CUIABÁ

“Nenhuma gestão valorizou e deu tantas oportunidades aos servidores como a do prefeito Emanuel Pinheiro”, afirma servidora com 35 anos de Prefeitura

“Estou aqui desde 89, posso te dizer com clareza: a realidade é que nenhuma gestão valorizou e deu tantas oportunidades aos servidores como a do prefeito Emanuel Pinheiro.” Com essas palavras, a servidora Joelma Souza resumiu o que sente ao relembrar os quase oito anos de gestão de Emanuel Pinheiro. Funcionária efetiva da Prefeitura de Cuiabá há 35 anos, Joelma é conhecida por seu perfil hospitaleiro, proativo e perfeccionista, características que têm marcado sua trajetória e contribuído para seu reconhecimento na administração municipal.

Atualmente lotada na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, onde ocupa o cargo de assessora especial, Joelma destaca que foi seu conhecimento técnico na área fundiária que lhe rendeu não apenas visibilidade, mas também homenagens significativas. “Desde o início da gestão, fui reconhecida. Meu conhecimento técnico na minha área foi valorizado, e com isso vieram os prêmios. Nas festividades do Cuiabá 300 anos, recebi o título de Melhor Funcionária em Serviços Prestados e no ano de 2019, fui contemplada com a honraria de Funcionária Padrão do Município de Cuiabá. Esses são meus xodós, guardo com muito carinho”, compartilhou, com um sorriso.

Joelma, é conhecida por ser prestativa, ágil e atenciosa, e esse comprometimento a levou a ser convidada para participar dos estudos de readequação da Lei Complementar nº 523/2023, a Lei da REURB, de âmbito federal e fundamental para a regularização fundiária. “Fiquei lisonjeada por fazer parte desse processo, por ter voz e ser reconhecida”, relatou. Essa legislação abrange a regularização fundiária rural e urbana, promovendo a integração de núcleos urbanos informais e facilitando a emissão de títulos de propriedade.

Leia Também:  Abilio traz o “Japonês da Federal” para a Prefeitura e nomeia ex-agente da PF como secretário-adjunto

Neste ano, Joelma também representou a Prefeitura de Cuiabá no projeto “Solo Seguro”, realizado em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, durante a Semana Nacional de Regularização Fundiária. Ela palestrou sobre a aplicação da REURB em Cuiabá, reforçando a importância do programa para o município.

Para Joelma, o valor da gestão de Emanuel Pinheiro está no compromisso com a humanização, princípio que ela também carrega. “A gestão do Emanuel é humanizada, e meu atendimento sempre foi humanizado, com empatia. Tenho certeza de que esse foi um dos fatores cruciais para que tudo fluísse tão bem durante esses anos. A verdade é que nós, servidores de carreira, sempre ficamos apreensivos com mudanças de gestão. Nos questionamos se nosso jeito de trabalhar será aceito pelo gestor. E o meu lado humanizado, em vez de ser um problema, se tornou uma solução, abrindo portas, especialmente as do reconhecimento”, afirmou.

Mãe solo, Joelma criou suas duas filhas enquanto trabalhava no Executivo Municipal, dedicando grande parte desses anos à regularização fundiária na capital. “Eu sei reconhecer a importância da entrega de títulos de propriedade para o cidadão. Eu via a angústia na voz de moradores de bairros antigos de Cuiabá enquanto aguardavam ansiosamente o documento que atestava a posse de seus imóveis, as letras que afirmariam que aquela propriedade pertencia àquela pessoa, a segurança de saber que aquele terreno era seu, sabe? Na gestão de Emanuel Pinheiro, atuamos em bairros tradicionais como Alvorada e Santa Izabel, além de distritos como Nossa Senhora da Guia e Sucuri”, detalhou.

Leia Também:  Idosos celebram 25 anos do Centro Padre Firmo em evento com a primeira-dama

Ao ser questionada sobre a mensagem que gostaria de deixar para os colegas servidores, Joelma foi enfática: “Aperfeiçoem-se! Digo isso para todos: façam cursos, busquem se qualificar. Eu mesma fiz vários cursos nos últimos anos, quase um por mês. A Secretaria de Gestão ofereceu muitas oportunidades para nos atualizarmos. Neste Dia do Servidor, reforço que nossa missão é sempre entregar o melhor para a população, com serviço humanizado e empatia”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Mutirão de regularização fundiária no Doutor Fábio Leite II é retomado nesta segunda-feira

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, retoma, nesta segunda-feira (4), até quarta-feira (6), o mutirão de cadastramento voltado aos moradores do bairro Doutor Fábio Leite II que desejam regularizar seus imóveis. O atendimento ocorre das 9h às 16h, na Rua dos Trabalhadores, quadra 77, casa 18.

A ação teve início na quarta-feira (29) e também foi realizada na quinta-feira (30), dando continuidade ao processo de regularização fundiária. O objetivo é garantir o acesso ao título definitivo de propriedade, assegurando mais segurança jurídica às famílias e contribuindo para a valorização dos imóveis.

De acordo com a coordenadora de Habitação, Graziele Rondon, a entrega e a atualização dos documentos são etapas fundamentais para o andamento do processo. “Estamos orientando os moradores sobre a atualização dos documentos. Quem já tem processo em andamento poderá complementar a documentação e, para quem ainda não iniciou, será aberto um novo processo pela equipe técnica de regularização. Em outro momento, a equipe social realizará visita domiciliar para comprovação dos documentos apresentados e também para verificar o uso do lote”, explicou.

Entre os moradores que compareceram nos primeiros dias de atendimento está André Luiz, que vive há mais de 15 anos no bairro. Segundo André, a regularização representa mais segurança para a família. “Para nós, moradores, regularizar o terreno é uma garantia a mais. Moro aqui há mais de 15 anos e vi toda a evolução do bairro. Já temos asfalto, melhorias, mas precisamos do documento. Morar em um lugar sem documentação é não ter garantia de nada. Vim dar entrada no processo para ter essa segurança”, afirmou.

Leia Também:  Projeto inédito transforma idosos em protagonistas no combate à desinformação em Cuiabá

A moradora Karina Cristine, que reside há 26 anos no bairro Doutor Fábio Leite II, também participou do mutirão. “Já tenho mais de 26 anos morando aqui e, há dois anos, dei entrada no processo. Acredito que agora será a oportunidade de concluir. É um sonho ter o documento da casa, não só para mim, mas para muitas pessoas que moram aqui há tantos anos”, relatou.

Durante o mutirão, os moradores recebem orientações sobre a documentação necessária, podem entregar pendências e contam com o apoio da equipe social para dar andamento às etapas do processo de regularização fundiária.

Confira abaixo os documentos necessários para dar início ao processo de regularização:

Para solteiros: certidão de nascimento, RG e CPF;
Para casados: certidão de casamento, RG e CPF de ambos;
Para divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio, RG e CPF apenas de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);
Para viúvos: certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF de quem está requerendo e partilha de bens ou formal de partilha (se houver);
União estável: escritura pública de cartório ou homologação dessa condição feita em juízo, certidão de nascimento, RG e CPF de ambos.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá alinha detalhes finais da 5ª Corrida do Legislativo

Trazer também:

Contrato de compra e venda da casa ou outro documento do imóvel (é necessário constar quadra e lote, por exemplo: título de posse antigo, IPTU etc.);
Comprovante de endereço da casa a ser regularizada (água, luz, telefone etc.);
Comprovante de renda de todos os moradores da casa dos últimos três meses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA