ESPORTES
Quem marcou o primeiro gol do Brasil em cada Copa do Mundo
Quem será o autor do primeiro gol da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA Qatar-2022? E quanto tempo demorará para a equipe canarinho balançar as redes na competição? Se depender do histórico do único tempo do pentacampeão mundial, a contagem de gols será inaugurada ainda na etapa inicial da partida contra o Sérvia, nesta quinta-feira. Afinal, em 21 participações anteriores em Copas, o Brasil balançou as redes ainda no primeiro tempo da sua estreia em 13 oportunidades. Em outras sete edições, o gol saiu depois do intervalo da rodada inaugural. E na Alemanha-1974, só na terceira partida: foram dois empates por 0 a 0 antes da vitória sobre o Zaire.
-
Brasil só passou em branco em uma estreia em Mundiais
-
Leônidas e Sócrates são os únicos que abriram contagem em duas Copas
-
No Qatar-2022, primeiro compromisso da Seleção será contra Sérvia
Apenas dois jogadores foram responsáveis pelo primeiro gol brasileiro em mais de um Mundial. Leônidas abriu o placar na Itália-1934 e também na França-1938. Sócrates foi o responsável pela marca na Espanha-1982 e no México-1986.
Do atual elenco de Tite, somente Neymar já teve a honra de inaugurar o marcador canarinho em uma Copa. Oito anos atrás, quando jogou em casa, ele abriu caminho para a vitória por 3 a 1 sobre a Croácia.
Uruguai-1930 Preguinho, 15min do 2º tempo Iugoslávia 2 x 1 Brasil
Itália-1934 Leônidas, 10min do 2º tempo Espanha 3 x 1 Brasil
França-1938 Leônidas, 18min do 1º tempo Brasil 6 x 5 Polônia
Brasil-1950 Ademir de Menezes, 30min do 1º tempo Brasil 4 x 0 México
Suíça-1954 Baltazar, 23min do 1º tempo Brasil 5 x 0 México
Suécia-1958 Mazzola, 37min do 1º tempo Brasil 3 x 0 Áustria
Chile-1962 Zagallo, aos 11min do 2º tempo Brasil 2 x 0 México
Inglaterra-1966 Pelé, aos 15min do 1º tempo Brasil 2 x 0 Bulgária
México-1970 Rivellino, aos 24min do 1º tempo Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia
Alemanha Ocidental-1974 Jairzinho, aos 12min do 1º tempo Zaire 0 x 3 Brasil (3ª rodada)
Argentina-1978 Reinaldo, aos 45min do 1º tempo Brasil 1 x 1 Suécia
Espanha-1982 Sócrates, aos 30min do 2º tempo Brasil 2 x 1 União Soviética
México-1986 Sócrates, aos 17min do 2º tempo Espanha 0 x 1 Brasil
Itália-1990 Careca, aos 40min do 1º tempo Brasil 2 x 1 Suécia
EUA-1994 Romário, aos 26min do 1º tempo Brasil 2 x 0 Rússia
França-1998 César Sampaio, aos 5min do 1º tempo Brasil 2 x 1 Escócia
Coreia do Sul e Japão-2002 Ronaldo, aos 5min do 2º tempo Brasil 2 x 1 Turquia
Alemanha-2006 Kaká, aos 44min do 1º tempo Brasil 1 x 0 Croácia
África do Sul-2010 Maicon, aos 10min do 2º tempo Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Brasil-2014 Neymar, aos 29min do 1º tempo Brasil 3 x 1 Croácia
Rússia-2018 Philippe Coutinho, aos 20min do 1º tempo Brasil 1 x 1 Suíça
Fonte: Agência Esporte
ESPORTES
Flamengo vence o Vitória e leva vantagem para o jogo de volta da Copa do Brasil
O Flamengo saiu na frente na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (22), o Rubro-Negro superou o Vitória por 2 a 1 no Maracanã, no duelo de ida da quinta fase da competição. Com o triunfo, o time carioca joga por um empate na partida decisiva, marcada para o dia 14 de maio, às 21h30, no Barradão, em Salvador.
Primeiro tempo de gols rápidos e equilíbrio
A partida começou em ritmo intenso. Logo aos nove minutos, Evertton Araújo abriu o placar para o Flamengo ao acertar um forte chute de média distância após passe de Nico de La Cruz. A resposta do Vitória, porém, veio praticamente no lance seguinte. Dois minutos depois, Erick aproveitou uma bola sobrando na entrada da área e finalizou de primeira, deixando tudo igual.
O gol animou o time baiano, que tentou controlar mais o jogo e explorar erros na saída de bola flamenguista, enquanto o time da casa buscava retomar o domínio no meio-campo.
Flamengo volta melhor e garante a vitória
Na volta do intervalo, o Flamengo mostrou mais organização ofensiva. Aos sete minutos, Bruno Henrique recebeu pela esquerda, arrancou e fez um cruzamento preciso para Pedro, que subiu bem e cabeceou no canto, recolocando o Rubro-Negro em vantagem.
Depois do segundo gol, o time carioca seguiu criando chances. A melhor delas veio aos 35 minutos, quando Arrascaeta ficou livre diante do goleiro Lucas Arcanjo, mas acabou finalizando por cima, desperdiçando a oportunidade de ampliar o placar.
Decisão fica para o Barradão
Com o 2 a 1, o Flamengo leva vantagem para o jogo de volta. O Vitória, por sua vez, precisará vencer diante da sua torcida para seguir vivo na competição.
Próximos compromissos
Flamengo
• Atlético-MG x Flamengo
• Brasileirão – 13ª rodada
• 26/04/2026 (domingo), 20h30
• Arena MRV — Belo Horizonte (MG)
Vitória
• Athletico-PR x Vitória
• Brasileirão – 13ª rodada
• 26/04/2026 (domingo), 18h30
• Arena da Baixada — Curitiba (PR)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Flamengo 2 x 1 Vitória | |
| Competição | Copa do Brasil – Quinta fase (ida) |
| Local | Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 22 de abril de 2026 (quarta-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões Amarelos | Danilo e Emerson Royal (Flamengo); Diego Tarzia (Vitória) |
| Cartões Vermelhos | Nenhum |
| Gols | Evertton Araújo 9′ 1ºT (Flamengo); Erick 11′ 1ºT (Vitória); Pedro 7′ 2ºT (Flamengo) |
| Arbitragem | Árbitro: Anderson Daronco (RS); Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF), Michael Stanislau (RS); VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP) |
| Flamengo | Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz, Ayrton Lucas (Alex Sandro); Evertton Araújo, De la Cruz (Saúl); Luiz Araújo (Samuel Lino), Everton Cebolinha (Arrascaeta), Bruno Henrique (Gonzalo Plata) e Pedro. Técnico: Leonardo Jardim |
| Vitória | Lucas Arcanjo; Nathan Mendes, Cacá, Luan Cândido, Ramon (Edenílson); Caique, Zé Vitor (José Breno), Emmanuel Martínez; Erick (Marinho), Matheuzinho (Tarzia) e Renê (Fabri). Técnico: Jair Ventura |
Fonte: Esportes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT7 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO7 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
