CUIABÁ

Permissionários começam a mudar para novo espaço do Mercado do Porto; inauguração será na sexta (21), às 8h

Nesta quarta-feira (19), os permissionários do Mercado do Porto deram início à mudança para seu novo espaço, que será solenemente inaugurado na próxima sexta-feira, dia 21, às 8h. Em virtude dessa transição, as atividades no local estarão suspensas até a quinta-feira (20), permitindo que os feirantes finalizem a transição e deixem tudo pronto para a tão aguardada inauguração.

O novo Mercado do Porto impressiona com sua moderna estrutura, composta por dois pisos climatizados, Os frequentadores encontrarão uma ampla variedade de produtos, desde queijos, doces, condimentos e cereais até outras opções igualmente atrativas. Além disso, o piso superior oferece uma espaçosa praça de alimentação, que contará com 18 lojas entre restaurantes e lanchonetes, proporcionando um ambiente aconchegante e deliciosas opções gastronômicas.

Enquanto a segunda etapa da reforma do Mercado, prevista para o segundo semestre do próximo ano, não for concluída, os comerciantes de frutas, verduras, especiarias, farinhas, sementes, raízes, carnes, frangos, suínos, peixes e laticínios ficarão temporariamente acomodados em espaços provisórios, onde tendas climatizadas foram montadas para garantir a qualidade dos produtos oferecidos.

Leia Também:  Prefeitura orienta sobre legislação nova do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

O prefeito Emanuel Pinheiro comentou sobre a significância dessa mudança: “Toda mudança demanda esforço, mas sabemos que é para um bem maior. Hoje e amanhã, o Mercado do Porto estará fechado para que possamos proporcionar uma grandiosa inauguração, oferecendo o conforto e qualidade que os cuiabanos merecem. Este é um momento aguardado por todos nós há anos, e tenho a certeza de que faremos uma linda festa na próxima sexta-feira, marcando a abertura do novo Mercado do Porto”.

Com a promessa de um espaço mais moderno, diversificado e atraente, o novo Mercado do Porto representa um marco na cidade e certamente continuará a ser um local de convivência, lazer e comércio, que a comunidade local poderá desfrutar por muitos anos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá é habilitada pela Sema para ampliar atuação no licenciamento ambiental

A publicação da Portaria nº 947/2026/SEMA oficializou o reenquadramento de Cuiabá no Grupo C da Resolução CONSEMA nº 074/2025. Com a medida, o município passa a exercer um conjunto mais amplo de competências relacionadas ao licenciamento e à fiscalização ambiental de atividades de impacto local. A publicação ocorreu na quarta-feira (18).

A habilitação foi concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), após análise técnica que atestou o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela legislação estadual.

O reenquadramento está fundamentado na Lei Complementar Federal nº 140/2011, que define a descentralização da gestão ambiental entre os entes federativos, e nos critérios previstos pela Resolução CONSEMA nº 074/2025.

Com o enquadramento no Grupo C, considerado o nível mais elevado de descentralização previsto pela norma estadual, Cuiabá amplia a capacidade de análise e autorização de empreendimentos de impacto local.

Entre as atividades que poderão ser licenciadas pelo município estão sistemas de tratamento de água e esgoto, loteamentos urbanos dentro dos parâmetros definidos pela legislação e postos de combustíveis com tanques subterrâneos, entre outras tipologias previstas na resolução.

Leia Também:  Prefeitura orienta sobre legislação nova do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

A mudança permite que os processos sejam conduzidos diretamente pela administração municipal, observando os critérios técnicos e legais exigidos para cada atividade. A medida também fortalece a atuação local no acompanhamento e na fiscalização dos empreendimentos licenciados.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMURB), Elisangela Fernandes Bokorni, destacou que o reenquadramento reconhece a estrutura técnica e administrativa construída pelo município para exercer as competências ambientais previstas em lei.

“O enquadramento no Grupo C amplia a capacidade do município de conduzir o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, com mais proximidade, eficiência e observância aos critérios técnicos e legais”, afirmou.

De acordo com a Portaria nº 947/2026/SEMA, a habilitação não altera a atribuição comum de fiscalização ambiental exercida pela Sema e pelo município. Ambas as esferas permanecem responsáveis pela fiscalização de atividades e empreendimentos efetiva ou potencialmente poluidores que estejam em desacordo com a legislação ambiental vigente.

Com a habilitação, o município passa a integrar o grupo de cidades mato-grossenses aptas a exercer competências ampliadas na gestão ambiental, conforme os critérios definidos pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Leia Também:  Dilemário comemora sanção de Lei que proíbe danças com conotação erótica em escolas municipais

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA