CUIABÁ

Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura praça no bairro São Gonçalo III em homenagem a líder comunitário nesta quinta-feira (1)

O prefeito Emanuel Pinheiro entregará nesta quinta-feira (1) a Praça Adão José da Silva, localizada no bairro São Gonçalo III. A praça homenageia o líder comunitário que desempenhou um papel crucial na fundação do bairro. O nome foi escolhido em reconhecimento ao “Gaúcho do Cafezinho”, como era conhecido, que costumava estacionar sua bicicleta cargueira no local e vender salgados todas as tardes.

A cerimônia de inauguração ocorrerá às 18h30, na Avenida A, em frente à Mercearia Deus Me Deu. O novo espaço de lazer conta com um parquinho para crianças, uma academia ao ar livre e uma grande área arborizada. A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb realizou a restauração da área e a manutenção da iluminação pública, que agora conta com luminárias de LED.

Adão José da Silva chegou a Mato Grosso em 1986. Inicialmente estabelecido em Juruena como madeireiro, ele se mudou para Cuiabá em 1990, passando por diversos bairros antes de se fixar no São Gonçalo. Sua trajetória em Cuiabá é marcada por sua contribuição fundamental para o desenvolvimento da região.

Leia Também:  Paula preside sessão histórica que aprovou projeto que reduziu o interstício da enfermagem

Além de seu papel na organização do bairro, contribuindo para a instalação de manilhas e infraestrutura básica, Adão José, conhecido como “Gaúcho do Cafezinho”, foi ativo na comunidade como armador de ferragem na construção civil e vendedor de salgados com sua bicicleta cargueira. Seu ponto de venda, localizado em frente à praça, marcou a vida dos moradores por cerca de 10 anos, tornando-o uma figura querida na região.

Serviço:

  • Agenda: Prefeito inaugura praça no bairro São Gonçalo III
  • Quando: 01/08 (quinta-feira)
  • Horário: 18h30
  • Local: Avenida A, em frente à Mercearia Deus Me Deu, bairro São Gonçalo III.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Mais de 100 indicações foram realizadas pelo vereador Eduardo Magalhães

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Secretaria da Mulher certifica 150 novas profissionais para atuação no ramo de hotelaria

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA