CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá faz campanha de prevenção às ISTs na Arena Pantanal

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada, inicia nesta sexta-feira (6) a campanha “Bora Combinar?”, voltada à orientação da população sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), uso do preservativo, testagem e divulgação das profilaxias PEP e PrEP.

A primeira ação será realizada na Arena Pantanal, das 18h às 22h, com a mobilização de 11 profissionais da saúde, que atuarão na distribuição de materiais informativos, preservativos, gel lubrificante, além de orientações educativas e oferta de autotestes de HIV para quem manifestar interesse.

A campanha segue também no sábado (7), no mesmo local e horário. Já no dia 13 de fevereiro, a ação ocorre no posto policial da saída para Chapada dos Guimarães, das 16h30 às 22h, em parceria com o Detran, que participará com atividades de conscientização sobre “se beber, não dirija”, incluindo o uso de óculos de simulação de embriaguez. No dia 14 de fevereiro, a mobilização acontece na Praça da Mandioca, das 18h às 22h.

Leia Também:  Câmara conclui ciclo de 14 cursos e capacita 441 servidores de forma presencial

Durante as ações, a população receberá informações sobre a importância do uso do preservativo, considerado a principal forma de prevenção contra o HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs. O gel lubrificante também será divulgado como aliado na prevenção, pois reduz o atrito e diminui o risco de rompimento do preservativo.
Outro destaque da campanha é a divulgação da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), indicada para pessoas com maior risco de exposição ao HIV. O método prepara o organismo para uma possível infecção e leva de 2 a 7 dias para atingir níveis ideais de proteção.

Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é indicada para situações de emergência, como relação sexual sem preservativo, rompimento do preservativo ou casos de violência sexual. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, podendo ser utilizado em até 72 horas, e consiste no uso de medicamentos por 28 dias. Em caso de risco, a orientação é procurar imediatamente uma UPA.

Em Cuiabá, a PEP é gratuita, sigilosa e está disponível diariamente nas unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE):
• SAE Lixeira – Av. João Gomes Monteiro Sobrinho, 575 – Lixeira
• SAE CPA – Rua Óbidos, s/n – CPA I
Além disso, todas as UPAs do município, que funcionam 24 horas, realizam a dispensação do medicamento.

Leia Também:  Paula Calil encerra a semana com produtividade legislativa e diversas demandas atendidas

A população também é orientada a realizar a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, disponível gratuitamente pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde e nos SAEs.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, ao apresentar qualquer sintoma ou sinal suspeito de IST, o cidadão deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação profissional.

A campanha “Bora Combinar?” tem como objetivo ampliar o acesso à informação, incentivar o cuidado com a saúde e reforçar a prevenção, especialmente durante o período de Carnaval, quando há maior circulação de pessoas e risco de exposição.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Avenida do CPA terá trecho interditado a partir das 10h deste sábado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do SESI, haverá interdição da Avenida do CPA, em frente à FIEMT, no sentido Centro, a partir das 10h deste sábado (30), para montagem da estrutura de largada do evento. O bloqueio acontece exatamente no local da largada, que ocorrerá às 19h.

Os condutores que seguem em direção ao Centro deverão converter à direita na rua do Hospital Central e, na rua seguinte, virar à esquerda, retornando à Avenida do CPA nas proximidades da Praça das Bandeiras. O trajeto representa apenas um pequeno contorno de quadra, sem impactos significativos ao fluxo viário.

A estrutura permanecerá montada durante todo o evento esportivo. Após a largada da corrida, a equipe de trânsito realizará uma adequação operacional no desvio. O bloqueio inicial, localizado próximo ao Hospital Central, será transferido para a região do INPE, permitindo que os veículos acessem a Rua do Fórum e retornem à Avenida do CPA nas proximidades do Detran, seguindo em direção ao Parque das Águas.

Assim que os atletas ultrapassarem o trecho próximo ao Hospital Central, o bloqueio será novamente reposicionado para a área próxima à estrutura de largada, retomando o desvio de menor impacto, com apenas um contorno de quadra para os condutores.

Leia Também:  Prefeitura e forças de segurança interditam canil clandestino em Cuiabá

A previsão é que a desmontagem da estrutura seja realizada ainda na noite de sábado, após o encerramento das atividades da corrida.

A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção e sigam as placas de sinalização e as orientações dos agentes de trânsito que estarão atuando na região para garantir a segurança viária dos participantes e a fluidez do tráfego.

PERCURSO DA CORRIDA

A corrida terá sua largada na Avenida do CPA, em frente à FIEMT, e a chegada será no SESI Papa. Aproximadamente 80% do percurso está concentrado dentro do Centro Político Administrativo, o que reduz os impactos no trânsito e na rotina da população.

Nos pontos onde poderia haver maior interferência, como o Hospital Central e o Fórum, o horário da largada foi cuidadosamente ajustado para evitar coincidir com os horários de troca de plantão dessas instituições.

Após passar pela região do Hospital Central, o único trecho com impacto residencial será na Avenida Tomé Fortes, que atende bairros como Centro América, Morada do Ouro e a região do Parque Nova Nascente.

Leia Também:  Prefeito Emanuel recebe visita de estrelas que participarão da 10ª edição do "Amigos Pela Solidariedade"

Ao longo de todo o percurso, haverá, obrigatoriamente, agentes de trânsito orientando moradores e condutores.

“Nenhuma pessoa ficará sem acesso à sua residência ou impossibilitada de sair do local. Será adotado um sistema de passagem controlada. Conforme surgirem intervalos seguros entre os corredores, os veículos poderão atravessar o percurso, ainda que eventualmente precisem aguardar alguns minutos”, explicou o supervisor de trânsito, Lucimar Martins.

Para quem precisar se deslocar da região central em direção à Grande CPA, haverá acesso liberado pela entrada da Morada do Ouro, permitindo a continuidade do trajeto até os bairros da região.

Os motoristas também poderão utilizar rotas alternativas sem bloqueios, como a Av. Oátomo Canavarros, no sentido Centro–bairro, que permanecerá totalmente livre. O bloqueio ocorrerá apenas no sentido CPA–SESI Papa.

Outras importantes vias da região também permanecerão liberadas durante o evento, como a Avenida Jurumirim e a Avenida Dante de Oliveira, garantindo opções de deslocamento para a população e minimizando os impactos da realização da corrida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA