MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros capacita mais de 1,4 mil brigadistas em Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) já capacitou mais de 1,4 mil brigadistas em diversas regiões do estado somente nos primeiros seis meses de 2025. Essa formação tem como objetivo aprimorar o conhecimento e a habilidade desses profissionais, garantindo uma atuação mais eficaz e segura no combate a incêndios florestais, a fim de reduzir os danos ambientais no território estadual.
A capacitação contempla profissionais de propriedades e empresas rurais, além de servidores de prefeituras, entre outros. O conteúdo abordou técnicas especializadas de prevenção, controle e combate a princípios de incêndio, com foco especial nas áreas rurais. Os brigadistas também receberam treinamento para operar, com segurança, os equipamentos utilizados nessas situações.
A formação faz parte do planejamento estratégico da corporação para fortalecer a prevenção, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de propagação do fogo. Essa iniciativa está alinhada ao plano do Governo do Estado, que está destinando R$ 125 milhões para ações de preservação ambiental, incluindo o combate ao desmatamento ilegal e ao controle dos incêndios florestais.
De acordo com o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), a prevenção é uma das maiores prioridades da corporação, pois atua diretamente na redução e até na mitigação dos riscos de incêndios florestais. Quando realizada de forma eficaz, ela contribui significativamente para evitar que o fogo se alastre e cause grandes prejuízos.
“Em 2025, mais de 1,4 mil brigadistas já foram formados, 24.288 pessoas atingidas diretamente por palestras e ações educativas, além de um amplo investimento em campanhas públicas para conscientização e disseminação de informações sobre o uso do fogo, riscos ambientais e responsabilidade coletiva”, afirmou.
Além da capacitação, o CBMMT tem fortalecido a parceria com órgãos ambientais, prefeituras e outras entidades para promover campanhas educativas e fortalecer a vigilância nas áreas mais vulneráveis, buscando minimizar os impactos dos incêndios e promover a sustentabilidade no estado.
Ações preventivas
Dentre as ações está o projeto de educação ambiental Sentinelas do Amanhã, com a meta de atingir 427 mil alunos das redes públicas municipais e estadual. Além disso, desde janeiro, o CBMMT atua de forma ininterrupta com equipes de fiscalização em campo, contando com o importante apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), por meio da Operação Integrada “Abafa”.
Como resultado dessa atuação rigorosa e permanente, já foram aplicadas mais de R$ 24 milhões em multas por uso irregular do fogo, além de apreensões, embargos e responsabilizações administrativas. Também está em andamento a Operação Infravermelho, que consiste no monitoramento remoto dos focos de calor com o objetivo de coibir o uso irregular do fogo no estado.
Desde 1º de junho até 31 de dezembro, está proibido o uso do fogo no bioma Pantanal. Já na Amazônia e no Cerrado, a proibição teve início em 1º de julho e segue até 30 de novembro. Já o uso do fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril
Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.
A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.
Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.
O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.
Inscrições
As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.
A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.
Premiação
A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.
A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.
As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.
18º Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.
Cronograma
Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril
Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026
Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026
Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026
Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026
Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026
Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026
Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026
Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026
Final Presencial – 29/08/2026
Cerimônia de Premiação – 30/08/2026
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO3 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
MATO GROSSO6 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
Sinop6 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
