CUIABÁ

Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde

15/05/2024
Sala de Amamentação da Câmara de Cuiabá recebe certificação do Ministério da Saúde
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (15.05), o descerramento da placa concedida pelo Ministério da Saúde, que certifica a Sala de Apoio à Amamentação do Legislativo.&nbsp
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), valorizou o descerramento da placa e relembrou que o espaço foi aberto na gestão do hoje deputado, Juca do Guaraná (MDB). O espaço busca dar segurança às mães durante o aleitamento.
“É um momento em que nós ficamos muito felizes e gratos. Esse espaço é objeto de ações dos nossos trabalhadores, da nossa coordenadora Amanda Fares. Precisamos deixar registrado que tudo isso aqui nasceu também na gestão do presidente anterior, hoje deputado Juca do Guaraná, a quem nós deixamos o nosso abraço e a nossa gratidão. Ter esse espaço em condições, um espaço com qualidade, para que possa proporcionar às mães uma amamentação segura e tranquila”, declarou.
O Brasil possui atualmente cerca de 290 salas de apoio à amamentação certificadas pelo Ministério da Saúde e a primeira Câmara Municipal do país a possuir certificação é a de Cuiabá.
Na oportunidade, foram homenageados como Moções de Aplausos o Superintendente de Atenção à Saúde, Diogenes Marcondes a Coordenadora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires e o Técnico Responsável pela promoção do Aleitamento Materno,&nbsp Rodrigo César de Oliveira Carvalho.
SALA DE AMAMENTAÇÃO – A Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento foi inaugurada no dia 11 de maio de 2022. O espaço foi inteiramente projetado e adaptado para que as servidoras lactantes possam retirar e armazenar leite materno durante o período de trabalho e para receber as mães que passarem pela Casa de Leis.
Em 2023, a Câmara Municipal de Cuiabá aderiu ao Projeto “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, com orientação do nutricionista Rodrigo Cesar de Oliveira Carvalho, promovendo entre as servidoras e colaboradoras terceirizadas o “Agosto Dourado”, ação de conscientização e apoio ao Aleitamento Materno.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Cuiabá bate recorde dos últimos quatro anos com mais de 16 mil vacinas aplicadas no Dia D
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, realizará um mutirão com cirurgias de vesícula por videolaparoscopia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Os procedimentos beneficiarão pacientes que já estão regulados pela Central de Regulação Municipal e que atualmente passam pelos exames pré-operatórios complementares.

As cirurgias serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho, além de 11, 18 e 25 de julho, com cinco procedimentos agendados em cada data.

O grande diferencial da ação é a utilização da videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva considerada uma das mais modernas e seguras para a retirada da vesícula biliar. O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando uma câmera de alta definição que permite ao cirurgião visualizar a região interna do paciente em tempo real.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a realização das cirurgias por vídeo representa um avanço importante na assistência oferecida à população.

Leia Também:  Adevair quer reconhecer Associação Agrologística como utilidade pública

“Estamos ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos modernos e mais seguros. A videolaparoscopia proporciona uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação, garantindo mais conforto e qualidade de vida para quem aguarda por esse tratamento”, afirmou.

Entre os principais benefícios da cirurgia por vídeo estão a redução dos riscos de infecção, menor sangramento, cicatrizes reduzidas e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A técnica também contribui para uma recuperação mais eficiente dos pacientes, permitindo maior rotatividade dos leitos hospitalares.

A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, ressaltou que o mutirão faz parte das estratégias adotadas para dar mais celeridade aos atendimentos especializados.

“Estamos trabalhando para acelerar a realização dos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera dos pacientes regulados. Além de ampliar o acesso, estamos garantindo que esses atendimentos sejam realizados com tecnologia e segurança, oferecendo um tratamento mais moderno e eficiente para a população”, destacou.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à redução da demanda reprimida por cirurgias eletivas. Paralelamente, o Hospital Municipal de Cuiabá também realizará, nos dias 3 e 4 de julho, um mutirão de cirurgias reparadoras para pacientes vítimas de queimaduras elétricas decorrentes de acidentes de trabalho.

Leia Também:  Vereador Alex Rodrigues propõe audiência pública para esclarecer atrasos nas obras do BRT em Cuiabá

Com a ação, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos especializados e garantir mais agilidade no atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA