CUIABÁ

Sobrinha Ana Maria do Couto May reforça pedido pela reposição de busto

08/05/2024
Sobrinha Ana Maria do Couto May reforça pedido pela reposição de busto
Telma do Couto, sobrinha de Ana Maria do Couto, também mais conhecida em sua época como May, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá durante a sessão ordinária desta terça-feira (07), para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, roubado em 2020.
O convite da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, presidida pela vereadora Edna Sampaio (PT). A reposição já havia sido solicitado para a Comissão e foi apresentada aos 25 vereadores da Casa para os devidos encaminhamentos.
Telma ressaltou que luta há três anos pela reposição do busto e que ele foi doado pela família quando a praça Ana Maria do Couto May, localizada entre as ruas Manoel Garcia Velho e Diogo Domingos Ferreira foi inaugurada em sua homenagem , no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
“Minha tia morreu de câncer um mês após completar 46 anos. Em seus 45 anos de vida, ela fez muita coisa, contribuiu muito para a cultura local e para as diversas áreas que atuou. No entanto, além de suas realizações profissionais, o que mais a destacava era seu caráter íntegro e gentil. Ela lutou contra as adversidades desde sua infância em uma família pobre, indo para o Rio de Janeiro com uma bolsa de estudos e nunca esquecendo suas origens”, ressaltou.
“Estou aqui hoje para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, que foi encomendado por minha avó em 1972, quando a praça foi inaugurada, por meio de um projeto de lei que deu nome à praça. Agradeço a atenção de todos e espero que possamos honrar a memória e o legado de Ana Maria do Couto restaurando essa homenagem à sua altura”, completou Telma.
Quem foi Ana Maria do Couto?
Ana Maria do Couto foi uma esportista, professora, política, jornalista, advogada e posteriormente promotora da Justiça Militar. Ela foi campeã carioca de arremesso de disco pelo Fluminense em 1944, sendo a primeira pessoa a competir nacionalmente nessa modalidade.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1944, tornando-se a primeira professora de Educação Física concursada no estado de Mato Grosso. Também foi atleta do Fluminense e presidente do Clube Esportivo Dom Bosco em seu período áureo. Ana Maria também foi vereadora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1962, tornando-se a primeira presidente da Câmara Municipal em 1965.
Além disso, Ana Maria formou-se na primeira turma de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1962 e, em 1967, tornou-se a primeira promotora da Justiça Militar do estado.
O auditório da Câmara Municipal de Cuiabá, conhecido como “plenarinho”, foi batizado em homenagem a&nbsp Ana Maria do Couto e reinaugurado 2020. O espaço é utilizado para eventos comunitários e debates democráticos, como audiências públicas, cursos e palestras.
Letícia Corrêa/Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Locais de vacinação estarão fechados nesta sexta-feira (08) devido ao ponto facultativo
Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Locais de vacinação estarão fechados nesta sexta-feira (08) devido ao ponto facultativo

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Sine Municipal começa a semana com 992 vagas de emprego nesta segunda-feira (29)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA