CUIABÁ

Prefeito agradece juíza Gleide Bispo por articulação que garante novos ares-condicionados ao PS

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, agradeceu à juíza Gleide Bispo Santos, da Vara da Infância e Juventude, pela articulação que resultou na substituição de 70 aparelhos de ar-condicionado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). A ação, viabilizada em parceria com a Energisa, garantirá mais conforto térmico para pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores da unidade.

“Quero registrar minha gratidão à doutora Gleide e ao Judiciário por esse gesto. Esse apoio chega em um momento importante e demonstra que, quando há parceria, a cidade inteira ganha”, afirmou o prefeito.

Os novos aparelhos, com capacidade de até 24.000 BTUs e tecnologia inverter, substituirão os sistemas antigos de climatização do hospital. A instalação terá início na próxima segunda-feira (30), e a expectativa é de economia de energia estimada em 454,13 MWh/ano, além de uma redução de demanda na ponta de 43,57 KW — fatores que contribuem para a redução de gastos públicos e preservação ambiental.

A iniciativa teve início após solicitação da médica pediatra Margareth Mendonça Cordeiro, que atua na ala infantil da unidade. A demanda foi encaminhada à juíza Gleide Bispo Santos, que buscou a parceria com a Energisa por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro realiza entregas e lança programas para Educação, nesta sexta-feira (13)

“Tenho um carinho especial pela ala pediátrica do Pronto-Socorro. Muitas crianças atendidas pela Vara são encaminhadas para essa unidade, o que reforça nosso compromisso com a melhoria do atendimento. Ver que a substituição, inicialmente pensada para a pediatria, será ampliada para todo o hospital é motivo de grande alegria”, destacou a magistrada.

A ação contará com investimento de R$ 479.910,18, totalmente custeado pela Energisa, sem qualquer ônus para a Prefeitura. O valor contempla aquisição, instalação, transporte, mão de obra e descarte dos antigos aparelhos. O gerente de Relações Institucionais da Energisa, Luiz Carlos Moreira, reforçou o impacto positivo da iniciativa.

A médica Margareth também celebrou a conquista. “Relatei o problema da climatização para a juíza Gleide, que imediatamente se mobilizou para ajudar. Agora, com a chegada dos novos aparelhos, todos ganham: pacientes e profissionais de saúde”, disse.

A estrutura do HPSMC passou por uma grande reforma durante a gestão do então prefeito Mauro Mendes, também fruto de articulação com a Vara da Infância. Atualmente, sob a gestão de Abílio Brunini, a parceria continua ativa, com foco na manutenção e ampliação das melhorias.

Leia Também:  Sine Municipal oferece 471 vagas nesta terça-feira (22)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, realizará um mutirão com cirurgias de vesícula por videolaparoscopia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Os procedimentos beneficiarão pacientes que já estão regulados pela Central de Regulação Municipal e que atualmente passam pelos exames pré-operatórios complementares.

As cirurgias serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho, além de 11, 18 e 25 de julho, com cinco procedimentos agendados em cada data.

O grande diferencial da ação é a utilização da videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva considerada uma das mais modernas e seguras para a retirada da vesícula biliar. O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando uma câmera de alta definição que permite ao cirurgião visualizar a região interna do paciente em tempo real.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a realização das cirurgias por vídeo representa um avanço importante na assistência oferecida à população.

Leia Também:  EVENTO TRANSFERIDO - Sugestão de Pauta: Prefeito entrega mais de 300 títulos no Altos da Serra 2

“Estamos ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos modernos e mais seguros. A videolaparoscopia proporciona uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e menor tempo de internação, garantindo mais conforto e qualidade de vida para quem aguarda por esse tratamento”, afirmou.

Entre os principais benefícios da cirurgia por vídeo estão a redução dos riscos de infecção, menor sangramento, cicatrizes reduzidas e retorno mais rápido às atividades cotidianas. A técnica também contribui para uma recuperação mais eficiente dos pacientes, permitindo maior rotatividade dos leitos hospitalares.

A secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Erika Carvalho, ressaltou que o mutirão faz parte das estratégias adotadas para dar mais celeridade aos atendimentos especializados.

“Estamos trabalhando para acelerar a realização dos procedimentos cirúrgicos e reduzir o tempo de espera dos pacientes regulados. Além de ampliar o acesso, estamos garantindo que esses atendimentos sejam realizados com tecnologia e segurança, oferecendo um tratamento mais moderno e eficiente para a população”, destacou.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à redução da demanda reprimida por cirurgias eletivas. Paralelamente, o Hospital Municipal de Cuiabá também realizará, nos dias 3 e 4 de julho, um mutirão de cirurgias reparadoras para pacientes vítimas de queimaduras elétricas decorrentes de acidentes de trabalho.

Leia Também:  Sugestão de pauta: Secretaria de Meio Ambiente apresenta o Alvará Automático de Obras a profissionais da construção civil

Com a ação, a Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso de ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos especializados e garantir mais agilidade no atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA