CUIABÁ

Fred Gahyva propõe transparência e proteção em UTIs com novo projeto de lei

08/05/2025
Fred Gahyva propõe transparência e proteção em UTIs com novo projeto de lei

Ana Cláudia Fortes – assessoria Fred Gahyva&nbsp

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (8), o vereador Fred Gahyva (Republicanos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Cuiabá para apresentar um projeto de lei que visa garantir mais segurança e transparência nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da capital. A proposta determina que as imagens das câmeras de segurança instaladas nas UTIs estejam disponíveis, mediante solicitação, aos familiares ou responsáveis legais dos pacientes internados.
Segundo o vereador, a iniciativa surgiu a partir de uma experiência pessoal. “Acompanhei de perto, por mais de 30 dias, a internação da avó de minha esposa em uma UTI. Dormia lá, cuidava durante o dia, e percebi que é fundamental que a família tenha como acompanhar o atendimento prestado. É uma questão de cuidado e vigilância”, afirmou.
Fred Gahyva também mencionou um caso recente e grave ocorrido em São Paulo, que chamou a atenção de todo o país. “Na semana passada, um paciente entubado foi violentado dentro da UTI por um profissional da própria equipe. Só foi descoberto porque um colega flagrou a cena. Isso nos mostra o quanto nossos pacientes estão vulneráveis e como é necessário oferecer um instrumento de proteção às famílias”, disse.
O caso citado refere-se a um auxiliar de enfermagem preso por estupro de vulnerável no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). O abuso foi flagrado por um médico residente que atuava na unidade. A vítima, em estado de coma, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Para o parlamentar, o acesso às imagens não compromete o trabalho das equipes médicas, mas sim contribui para a proteção dos cidadãos. “A liberação das imagens, quando solicitadas por um familiar ou responsável legal, não atrapalha o funcionamento da UTI. Pelo contrário: garante transparência e resguarda os direitos do paciente que, naquele momento, está indefeso”, explicou Fred.
O vereador finalizou sua fala pedindo o apoio dos colegas parlamentares na tramitação do projeto. “Faço aqui um apelo a todos os nobres colegas desta Casa para que se juntem a essa causa. Quem quiser pode subscrever o projeto. Esse é um passo importante para dar mais segurança e dignidade às famílias cuiabanas.”

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Secretário determina auditoria em contrato com a Bem-estar

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Campanha promovida pela SMS de Cuiabá mobiliza cerca de 200 pacientes em ação de conscientização sobre perigos do câncer bucal

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Sine Cuiabá oferece quase mil vagas de emprego nesta quarta

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA