entre as maiores do segmento no país.

A equipe não tem medido esforços, e desde janeiro vem preparando a área de um hectare que será um espaço permanente de referência para qualquer produtor que tiver interesse em buscar informações, sanar dúvida ou problema.

Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as variedades do café robusta/conilon – espécie híbrida desenvolvida pela Embrapa, adaptada à região amazônica; seis variedades de mandioca, uma horta hidropônica com diversidade de hortaliças, capineiras como capiaçu e kurumi e frutíferas como pitaia e limão Taiti enxertado – carro chefe do Centro de Pesquisa da Empresa; entre outros.

Foto: Empaer

No espaço, os técnicos da Empaer irão mostrar novas tecnologias com drone, no uso de defensivos agrícolas na cultura do café, sendo mais uma ferramenta para ser usada no campo. Terá, ainda, um espaço da estufa da hidroponia utilizando a energia fotovoltaica com a bomba interligada à tecnologia off-grid, realizando a irrigação. Na prática, o sistema irá alimentar os painéis, podendo ser usada em residências e em propriedades rurais. Na falta de energia elétrica, será um forte aliado para evitar a perda da hortaliça.

Leia Também:  SES realiza captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025

Na nutrição animal, o manejo do capiaçu, que já tem uma boa aceitação dos produtores da região, principalmente na pecuária leiteira, será a atração. Serão passadas orientações sobre as formas de plantio, irrigação, silagem, entre outros.

Ainda, parceria com o Conselho Estadual das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa) deverá garantir informação da importância do recolhimento das embalagens dos defensivos agrícolas.

O zootecnista Breno de Moura Gimenez explica que a Norte Show vem com o intuito de fortalecer a agricultura familiar no Estado, mesmo sendo uma feira com oportunidades para o agronegócio e grandes propriedades. “É o pequeno produtor que coloca o alimento na mesa e precisa ser valorizado e o evento vem para evidenciar esse reconhecimento”, afirma.

Breno destaca que, durante os quatro dias, os técnicos terão, com as palestras, a oportunidade de sanar as dúvidas dos agricultores e mostrar como tudo é feito na prática. Já em relação à preparação da vitrine, ele destaca que está na fase final e ficará tudo pronto e bonito para o evento. “Antes, durante e depois da feira vamos manter a manutenção, adubação e os cuidados com a grama e a decoração da vegetação”.

Leia Também:  Novo sistema declaratório do ITCD traz simplificação e facilidades para o contribuinte

O engenheiro agrônomo Thiago Tombini destaca que toda equipe está empenhada para mostrar a cultura do café e das frutíferas da região como fonte de renda ao pequeno produtor. “Vamos mostrar a diversificação de uma propriedade e o valor do produtor que tem colocado alimento na mesa do brasileiro e do mato-grossense. Vamos falar das novidades e algumas tecnologias, e a importância da assistência técnica da Empaer”.

Foto: Empaer

Sobre a feira

A Norte Show é uma feira tecnológica realizada pela Acrinorte, Sindicato Rural de Sinop e seus parceiros, desde o ano de 2018, tendo surgido com o intuito de fomentar o mercado agroindustrial na região norte do Estado.

Durante quatro dias, o homem do campo terá a oportundiade de participar de palestras magnas e técnicas, oficinas, demonstração de produtos, leilões, conhecer novidades em maquinários, implementos agrícolas e veículos, tudo com foco em agricultura familiar, agricultura de precisão e pecuária.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Controle de embarques e desembarques é instalado na linha Cuiabá – Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) acompanha a implantação de um novo sistema de controle de embarques e desembarques na linha de transporte intermunicipal 023, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger.

A medida, iniciada na quarta-feira (22.4), segue em fase de testes até este sábado (25) e consiste na instalação de duas catracas nos veículos que operam a linha: uma no embarque e outra no desembarque, sem impacto no valor da tarifa. O usuário continua pagando apenas uma passagem, fixada em R$ 8,00, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar o controle operacional do transporte intermunicipal, ao permitir a identificação da origem e do destino dos usuários, informação essencial para análise de demanda, otimização de rotas e monitoramento da capacidade do sistema.

Segundo o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias, a medida leva em conta as características da linha, classificada como serviço rodoviário/semiurbano na Baixada Cuiabana, e atende a uma determinação da Mesa Técnica nº 07/2024 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Leia Também:  Operações Lei Seca resultam na prisão de 19 condutores por embriaguez em Cuiabá e mais duas cidades do interior

“Essa linha possui um caráter semiurbano, onde o sobe e desce de passageiros ocorre em pontos intermediários, o que dificultava o controle preciso dos destinos e do cálculo de subsídios públicos na tarifa de remuneração da operadora. A implantação das catracas, conforme determinado pelo Tribunal de Contas do Estado, resolve esse problema ao registrar o destino real do usuário no desembarque. Isso garante que a tarifa seja debitada com precisão e que o recurso público seja aplicado de forma justa, trazendo mais transparência, segurança ao planejamento e proteção ao passageiro”, explicou o diretor.

A previsão é que o novo sistema passe a operar de forma definitiva na linha a partir de 1º de maio. Durante o período de testes, a Ager determinou que o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), responsável pela operação da linha, disponibilize fiscais para orientar os passageiros durante a fase de adaptação.

Como vai funcionar

No embarque, ao passar pela primeira catraca, o sistema registrará informações como local, horário e identificação do usuário, sem realizar a cobrança.

Já no desembarque, ao utilizar a segunda catraca, instalada próxima à porta traseira, o sistema identificará o destino da viagem e efetuará automaticamente o débito da tarifa, liberando a saída do passageiro.

Leia Também:  SES realiza captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025

A porta central dos veículos permanecerá destinada exclusivamente ao embarque e desembarque de pessoas com deficiência, assegurando acessibilidade e segurança aos usuários.

A Agência reforça que o usuário continuará pagando apenas uma passagem, sem qualquer tipo de cobrança em duplicidade. Qualquer situação diferente deverá ser relatada à Ouvidoria da Ager, canal oficial para manifestações dos usuários dos serviços públicos, pelos telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e (65) 99675-8719 (WhatsApp), pelo e-mail: [email protected] ou pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA