CUIABÁ

Prefeito de Cuiabá e embaixador da Itália discutem parcerias e cooperação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu em seu gabinete no Palácio Alencastro o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, em um encontro de caráter diplomático que reforçou os laços culturais, econômicos e de amizade entre os dois países. A agenda, na tarde desta sexta-feira (19), contou com a presença de importantes autoridades do município e teve como principal objetivo estreitar relações e explorar novas parcerias.

Acompanhando o embaixador, estiveram presentes a esposa de Cortese, Elissavet Macri, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e a Vice-Cônsul Honorária de Mato Grosso, Marli Deon Sette, além do seu esposo, Lademir Sette.

Uma das cenas mais marcantes do encontro foi o gesto simbólico de Abilio Brunini, que fez questão de conduzir seus ilustres visitantes até o terraço do Palácio Alencastro. O local, que oferece uma vista panorâmica da cidade de Cuiabá, foi escolhido para que os italianos pudessem conhecer mais sobre a capital mato-grossense. “Foi uma oportunidade única de mostrar a nossa cidade de uma perspectiva privilegiada e reforçar a nossa hospitalidade”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Vereadoras estudam projetos sociais de referência e buscam melhorias para Cuiabá

O encontro também contou com a participação da vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Íris, que ressaltou a importância de estreitar os laços internacionais e promover a troca de experiências culturais entre os dois países. Durante a conversa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, também foi presença constante, discutindo possíveis parcerias econômicas e comerciais que possam beneficiar tanto a cidade de Cuiabá quanto a Itália.

O momento culminou com a troca de presentes entre o prefeito Abilio Brunini e o embaixador Cortese. Como símbolo da cultura cuiabana, o prefeito presenteou os italianos com duas violas de cocho, um instrumento tradicional da música regional mato-grossense, representando a rica herança cultural da cidade.

O encontro, que aconteceu no final da tarde, reflete o contínuo esforço de Cuiabá em estabelecer novas parcerias internacionais que tragam benefícios não apenas culturais, mas também econômicos, promovendo uma maior integração com países como a Itália, um dos maiores parceiros comerciais da região.

Ao fim do evento, tanto as autoridades de Cuiabá quanto os representantes italianos destacaram a importância de iniciativas como essa, que promovem o entendimento mútuo e o fortalecimento de alianças estratégicas para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas.

Leia Também:  Coordenadoria Técnica de Vigilância em Saúde aponta crescimento de 26% no número de casos de dengue na capital

#PraCegoVer

Na imagem principal o prefeito posou para uma foto com os embaixadores da Itália e todos os convidados da agenda. A imagem foi tirada no oitavo andar do Palacio Alencastro com vista para o por do sol.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

CPI da CS Mobi promove mesa de negociação entre prefeito e gerente da empresa

Antoniel Pontes – Assessoria vereador Rafael Ranalli&nbsp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CS Mobi realiza nesta quarta-feira (24), às 14h, na Câmara Municipal de Cuiabá, uma nova oitiva com a presença do prefeito Abilio Brunini (PL) e do gerente geral da empresa, Kenon Mendes de Oliveira. A expectativa é que a reunião tenha como foco principal a discussão sobre o contrato de concessão, em um processo de intermediação conduzido pela comissão.
Instaurada em 10 de fevereiro deste ano, a CPI investiga possíveis irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e a CS Mobi. O objetivo é avaliar a legalidade das cláusulas, a vantajosidade do acordo e o repasse mensal de R$ 650 mil feito pelo município à empresa, garantido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Desde o início das apurações, a comissão já realizou seis oitivas, uma reunião ampliada com representantes da empresa e permissionários, além de três encontros internos para acompanhar os trabalhos. Entre os depoentes estiveram o ex-procurador geral do município, Benedicto Miguel Calix fiscais do contrato à época o gerente geral da CS Mobi, Kenon Mendes de Oliveira técnicos da área a ex-secretária da Semob, Regivânia Alves permissionários do Mercado Municipal e, de forma inédita, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro. O último depoimento aconteceu em 21 de agosto, com o ex-secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Antônio Vuolo, responsável pela assinatura do contrato de concessão.
A CPI também realizou duas visitas técnicas às obras do Mercado Municipal Miguel Sutil, com participação de vereadores. Todas as atividades ocorreram durante o expediente regular da câmara, sem custos extras com perícias, materiais ou deslocamentos de servidores e parlamentares.
Prorrogada em 10 de junho por mais 120 dias, a comissão tem prazo para concluir os trabalhos até 10 de outubro.&nbsp
O relatório final deverá avaliar o cumprimento das obrigações contratuais por parte da CS Mobi, incluindo a modernização e revitalização do Centro Histórico e a entrega do Mercado Municipal Miguel Sutil, além de indicar recomendações administrativas ou judiciais.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereadora Baixinha Giraldelli destaca a importância da valorização da mulher no campo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA