MATO GROSSO
Defesa Civil reforça orientações para cuidados no período de chuvas intensas
Com o início do período de chuvas intensas em Mato Grosso, a Defesa Civil do Estado orienta a população a redobrar os cuidados e adotar medidas preventivas para evitar acidentes.
A temporada chuvosa traz riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e destelhamentos, especialmente em áreas urbanas e regiões mais vulneráveis.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos 10 dias indica possibilidade de chuvas isoladas e que podem ser localmente forte, com acúmulos expressivos, e ainda possíveis ocorrências de rajadas de vento e descargas elétricas.
Por isso, é importante que a população adote medidas preventivas para reduzir os riscos. Confira as dicas abaixo:
Antes da chuva:
- Mantenha ralos e calhas sempre limpos;
- Providencie a poda de árvores que possam gerar riscos;
- Retire os aparelhos eletrônicos da tomada e o desligue quadro geral de energia;
- Coloque móveis e utensílios em locais altos;
Durante a chuva:
- Mantenha portas e janelas fechadas;
- Observe se há entrada de água na residência;
- Se a água alcançar a casa, fique atento ao nível da subida das águas, mesmo à noite;
- Evite contato com a água do alagamento e higienize o chão e as roupas com desinfetantes;
Se estiver em um veículo:
- Dirija para um lugar alto e espere o nível da água abaixar;
- Não pare perto de árvores ou postes, pois há riscos de quedas ou raios;
Se estiver em rios ou piscinas:
- Saia imediatamente e procure um abrigo seguro;
Depois da chuva:
- Se a água alcançou a residência, lave e desinfete o chão, as paredes e os objetos;
- Evite o contato com água e lama. Use luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés;
- Não use água de fontes naturais ou poços depois do alagamento, pois podem estar contaminados;
- Retorne para a casa apenas na luz do dia.
É importante ressaltar: não atravesse áreas alagadas ou de enxurradas, pois a força da água pode causar acidentes, e tenha sempre lanternas e não use velas devido ao risco de incêndio.
Em caso de emergências ou qualquer situação de risco, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo número 193.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
PM encerra festa de facção criminosa que tinha drogas e presença de adolescentes em Barra do Bugres
Policiais militares do 7º Comando Regional apreenderam, na madrugada deste domingo (17.5), 176 porções de entorpecentes diversos, 24 garrafas de bebidas alcoólicas, quatro rádios comunicadores e um simulacro de arma de fogo, durante abordagem a uma festa promovida por integrantes de uma facção criminosa no município de Barra do Bugres.
No local, 37 pessoas foram abordadas e detidas, entre adolescentes e suspeitos por tráfico ilícito de drogas, apologia ao crime e fornecimento de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas para menores de idade.
Equipes da 12ª Companhia Independente da PM, com apoio da Agência Regional de Inteligência, do 19º BPM e da Força Tática, receberam denúncia de que havia uma festa sendo promovida por faccionados em um pesqueiro. No local, ocorria o consumo e a comercialização de drogas.
Com um dos suspeitos apontados como organizadores do evento, os policiais apreenderam 91 porções de entorpecentes diversos. Já com outra integrante da quadrilha foram encontrados 22 comprimidos de ecstasy.
As equipes também localizaram porções de cocaína, maconha e loló espalhadas em diferentes pontos do salão de festas. Os militares encontraram ainda um simulacro de pistola dentro de um veículo. Pelo menos 28 menores de idade estavam no local, fazendo uso de bebidas alcoólicas e, possivelmente, de entorpecentes.
Os suspeitos, os materiais apreendidos e os demais envolvidos foram encaminhados à delegacia para registro da ocorrência
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
