MATO GROSSO
Cerca de 10 mil espectadores passam pelo Skate Park durante campeonato nacional
A atleta da Seleção Brasileira de Skate, Isabelly Ávila, e a finalista Olímpica em Paris (2024) e campeã mundial, Raicca Ventura, levaram a melhor e conquistaram o primeiro lugar nas modalidades Street e Park Pro, respectivamente, na inauguração do maior complexo de skate da América Latina, o Skate Park, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, durante a etapa final do Campeonato Nacional de Skateboarding, neste domingo (21.12). No masculino, Wallace Gabriel, finalista no World Skate Tour no Japão, e Pietro Nunes, de 14 anos com técnica impecável, sagraram-se campeões da etapa nas modalidades Street e Park, respectivamente.
Realizado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, em parceria com a Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), o evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com entrada gratuita, cerca de 10 mil pessoas acompanharam as competições durante os cinco dias do Circuito.
“Foi fenomenal e inacreditável. Mais do que sonhávamos: a final de um brasileiro com os melhores skatistas do país. Todos gostaram muito da pista, da estrutura, desde alojamento, climatizadores, lanches, só tivemos elogios”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), Roberto Gonçalves Peron, o Bob Peron.
Os atletas elogiaram a estrutura. De São Paulo, Vitor Hugo, da categoria Street, avaliou a qualidade das pistas. “Estou muito feliz de estar aqui, conhecendo Cuiabá pela primeira vez, e também feliz porque fizeram um Park de skate de alta qualidade para andarmos. A estrutura está sensacional, uma das maiores que eu já participei”, destacou.
Ele já praticou de outras etapas do Brasileiro e do STU (Skate Total Urbe), principal circuito brasileiro de skate, que promove competições profissionais de Street e Park para atletas de elite. “É uma estrutura legal de estar, com alimentação e climatização para os atletas”, completou.
Outros destaques do circuitos nacionais e internacionais de skate que prestigiaram as pistas do Skate Park foram Augusto Akio, de medalhista olímpico e campeão mundial na modalidade Park, Luiz Francisco, de São Paulo (SP), quarto lugar na Olimpíadas de Tóquio (2020), com participação no Circuito Mundial, e Dora Varella, que acumula duas olimpíadas, sendo a quarta colocação em Paris. A delegação da Seleção Brasileira de Skate, com 21 pessoas, também compareceu em peso.
O Skate Park é o primeiro espaço em Mato Grosso a ter pista na modalidade Park, com “piscina” e “grande bacia”, o Bowl, que prioriza a fluidez e capacidade técnica. “A categoria Park é inédita em Mato Grosso. Esta é a primeira pista do Estado”, explica Bob. Na modalidade Skate Street, o esportista simula manobras em um ambiente urbano, com obstáculos como corrimãos, escadas, bancos e muretas.
Amador e Master
Vicente Rigobello e Paulo Oliveira foram os vencedores masculinos na categoria amador, nas modalidades Park e Street, respectivamente. De Fortaleza, Júlia Cidrão venceu no feminino, modalidade Street. Já Marcos Vasconcelos foi o primeiro lugar no masculino Master.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Etapa regional Leste dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses reunirá mais de 1.000 participantes
A etapa regional Leste dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses vai reunir mais de 1.100 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a partir desta sexta-feira (12.6), em Canarana (a 651 km de Cuiabá).
Durante uma semana, 97 equipes e seleções com estudantes de 12 a 17 anos disputam os títulos regionais de basquetebol, handebol, futsal e voleibol nas competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o município sede.
Nos Jogos Escolares, que abrangem estudantes de 12 a 14 anos, o evento esportivo contará com 45 equipes de escolas públicas e privadas. Mais 57 seleções municipais disputam os Jogos Estudantis, com alunos de 15 a 17 anos.
As duas competições ocorrem simultaneamente e contam com times masculinos e femininos, que representam os municípios de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, Canarana, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Querência, Ribeirãozinho, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.
Após uma paralisação de duas semanas devido à agenda que envolveu os estudantes e as escolas cedidas para alojamento pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), os Jogos Escolares e Estudantis estão sendo retomados nesta que é a 8ª etapa regional da edição 2026.
Outras três fases regionais ocorrem até o final deste mês. De 20 a 26 de junho, Sinop e Confresa recebem, respectivamente, as equipes das regiões Centro Norte e Nordeste; Já a disputa da região Norte, com estudantes de 12 a 14 anos nos Jogos Escolares, será realizada entre os dias 27 de junho e 2 de julho, em Colíder.
As equipes e seleções campeãs em cada região competem pelos títulos mato-grossenses nas etapas estaduais de sua faixa etária, no mês de julho. Confira o calendário atualizado aqui.
Abertura oficial e locais dos jogos
A abertura oficial da etapa regional Leste ocorre nesta sexta-feira (12), às 19h30, no Ginásio Municipal Pedro Canciãn, em Canarana. As competições prosseguem até a próxima quinta-feira (18), em diferentes espaços esportivos, de acordo com a modalidade. Confira:
Futsal: Ginásio Municipal Edmar Parzianello e Ginásio do Colégio Portal do Xingu
Basquetebol: Ginásio da Escola Estadual Militar Tiradentes
Handebol: Esporte Clube Canarana
Voleibol: Ginásio Pedro Canciãn e Escola Estadual Norberto Schwantes
Fonte: Governo MT – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT7 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT7 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT7 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDelegados da PJC não falam à CPI e empresários são convocados para próxima etapa das investigações

