CUIABÁ
Transferência de renda para órfãos do feminicídio marca abertura do Mês da Mulher
A programação da Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, para o Mês da Mulher começa, na próxima quinta-feira (03), com a reunião do programa Solidariedade em Ação que busca a transferência de renda para os órfãos do feminicídio.
Segundo a titular da pasta da Mulher, Luciana Zamproni, essa próxima reunião irá deliberar, entre o comitê técnico, os primeiros trabalhos técnicos acerca do programa que tem o objetivo de beneficiar 20 crianças ainda em 2020.
“Nós vamos levar alguns nomes de órfãos para que o comitê aprove a visita às casas dos responsáveis por essas crianças para iniciar os trabalhos psicossociais bem como o levantamento dos requisitos”, contou.
Outras 15 ações entre projetos novos e trabalhos já realizados pela pasta farão parte da programação do Mês da Mulher. Entre as principais estão a certificação de 200 mulheres do programa Qualifica Cuiabá e a entrega da segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher.
A programação tem a participação de diversas secretarias seguindo a determinação da transversalidade pedida pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, dirigida pela secretária Hellen Ferreira, é uma das principais pastas na condução do Mês da Mulher.
Programação
Projeto Embaixadora (Quadro Transformação) – 02 de março
Programa Solidariedade em Ação (2ª reunião) – 03 de março
Abertura da Semana da Mulher (Ganha Tempo) – 07 de março
Programa Mulheres que Mudam (Curso Cartonagem) – 09 ,10 e 11 de março
Roda de Auto amor (Espaço de Acolhimento) – 12 de março
Projeto Mãos Amigas (Escolas) – 14 a 17 de março
Programa Qualifica Cuiabá (Certificação) – 16 de março
Programa Mulheres em Ação – 21 e 25 de março
Projeto Embaixadora – 22 de março
Roda de Auto amor – 25 de março
Anunário do Espaço de Acolhimento (Anuário) – 30 de março
CUIABÁ
Simininas conhecem mini animais e aprendem sobre melhoramento genético durante visita à 58ª Expoagro
Meninas atendidas pelo Programa Siminina nas unidades dos bairros Santa Isabel, Jardim Vitória e Jardim Leblon participam nesta semana de uma visita ao Circuito ConectZooAgro, realizado durante a 58ª Expoagro, em Cuiabá. Nesta semana, as participantes conhecem o espaço, que oferece experiências voltadas ao agronegócio. Nesta quinta-feira (15), foi a vez de 25 meninas da unidade Santa Isabel.
Durante o passeio, as meninas conheceram animais como búfalos, mini caprinos, mini horses e o mini cavalo Saturno, um dos destaques da exposição. Além do contato direto com os animais, elas aprenderam sobre melhoramento genético e como o cruzamento entre animais de menor porte possibilita a obtenção de exemplares com dimensões reduzidas.
A programação também incluiu orientações sobre o cultivo de hortaliças. Cada participante recebeu uma muda de alface para levar para casa, incentivando o contato com a produção de alimentos.
A pequena Valentina contou que ficou encantada com os animais de pequeno porte e destacou o aprendizado adquirido durante a visita. “Aprendi que tem que tirar o leite da vaca todos os dias e que tudo vem dela. Também aprendi que os animais ficam pequenos por causa da genética. Gostei muito e quero voltar outras vezes.”
A coordenadora do Circuito ConectZooAgro, Emmanuelle Oliveira, explicou que o projeto busca aproximar as crianças do universo do agronegócio de forma lúdica e educativa. “O ConectZooAgro promove essa integração entre as crianças e o mundo da zootecnia, da medicina veterinária e da produção de alimentos. Muitas crianças não sabem de onde vem o leite ou como os alimentos são produzidos. Aqui mostramos a ordenha, a criação dos animais e o cultivo de hortaliças, permitindo que elas compreendam todo esse processo de maneira prática”, afirmou.
Ela também explicou às meninas como ocorre o processo de seleção genética dos animais de pequeno porte. “Os animais da mini fazenda são resultado do cruzamento genético entre exemplares cada vez menores. Esse trabalho é realizado ao longo das gerações para que eles mantenham essas características”, destacou.
Para a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, a participação na Expoagro representa muito mais do que um momento de lazer. “Trazer as meninas do programa para a Expoagro é proporcionar uma experiência que vai além de um passeio. Muitas vivem em áreas urbanas e nunca tiveram contato com esses animais. É uma verdadeira aula prática que contribui para a formação cidadã, amplia horizontes e mostra que o aprendizado acontece em todos os lugares”, ressaltou.
As próximas visitas à programação da Expoagro acontecerão na sexta-feira (17), com a participação das meninas da unidade Jardim Vitória. Já as meninas da unidade Jardim Leblon participarão no sábado (18). Ambas as visitas ocorrerão no período vespertino.
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, o Programa Siminina tem como madrinha a primeira dama de Cuiabá, Samantha Iris. Atualmente, a iniciativa atende 1.402 meninas, com idades entre 6 e 14 anos, em 18 unidades distribuídas pela capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
Sinop3 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
-
POLICIAL6 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video

