CUIABÁ
Prefeito de Cuiabá destaca impacto econômico e cultural da Corrida de Reis
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou neste domingo (11) da 41ª edição da tradicional Corrida de Reis e destacou a importância do evento para o esporte, a saúde da população e para a economia da capital. A prova, realizada no Parque Novo Mato Grosso, reuniu mais de 15 mil atletas de 21 estados, do Distrito Federal e de outros países, consolidando-se como um dos maiores eventos esportivos do Centro-Oeste.
Durante o evento, Abilio percorreu a arena da prova, tirou fotos com atletas e familiares, conversou com participantes e entregou medalhas aos vencedores da competição. Para o prefeito, a Corrida de Reis é muito mais do que uma disputa esportiva. “A Corrida de Reis é um marco na nossa cidade. É como se o ano não começasse antes dela. A população fica esperando, o turismo fica esperando. Todos aguardam essa data importante pra gente”, afirmou.
Ele também ressaltou o impacto direto do evento na economia local. “A Corrida de Reis lota os hotéis da cidade, depois os restaurantes ficam cheios porque o pessoal sai da prova com fome. A economia bomba. Vêm ônibus de várias cidades para participar. Isso é muito importante para o desenvolvimento do município, além de fortalecer a saúde, o esporte e a qualidade de vida da população”, disse.
A Prefeitura de Cuiabá foi parceira do evento e garantiu toda a estrutura de apoio necessária para o bom andamento da prova. A gestão municipal disponibilizou linhas exclusivas de ônibus para o Parque Novo Mato Grosso, com saídas a cada cinco minutos, facilitando o acesso dos atletas e do público. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também atuou na organização do trânsito e na logística, enquanto agentes de trânsito reforçaram a segurança ao longo do percurso e nas imediações do parque.
A prova de 10 quilômetros, organizada pela TV Centro América em parceria com o Sesi-MT, manteve a tradição de reunir atletas de elite e amadores de todo o Brasil e do exterior. No masculino, o baiano Fábio Jesus Correia, de 27 anos, venceu com o tempo de 29min32, encerrando um jejum de quase nove anos sem um brasileiro no topo do pódio. Em segundo lugar ficou o queniano Wilson Mutua Maina, seguido pelo brasileiro Wendell Jerônimo Souza.
No feminino, a vitória foi da queniana Viola Jelegat Kosgei, de 27 anos, que completou a prova em 36 minutos. A brasileira mais bem colocada foi Suzane Martins, de 37 anos, que ficou em quarto lugar.
Ao todo, mais de 15 mil atletas participaram da competição, sendo 14.251 de Mato Grosso, vindos de 96 municípios, além de representantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul e de outros estados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação Telefone Sem Fio mobiliza forças municipais para reforçar segurança e organização urbana
A Prefeitura de Cuiabá realizou neste domingo (17), na Avenida Carmindo de Campos, mais uma etapa da Operação Telefone Sem Fio, ação integrada coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública em parceria com a Energisa. A iniciativa acontece de forma contínua nos dias da semana, com o Dia D do Mutirão em domingos previamente agendados, com o objetivo de reorganizar e retirar cabos irregulares de telefonia e internet instalados nos postes da cidade. Contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Procon Municipal, reunindo cerca de 15 profissionais em campo.
Tem como objetivo trazer segurança à vida e ao patrimônio de todo o povo cuiabano, ordenando os cabos e fios dispostos de forma irregular e desordenada, uma realidade que já é de conhecimento da população. Em 2026, já foram removidas em Cuiabá 10 toneladas de fios.
O projeto piloto começou no ano passado, no Recanto dos Pássaros, já passou pela região central de Cuiabá, como na Avenida Isaac Póvoas e na Avenida dos Trabalhadores, e outros pontos da cidade serão definidos no planejamento integrado entre a Prefeitura e a concessionária de energia.
“É uma operação contínua, permanente, pelo menos até que consigamos minimizar essa desordem que está na nossa cidade, no que tange a cabos e fios. Além de garantir mais segurança à população, reduzir os riscos causados pelo excesso de fios soltos e desorganizados melhora o visual. Mas a ação vai além da estética urbana. Estamos falando de segurança, prevenção de acidentes e qualidade de vida para a população”, destacou a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares.
Para o mutirão da Carmindo de Campos, as empresas de telefonia e provedores de internet, ao serem notificadas, se anteciparam no decorrer da semana, contribuindo para o andamento do mutirão de domingo e, consequentemente, para a retirada de fios, que ocorreu em menor quantidade.
A equipe da Energisa, liderada pelo supervisor de cadastro da empresa, Leonardo Lira, fez os ajustes para agrupamento dos cabos e a remoção de fios remanescentes que não haviam sido retirados.
A Semob realizou o controle do trânsito na avenida, garantindo a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação e dos motoristas que trafegavam pela via. Já a Secretaria Municipal de Segurança Pública deu suporte preventivo às equipes durante toda a ação.
O Procon Municipal tem um trabalho pós-mutirão, com profissionais de plantão para atender consumidores que tiveram serviços de telefonia ou internet interrompidos durante a operação. A orientação, segundo a secretária adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, é para que os cidadãos entrem em contato pelo telefone (65) 3341-9680 para solicitar apoio no restabelecimento dos serviços.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande3 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
