MATO GROSSO

Doadores de sangue mobilizam amigos e comemoram aniversário no MT Hemocentro

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, tem dezenas de doadores regulares e alguns deles decidem comemorar o aniversário na sede, na região central de Cuiabá, com um gesto de solidariedade, fazendo o bem ao próximo. Eles merecem os parabéns em dobro: pelo dia especial e por contribuir com o estoque de sangue da unidade.

“Esta é uma atitude louvável e que pode inspirar ainda mais doadores de sangue nesta corrente do bem. Nada como uma ação que promove uma sensação de pertencimento na comunidade e de dever cumprido em um dia tão especial para o voluntário e, agora, para a equipe do MT Hemocentro também”, destacou o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.

Alguns doadores têm ido além e aproveitado a ocasião especial para levar amigos e familiares como convidados para também doarem sangue.

É o caso do professor Pedro Henrique Vitor, de 24 anos. Doador do MT Hemocentro desde novembro de 2023, mais do que comemorar seu aniversário, celebrado na última quarta-feira (6.5), ele decidiu criar uma campanha durante todo o mês de maio, com a mobilização entre seus familiares, amigos, conhecidos e até desconhecidos, para a doação de sangue.

Morador de Várzea Grande, ele contou que, no início, pensava só em levar um bolinho para cantar parabéns e comer com a equipe do MT Hemocentro para festejar o seu aniversário, mas acabou até criando um perfil no Instagram para divulgar a importância da doação de sangue, tem gravado vídeos e tirado as dúvidas dos amigos.

“Passei todo o mês de abril me dedicando a esta campanha, conversando com as pessoas por onde passo, tirando dúvidas de pessoas que me mandam mensagens, então me sinto bem confiante para que seja algo bom. De qualquer forma, só de conseguir levar um amigo ou outro para ir doar, ou chamar atenção de um desconhecido para fazer sua primeira doação, já me sinto bem contente, pois sei que a ida deles salvará vidas”, disse.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa de inauguração de creche e da entrega de equipamentos da Seduc

O professor lembrou que, devido a restrições de saúde, nem todas as pessoas podem fazer a doação de sangue. Por isso, considera importante que, enquanto estiver saudável e apto, deve ajudar as pessoas como pode.

“Fico um pouco triste em ver que muitas pessoas são inaptas a doar sangue, então o trabalho de chamar pessoas deve ser redobrado, pois qualquer pessoa saudável já faz a diferença. Eu e minha mãe entramos numa força-tarefa em sair divulgando os vídeos e o convite para a campanha. Fico muito feliz em saber que muitas pessoas estão curiosas pra tirar dúvidas e tentar ir doar pela primeira vez”, contou.

A professora, intérprete de libras e servidora pública Rayza da Silva fez 25 anos no dia 9 de abril deste ano e também decidiu comemorar de um jeito diferente: ela teve a ideia de levar amigos ao MT Hemocentro para comemorar com uma doação de sangue.

“Eu queria fazer algo diferente e que pudesse não ser sobre mim, pois eu queria poder ajudar outras pessoas. E aí, eu convidei alguns amigos. Eu não fiz uma ação muito longa, decidi uma semana antes e fui convidando amigos para comemorarem meu aniversário no Hemocentro. Os meus pais são doadores e eu já tinha doado algumas vezes, mas não com tanta frequência. E nesse dia eu consegui levar 10 amigos”, afirmou.


Segundo a cuiabana, a ideia inicial era levar 25 amigos, mas alguns não puderam ir. Ainda assim, ela ficou muito feliz ao saber que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

“Foi o melhor aniversário, porque eu pude entender que naquela ação nós estávamos ajudando muitas outras vidas, e nós estávamos comemorando ali o meu aniversário salvando pessoas. Então foi um dia muito importante e eu pretendo repetir essa ação ano que vem, mas fazer mais planejada, com um maior espaço de tempo para poder convocar mais pessoas, levar essa conscientização do quão importante é a doação de sangue”, acrescentou.

Rayza contou que teve a sensação de que de fato estavam salvando vidas e isso não tem preço. “Aquilo lá, para mim, já foi uma comemoração. Foi um dos melhores dias da minha vida e eu pretendo continuar essa ação, conscientizando as pessoas a doarem sangue. Meus amigos amaram a ideia e muitos deles vão começar a ser doadores regulares no MT Hemocentro, porque eles já tinham esse desejo de doar, só que nunca tinham ido lá e doado. Então, eles viram que é uma ação rápida, não demora muito”, concluiu.

Leia Também:  Rotam intercepta quadrilha e recupera produtos eletrônicos furtados de loja de Tangará da Serra

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes, já as mulheres até três vezes. São coletados cerca de 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, 1.055, no centro de Cuiabá, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma

O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.

Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.

O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.

Leia Também:  Sema inicia primeira etapa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Lourenço

“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.

Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.

Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.

Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem e apreende armas de fogo de facção em Pontes e Lacerda

Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.

“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.

Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

2° Conesv

O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.

Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA