CUIABÁ

Secretaria Municipal é parceira da iniciativa “Mulher não se bate, se cuida!”; Aula de Muay Thai foi ofertada em parque

Com o objetivo de elevar a autoestima e a confiança para o enfrentamento da violência e do assédio, a Secretaria Municipal da Mulher participou do evento “Mulher não se bate, se cuida”. A iniciativa foi realizada no sábado (25), no Parque das Águas. A ação possibilitou o aprendizado de algumas técnicas de Muay Thai.

Além da apresentação de técnicas de Muay Thai, as pessoas que por ali passaram também aproveitaram o espaço para conferir uma feira gastronômica, adoção voluntária de pets, palestras sobre violência doméstica e autoestima, além do show da cantora de Hip e Hop, Karla Vecchia.

De acordo com a campeã mundial de Muay Thai, Inaleia Ferreira, o evento possibilitou reforçar que ninguém tem o direito de tocar em uma mulher sem sua anuência, e que é possível se defender. Ela relatou que precisou vencer a violência doméstica, a obesidade, a falta de dinheiro e o pior dos adversários, segundo ela, o preconceito das pessoas.

“O esporte tem a capacidade de salvar vidas e também precisamos cuidar da nossa saúde”, pontua.

Dentre as participantes, a moradora do bairro Riberião do Lipa, Simone de Holanda, ressaltou a importância da mulher saber se defender e procurar ajuda quando estiver vivendo num lar de violência.

Leia Também:  Everton Rodrigo de Souza

“Eu ando sempre de ônibus, e às vezes, a gente encontra pessoas que querem se aproveitar. Agora estou mais atenta quando os coletivos estão lotados e quando vejo alguma atitude imprópria, empurro mesmo. Participar de eventos como este reafirma que não devemos nos calar jamais”, disse.

Para a secretária-adjunta das Mulheres, Elis Regina Prates, o objetivo maior é o empoderamento feminino, seja na questão econômica, no conhecimento, e no enfrentamento físico.

“Essa aqui é mais uma oportunidade de desenvolver a autoestima, de desenvolver a confiança, a segurança, e também de ter a oportunidade de reagir no momento de assédio. Porque às vezes, a surpresa dessa reação dá a oportunidade da fuga ou de buscar o socorro”, concluiu a secretária.

A iniciativa é uma parceria entre campeã de Muay Thai, Ianaléia Ferreira, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) e Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Humano e Secretaria Municipal da Mulher.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Sessão de Oferta Pública para quitação de créditos é realizada nesta terça-feira (16)

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta terça-feira (16), das 10h às 12h, a primeira Sessão de Oferta Pública do Programa de Regularização do Passivo Financeiro. A iniciativa permite que fornecedores e prestadores de serviços com valores a receber do Município apresentem propostas de desconto para antecipar o pagamento de créditos reconhecidos pela administração municipal.

A sessão será realizada na Sala do CART, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), conforme previsto no Edital de Oferta Pública nº 001/2026. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados R$ 1,5 milhão para pagamento à vista de débitos com credores cujo valor total a receber não ultrapasse R$ 25 mil.

O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 7.394/2025 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 12.099/2026. A operacionalização ocorre por meio do Portal Oferta Pública, plataforma digital desenvolvida para cadastro dos credores, consulta de créditos e participação eletrônica nas sessões.

O sistema permite acesso com CPF ou CNPJ e identifica automaticamente os créditos vinculados ao credor nas bases de dados municipais, incluindo Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) de 2024 e anos anteriores.

Leia Também:  Live do prefeito Emanuel Pinheiro começa às 19h05 de hoje (28); Obras, Saúde e Educação integram a pauta

Durante a sessão, os credores habilitados apresentarão propostas de desconto sobre os valores a receber. A classificação será realizada automaticamente, priorizando os maiores percentuais ofertados. Dessa forma, quanto maior o desconto concedido ao Município, menor será o prazo para recebimento dos recursos.

Pelas regras do edital, os pagamentos ocorrerão em parcela única, obedecendo aos seguintes prazos: até nove meses para descontos entre 10% e 30%; até cinco meses para descontos entre 30% e 50%; e em até 15 dias para descontos superiores a 50%.

Podem participar apenas os titulares originais dos créditos, identificados nas notas de empenho ou nos registros de Restos a Pagar e DEA. A participação de cessionários ou terceiros não é permitida. Credores com valores ainda não inscritos em Restos a Pagar poderão regularizar a situação junto ao órgão de origem mediante a emissão da Declaração de Crédito a Receber.

A medida integra a política de reorganização financeira da administração municipal voltada à regularização do passivo financeiro herdado da gestão anterior.

Mais informações podem ser obtidas pelo Portal Oferta Pública, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp da Comissão de Oferta Pública, no número (65) 99217-6175, e para cadastro está disponível a plataforma https://ofertapublica.cuiaba.mt.gov.br/

Leia Também:  Abilio destaca reforma administrativa sem custos e revogação da taxa do lixo

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA