CUIABÁ

Prefeito participa de liberação provisória do Terminal do CPA 3 para reduzir desconforto de usuários

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na manhã deste sábado (10) da permissão de uso provisório do Terminal do CPA 3, reaberto ainda na madrugada, a partir das 5h, para atender os usuários do transporte coletivo. A medida busca reduzir o desconforto enfrentado pela população, que vinha utilizando pontos de embarque improvisados do lado de fora do terminal, expostos ao sol e à chuva.

A liberação do espaço ocorre de forma paliativa, enquanto a Prefeitura avança nas adequações necessárias para a conclusão definitiva da obra. O terminal estava com serviços inacabados após a empresa contratada não conseguir cumprir o cronograma. O contrato foi rompido no final do ano passado, e agora o município assumiu integralmente a responsabilidade pelas intervenções.

“O que estamos fazendo hoje não é inauguração. É permitir o uso do terminal porque não dava mais para deixar a população esperando ônibus em condições precárias. A Prefeitura vai assumir a obra, com equipe própria, e executar as melhorias por etapas, até a entrega completa para a população”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Com incentivo de Eduardo Magalhães, olimpíadas mobilizam mais de 800 atletas em Cuiabá

Segundo o planejamento apresentado, o terminal será reestruturado em fases. Uma parte continuará em uso para embarque e desembarque, enquanto outra passa por obras. Após a conclusão de uma etapa, os usuários serão realocados para que o restante do espaço seja finalizado.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Franciane Lacerda, reforçou que as melhorias realizadas até o momento são provisórias. “As intervenções são paliativas para garantir segurança, iluminação, banheiros em funcionamento e um mínimo de conforto aos passageiros. O projeto definitivo está em fase de finalização e a Prefeitura seguirá com as adequações até a conclusão da obra”, destacou.

Moradora do bairro e usuária frequente do transporte coletivo, Joana Pereira aprovou a reabertura do espaço. “Não está perfeito, mas já é muito melhor do que ficar do lado de fora. Agora temos um lugar coberto, banheiro e onde esperar o ônibus com mais dignidade”, disse.

A Prefeitura informou que seguirá acompanhando o funcionamento do terminal e intensificando as obras, garantindo que o espaço seja entregue de forma definitiva e adequada às necessidades da população.

Leia Também:  Primeira-dama reforça ações diretas e indiretas para saúde da mulher

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias municipais de Infraestrutura e Obras, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e a Limpurb foi realizada para viabilizar a reabertura do terminal, com uma série de adequações e melhorias no espaço físico. Entre as principais intervenções, estão a retirada de tapumes, a demolição de muretas que dificultavam o acesso e o requadramento das áreas, garantindo melhor circulação dos usuários, além da instalação de torneiras e da finalização das ligações internas nos banheiros para liberar o funcionamento.

Também foram feitos serviços estruturais e de acabamento, como micro revestimento e pavimentação asfáltica para corrigir buracos e desníveis, recuperação e pintura dos muros internos e externos, instalação e reboco de pilares e melhorias na iluminação. Foram colocados refletores em todos os postes das laterais, na entrada e nas áreas internas do terminal, reforçando a segurança e a visibilidade no local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá reforça combate às arboviroses com uso de larvicida biológico

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fortalecendo as ações de combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com a utilização de uma nova tecnologia no tratamento de depósitos fixos de água: o larvicida biológico BTI (Bacillus thuringiensis israelensis).

O produto já está sendo utilizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em reservatórios que não podem ser eliminados, como caixas d’água, cisternas e outros recipientes permanentes, substituindo as antigas pastilhas químicas anteriormente usadas no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Apesar dos avanços tecnológicos e da segurança do produto, a Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para uma dificuldade que ainda compromete a eficácia do trabalho: a recusa de parte da população em permitir a entrada dos agentes ou a aplicação do larvicida nas residências.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que esse comportamento representa um risco coletivo. “Nós temos enfrentado uma resistência que preocupa. O mosquito não respeita muros. Quando um morador recusa a visita do agente ou a aplicação do larvicida, ele não está colocando em risco apenas a própria casa, mas toda a vizinhança. Isso dificulta o controle da doença e aumenta a possibilidade de surtos”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura promove 3º Fórum Municipal de Inclusão e Acessibilidade nesta quarta

Danielle reforça ainda que o BTI é seguro e representa um avanço importante nas estratégias de prevenção. “Estamos falando de um produto biológico, que não faz mal à saúde das pessoas nem aos animais. Ele age exclusivamente nas larvas do mosquito. Recusar esse trabalho é abrir espaço para o Aedes aegypti continuar se reproduzindo dentro da cidade”, completou.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção Especializada, Najla Brito, o impacto dessa recusa vai muito além da prevenção e reflete diretamente na rede de atendimento em saúde. “Quando a população não permite que o trabalho preventivo seja feito, o resultado aparece lá na ponta, nas unidades de saúde, com aumento de casos, sobrecarga no atendimento e mais pessoas adoecendo por doenças que poderiam ser evitadas”, ressaltou.

Najla explica que o combate às arboviroses começa dentro das casas. “A prevenção é sempre o caminho mais eficaz. O BTI é uma ferramenta moderna, segura e extremamente eficiente. Mas ele só funciona se conseguirmos acessar os imóveis e tratar os depósitos de água. Sem isso, todo o sistema de saúde sente o impacto”, pontuou.

O novo larvicida tem aspecto de pó arenoso e, após a aplicação, permanece no fundo do reservatório. Segundo a Vigilância em Saúde, esse resíduo visível é justamente o sinal de que o local está protegido. O produto não altera o cheiro, o gosto ou a qualidade da água e não oferece riscos à saúde da população quando utilizado corretamente.

Leia Também:  Kássio Coelho apresenta proposta para impedir a obstrução de calçadas, sarjetas e passeios

Além da eficácia comprovada, outro diferencial do BTI é o seu perfil ambientalmente seguro. Por ser biológico, ele não agride plantas, animais nem outros organismos, atuando de forma específica apenas contra as larvas do mosquito e de simulídeos, conhecidos como borrachudos.

A iniciativa integra o conjunto de medidas permanentes adotadas pelo município para reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti e evitar surtos de dengue, zika e chikungunya, especialmente neste período de maior risco de proliferação do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo à população: ao receber a visita dos Agentes de Combate a Endemias, permita o acesso à residência e aos depósitos de água. O pó no fundo do recipiente é sinal de proteção.

A Prefeitura de Cuiabá segue intensificando as ações de vigilância, prevenção e orientação à população, reforçando que o combate ao mosquito é uma responsabilidade de todos e deve acontecer todos os dias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA