CUIABÁ

Metas alcançadas no primeiro semestre de 2022 são apresentadas em Ciclo de Monitoramento e Avaliação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Planejamento, realiza nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação, o Ciclo de Monitoramento e Avaliação das metas e resultados alcançados no primeiro semestre de 2022. O encontro ocorre a partir das 8h e reunirá representantes de cada pasta do Município. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI).

“Assim como é fundamental monitorar, é imprescindível o engajamento das equipes para executar essa agenda estratégica, face ao desafio que assumimos ao ratificar o convênio com o Tribunal de Contas do Estado. É mais uma medida que nos ajuda a colocar Cuiabá como referência mundial, como a capital mais humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O evento é coordenado pela Secretaria de Planejamento, que é a responsável pelo desenvolvimento e planejamento das ações no Executivo Municipal com o apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN). A iniciativa conta ainda com o acompanhamento do consultor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Desidério, que fará a apresentação do relatório mediante avaliação analítica dos comportamentos dos indicadores.

Leia Também:  Lei do vereador Cezinha Nascimento inclui aniversário do bairro Altos da Serra no calendário oficial de Cuiabá

As exposições e avaliações foram divididas por eixos temáticos. Dessa forma, no primeiro dia, as discussões serão voltadas para os temas: “Cuiabá Cidadã, Inclusiva e Saudável”, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Mulher, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Cultura, Esporte e Lazer; e “Cuiabá Criativa e de Oportunidades”, ligados a Turismo e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Na quinta-feira, serão apresentados os eixos: “Cuiabá Sustentável para Todos”, ligados a Obras Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Habitação e Regularização Fundiária, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec); e “Governança Inclusiva e Sustentável”, abrangendo as secretarias de Fazenda, Gestão, Governo, Planejamento, Comunicação, Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM).

Na ocasião, cada secretário demonstrará os resultados alcançados de seus indicadores, na condição de guardiões, sendo analisadas as suas metas contempladas no Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá. A avaliação é feita com base no período compreendido a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia Também:  Vereadora Michelly Alencar dá início ao projeto Maria da Penha Vai às Escolas em Cuiabá

“Ao mesmo tempo em que reiteramos o compromisso assumido com a Gestão Estratégica, determino atenção especial, dentro de um desenvolvimento sustentável, aos compromissos mencionados no Plano de Governo e nas demandas dos conselhos de Políticas Públicas, em busca de uma efetividade dos resultados obtidos, aos encontros dos anseios da sociedade cuiabana”, finaliza Pinheiro.  

PDI

Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI auxilia a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Simininas conhecem mini animais e aprendem sobre melhoramento genético durante visita à 58ª Expoagro

Meninas atendidas pelo Programa Siminina nas unidades dos bairros Santa Isabel, Jardim Vitória e Jardim Leblon participam nesta semana de uma visita ao Circuito ConectZooAgro, realizado durante a 58ª Expoagro, em Cuiabá. Nesta semana, as participantes conhecem o espaço, que oferece experiências voltadas ao agronegócio. Nesta quinta-feira (15), foi a vez de 25 meninas da unidade Santa Isabel.

Durante o passeio, as meninas conheceram animais como búfalos, mini caprinos, mini horses e o mini cavalo Saturno, um dos destaques da exposição. Além do contato direto com os animais, elas aprenderam sobre melhoramento genético e como o cruzamento entre animais de menor porte possibilita a obtenção de exemplares com dimensões reduzidas.

A programação também incluiu orientações sobre o cultivo de hortaliças. Cada participante recebeu uma muda de alface para levar para casa, incentivando o contato com a produção de alimentos.

A pequena Valentina contou que ficou encantada com os animais de pequeno porte e destacou o aprendizado adquirido durante a visita. “Aprendi que tem que tirar o leite da vaca todos os dias e que tudo vem dela. Também aprendi que os animais ficam pequenos por causa da genética. Gostei muito e quero voltar outras vezes.”

Leia Também:  Lei do vereador Cezinha Nascimento inclui aniversário do bairro Altos da Serra no calendário oficial de Cuiabá

A coordenadora do Circuito ConectZooAgro, Emmanuelle Oliveira, explicou que o projeto busca aproximar as crianças do universo do agronegócio de forma lúdica e educativa. “O ConectZooAgro promove essa integração entre as crianças e o mundo da zootecnia, da medicina veterinária e da produção de alimentos. Muitas crianças não sabem de onde vem o leite ou como os alimentos são produzidos. Aqui mostramos a ordenha, a criação dos animais e o cultivo de hortaliças, permitindo que elas compreendam todo esse processo de maneira prática”, afirmou.

Ela também explicou às meninas como ocorre o processo de seleção genética dos animais de pequeno porte. “Os animais da mini fazenda são resultado do cruzamento genético entre exemplares cada vez menores. Esse trabalho é realizado ao longo das gerações para que eles mantenham essas características”, destacou.

Para a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, a participação na Expoagro representa muito mais do que um momento de lazer. “Trazer as meninas do programa para a Expoagro é proporcionar uma experiência que vai além de um passeio. Muitas vivem em áreas urbanas e nunca tiveram contato com esses animais. É uma verdadeira aula prática que contribui para a formação cidadã, amplia horizontes e mostra que o aprendizado acontece em todos os lugares”, ressaltou.

Leia Também:  Prefeito faz vistoria de obra e Centro Médico Infantil deve atender 18 mil crianças por mês

As próximas visitas à programação da Expoagro acontecerão na sexta-feira (17), com a participação das meninas da unidade Jardim Vitória. Já as meninas da unidade Jardim Leblon participarão no sábado (18). Ambas as visitas ocorrerão no período vespertino.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, o Programa Siminina tem como madrinha a primeira dama de Cuiabá, Samantha Iris. Atualmente, a iniciativa atende 1.402 meninas, com idades entre 6 e 14 anos, em 18 unidades distribuídas pela capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA