CUIABÁ
Gestor de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá busca parcerias internacionais para fortalecer o futuro da cidade
Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o Gestor de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, Alex Vieira de Deus, esteve em Brasília na última semana para uma intensa agenda de Relações Internacionais, visando garantir um futuro mais sustentável para a comunidade e buscar parcerias que fortaleçam o desenvolvimento da cidade.
A primeira reunião de destaque ocorreu com o secretário de Relações Internacionais do Governo Federal, Paco Britto. Durante o encontro, Alex abordou o Planejamento Estratégico para ampliar as exportações do estado de Mato Grosso, com a participação ativa da Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Distrito Federal. “Essa reunião foi muito importante, pois o secretário trouxe a possibilidade da criação de um projeto integrado entre o governo do Distrito Federal e a cidade de Cuiabá, representando o estado de Mato Grosso. A Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal é estratégica, uma vez que está localizada em uma cidade-estado, que abriga uma grande quantidade de embaixadas e tem uma participação internacional muito forte. Essa proximidade entre o governo do Distrito Federal e a cidade de Cuiabá, só vem a contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso estado e também valoriza a importância da cidade de Cuiabá como capital de um dos estados mais ricos do Brasil”, comentou.
Além disso, no âmbito do painel “Relações Internacionais e Desenvolvimento Urbano”, do Programa “Circuito Urbano 2023 da ONU HABITAT”, o gestor apresentou os projetos em execução relacionados ao Saneamento Básico, como: Água, Esgoto e Resíduos Sólidos em Cuiabá. “Ano passado sediamos um painel aqui na capital, com a presença do presidente da pastoral do imigrante e de personalidades relacionadas à questão da inclusão social. E esse ano fomos convidados a participar representando o Fórum Nacional de Relações Internacionais para os municípios, que é representado pela secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy, e aqui na região Centro-Oeste é representada pelo secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal. Participamos desse painel, que relaciona o planejamento urbano e a questão de relações internacionais. Essa interrelação é muito forte aqui, tendo em vista que a cidade de Cuiabá é signatária do pacto global da ONU, do pacto global dos prefeitos pelo Clima Energia. Então todas as nossas ações estão muito integradas com a preocupação da ONU em desenvolver os municípios, de trazer o desenvolvimento sustentável partindo do local para o global. Ao apresentarmos os programas de saneamento básico, resíduo sólido na reunião que tivemos com o secretário Paco Brito, demonstramos que a cidade de Cuiabá está muito bem integrada e alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU”, revelou.
Alex, que também integra o “Conselho Nacional de Turismo” como conselheiro, participou do dispositivo de honra no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Hotelaria, que aconteceu no Senado federal, com a presença do Ministro do Turismo Celso Sabino, do presidente da frente parlamentar, deputado federal Gilson Daniel, do Deputado Marx Beltrão vice-presidente, e do presidente da associação dos hotéis, Manoel Linhares.
Outro compromisso importante na agenda de Alex foi uma reunião no Ministério das Relações Exteriores, com o ministro da pasta, embaixador Mauro Vieira, e o ministro do Turismo, Celso Sabino. Durante o encontro, discutiram a viabilização da documentação para novos voos internacionais, a concessão de benefícios diplomáticos para agentes da Organização Mundial do Turismo – OMT e medidas para facilitar a prorrogação da permanência de turistas que visitam o Brasil em viagens longas.
A última reunião do gestor em Brasília foi com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário Nacional do Turismo, Nilton Zuanazzi, para tratar sobre o Salão de Turismo 2023, que acontecerá em Brasília de 15 a 17 de dezembro de 2023. Durante a reunião, o projeto do evento foi apresentado, e estratégias foram discutidas para garantir o seu sucesso.
“Desde o início de nosso mandato, temos priorizado a manutenção de boas relações internacionais, visando estabelecer parcerias que possam contribuir para que Cuiabá continue trilhando o caminho do progresso. A determinação que demos à nossa equipe desde o princípio foi clara: elaborar meios para que Cuiabá se comprometesse em nunca deixar de ser uma cidade socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável. Esses três pilares são fundamentais para o nosso sucesso como comunidade, e estamos empenhados em assegurar que nossa cidade prospere de forma equilibrada”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS7 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

