MATO GROSSO
Ação conjunta no controle de queimadas no lixão em Confresa

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou, na quarta-feira (21.5), de uma ação conjunta para o monitoramento e controle das queimadas que atingem o lixão municipal da cidade de Confresa (a 1.048km de Cuiabá). A ação contou com a parceria da Prefeitura de Confresa e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Durante a visita técnica, diversos pontos de queima ativa foram identificados, o que exigiu atenção redobrada por parte das equipes. De acordo com os bombeiros militares, o combate direto às chamas é inviável, uma vez que o fogo se alastra em profundidade, alimentado por materiais em decomposição.
Por isso, os servidores municipais foram orientados sobre o descarte e manuseio adequados dos resíduos sólidos. Já a Sema empregou drones para mapear a área e obter imagens aéreas, contribuindo com a avaliação da extensão da queimada.
A Prefeitura de Confresa, por sua vez, se comprometeu a acompanhar mais de perto o descarte de resíduos no local, promovendo uma descarga setorizada, o que deve evitar o acúmulo de materiais combustíveis e reduzir as chances de reignições.
O comandante do 2º Núcleo de Bombeiro Militar (2º NBM), tenente BM Fabio Gomes Pereira, destacou a importância de usar de forma racional os recursos da corporação para atuar no lixão.
“É importante compreender que estamos lidando com uma queimada e não com um incêndio. Deslocar diariamente nossas viaturas para apagar esses focos comprometeria a pronta resposta em casos realmente emergenciais, como incêndios em residências ou indústrias. Nossas viaturas precisam estar abastecidas e prontas para salvar vidas. O foco, nesse caso, deve ser a prevenção e o manejo correto do lixo”.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos técnicos que serão realizados gratuitamente em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Os interessados nas 1.160 vagas poderão se inscrever até o próximo domingo (15.6) por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (inscreva aqui).
Com a prorrogação, os candidatos terão mais três dias para se inscrever. A inscrição se encerraria nesta quinta-feira (12.6). O candidato que quer acessar as vagas disponibilizadas para cotas raciais também terá até o próximo domingo (15.06) para se inscrever e enviar os documentos para verificação das autodeclaração de preto ou pardo.
Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio. As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.
Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).
Fonte: Governo MT – MT
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Campanha estadual de atualização de rebanhos termina na terça (10)
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Estadualização do Hospital Geral é oficializada com investimento de R$ 136 milhões
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
ALMT debate irregularidades nos consignados de servidores públicos estaduais
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Wilson Santos articula construção de nova escola estadual em Sapezal
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Elizeu Nascimento entrega plantadeira e veículo em Sapezal e Juína
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
AL aprova em 2ª votação projeto que cria pomar urbano em áreas públicas
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Governo envia LDO de 2026 para a Assembleia Legislativa
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri é homenageado pela Força Tática em Tangará da Serra