CUIABÁ
Projetos de requalificação do Centro Geodésico da América do Sul são apresentados para estudiosos culturais
O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien, se reuniu na semana passada com conhecedores da História e Cultura, a fim de apresentar as primeiras ações que estão sendo planejadas para o resgate do interesse do Centro Geodésico da América do Sul.
“Essa ideia surgiu das visitas dos embaixadores e cônsules que estiveram em Cuiabá, onde tivemos a oportunidade de apresentar os principais pontos turísticos. Entretanto, percebi que os interesses eram voltados para o Centro Geodésico, sendo esse, um ponto que está esquecido e pouco valorizado”, disse o secretário municipal de Turismo, Zito Adrien.
Desde então, pontuou o secretário, estamos desenvolvendo ações que despertem o interesse de turistas e até mesmo da população cuiabana quanto a importância desse local. “São ações que podem parecer simples, no entanto, visam a valorização dos visitantes. Serão entregues certificados de visitação como forma de reconhecimento e agradecimento. Esse trabalho será feito em conjunto com a Associação Brasileira de Hotéis (ABH), que farão esse trabalho de encaminhamento dos turistas ao Centro Geodésico”, disse Zito Adrien.
Além disso, nesse período de planejamento dos trabalhos, essas personalidades, como os estudiosos culturais, professor formado em Geografia e pós-graduado em Aerofotogrametria, Aníbal Alencastro, professor da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e arquiteto, José Antônio Lemos, jornalista e músico Pescuma, irão contribuir com ideia e sugestões do que pode ser feito. “Juntos podemos fazer muito mais. Mediante essas parcerias, será possível estruturar projetos que visam a valorização do nosso turismo. O Centro Geodésico é o ponto mais importante da história de Cuiabá”, acrescentou.
O marco do centro geodésico está na atual praça Pascoal Moreira Cabral, a 15º35’56” de latitude sul e a 56º06’55”, local determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909 e confirmado pelo Exército Brasileiro, em 1975. A praça era conhecida como Campo D’Ourique, era o local onde castigavam escravos e também realizavam cavalhadas e touradas.
O secretário fez um convite às colônias que integram os 13 países da América do Sul. “Estamos pensando em eventos, que serão realizados há cada 30 ou 45 dias, com atrações artísticas e culturais. Tudo vai depender do retorno desses país”, afiançou o secretário.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA6 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
